Moda   Tendências  

O tão aguardado regresso dos skirt suits

19 Sep 2018
By Rui Matos

Os skirt suits estão de volta e melhores do que nunca - mesmo a tempo da nova estação.

Íconico ao longo de décadas, particularmente nos anos 80, ditaram um determinado status social e fizeram-se uniforme de todas as mulheres no mercado de trabalho. Os skirt suits estão de volta e melhores do que nunca - mesmo a tempo da nova estação. 

© ImaxTree

Quanto tempo passou desde a última vez que olhou para estes tailleurs sem lhe associar os tecidos e padrões da época, vulgo tweed e plaid? Décadas? Pois a silhueta está mais atual que nunca: nas Semanas de Moda de fevereiro - onde se apresentaram as propostas para o outono/inverno 2018 -, em nomes como Chanel, Louis Vuitton, Gucci, Moschino, Dior, Erdem e Clavin Klein viram-se as primeiras reinterpretações deste coordenado.

Adele Astaire, Jackie Kennedy e Margaret Thatcher são três das mulheres que inspiraram os nomes mais badalados da indústria, entre eles Nicolas Ghesquière, Alessandro Michele, Jeremy Scott e Raf Simons. Os criadores pegaram nas duas peças e atualizaram este conjunto em tamanhos diferentes, materiais contemporâneos, cortes modernos, linhas retas, assimetrias e propostas mais arrojadas, fugindo assim do aspeto mais conservador que foram ganhando ao longo dos anos. 

E falar de skirt suits é falar também da francesa Coco Chanel que, em 1953, quando voltou do seu retiro, desenhou os primeiros fatos-saia para o relançamento da marca. Hoje, liderada por Lagerfeld, a Maison continua a apostar neste design, adapta-o, claro, aos tempos que correm. Por exemplo, para a estação fria de 2018, adaptou o tweed e propôs cachecóis gigantescos como adornos para estes coordenados.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Compras  

UV Ready: A melhor maquilhagem com proteção solar

19 Jul 2024

Guestlist  

Do tradicional ao intemporal, há uma carteira Viral para qualquer ocasião

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | The Intimacy Of Being (Mis)Understood

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | Never a Comeback

18 Jul 2024