Artigo Anterior

Work (your face) out

Tendências 11. 7. 2018

Não tente isto em casa

by Mónica Bozinoski

 

Entre o óleo de coco ou as máscaras de abacate e iogurte, nenhuma de nós consegue negar a magia de um truque de Beleza caseiro. Contudo, e seguindo a máxima do velho ditado, nem tudo o que está no frigorífico ou no armário da casa de banho é bom para a pele.  

Da pasta de dentes às claras de ovo, passando pela aplicação de desodorizante ou o sumo de limão na pele, percorremos o mundo dos truques do it yourself e reunimos dez mitos ineficazes e potencialmente perigosos, cujo único rótulo possível é don't do it yourself

Hidratar a pele com óleo de coco

 

©iStock

Não há como negar que o óleo de coco é tão bom na cozinha como no arsenal de Beleza. Desmaquilhante, condicionador intensivo ou máscara de noite para cabelos mais secos ou danificados, bálsamo labial, hidratante para zonas mais secas do corpo, tratamento de cutículas – existe alguma coisa que este produto multifacetado não consiga resolver? Surpreendentemente, a resposta é sim.

"O óleo de coco é muito comedogénico, o que significa que não consegue penetrar os poros", explicou Annie Tevelin, ex-maquilhadora e fundadora da marca de cosméticos SkinOwl, à Cosmopolitan. "Por causa desta característica, fica apenas à superfície da pele, o que pode levar a poros dilatados, borbulhas e, por não ser devidamente absorvido, pode deixar a pele extremamente seca", concluiu.

Esfoliar a pele com açúcar, sal ou bicarbonato de sódio

©iStock

Tal como acontece com o óleo de coco, estes três ingredientes seguem o mote de "bom para o corpo, péssimo para o rosto". Apesar de frequentemente usados na criação de esfoliantes do it yourself, estes pequenos grãos podem ter contornos mais irregulares ou afiados, e serem demasiado ásperos para a pele – especialmente para os tipos de pele mais sensíveis. Se procura uma esfoliação eficaz e a custo zero, que não deixe a pele irritada, sensibilizada ou com vermelhidão, nada melhor que introduzir uma toalha humedecida à sua rotina de limpeza.

Eliminar células mortas com sumo de limão

©iStock

Vamos aos básicos: citrinos como o limão ou a lima contém ácido cítrico, um composto usado nos mais variados cuidados cosméticos para equilibrar o pH, esfoliar a tez, diminuir a visibilidade dos poros ou reparar a função barreira da pele. Os benefícios levaram as amantes de truques do it yourself a concluírem que aplicar sumo de limão na pele seria uma excelente forma de esfoliação natural, deixando a tez livre de células mortas, e consequentemente mais luminosa. Tendo em conta que estamos a falar de um ácido, o resultado da experiência, comoexplicou a dermatologista Dendy Engelman à revista Self, "pode causar queimaduras, hiperpigmentação ou hipersensibilidade ao sol". 

Aplicar pasta de dentes em borbulhas

©iStock

O truque que, provavelmente, todas as adolescentes tentaram pelo menos uma vez na vida (guilty). Segundo a Internet, aplicar pasta de dentes nas borbulhas é o melhor método para as secar no curto espaço de uma noite, sem deixar qualquer vestígio da sua existência. Inesperadamente, esta noção não é totalmente mentira. O bicarbonato de sódio, o peróxido e o mentol, três ingredientes comuns neste produto de higiene oral, têm propriedades secantes mas, ao mesmo tempo, são também inflamatórios – em termos práticos, isto significa que a borbulha pode até secar, mas o mais provável é que a zona da pele onde esta se encontra fique apenas mais irritada, sensibilizada e com vermelhidões.

O melhor é recorrer a um ácido salicílico, um peróxido de benzoílo ou um produto testado e aprovado para combater a acne, e deixar a pasta de dentes onde ela pertence – longe da pele.

Aplicar claras de ovo no rosto

©iStock

Back in the day, como quem diz nos anos 80, a combinação entre ovos e maionese era uma das máscaras para cabelo caseiras mais populares da década. Nos últimos anos, o hype passou para as claras de ovo que, segundo o universo virtual, ajudam a deixar a tez mais firme. Contudo, e considerando que a ingestão de ovos crus pode resultar na infeção por Salmonela, talvez seja melhor seguir o mote da pasta de dentes, afastar os ovos da pele, e investir num método reafirmante que seja mais seguro.

Tonificar a pele com álcool isopropílico

©iStock

Já todas passámos pela experiência de ter uma ideia que, por mais aliciante que possa parecer, vai acabar por correr muito mal. No mundo dos truques caseiros, usar álcool isopropílico para tonificar a pele é o equivalente a esse sentimento. A menos que queira desprovir a pele de hidratação e de óleos essenciais, que são fulcrais para o seu equilíbrio, deixando-a consequentemente seca, irritada, e danificada, já para não falar da sensação de repuxar e ardor, sugerimos que procure um tónico numa farmácia ou perfumaria perto de si.

Usar cola para criar uma máscara de rosto peel-off

©iStock

Se não viveu sem acesso à Internet e às redes sociais nos últimos anos, é possível que se lembre do fenómeno das máscaras de carvão peel-off. Nos milhares de vídeos que invadiram o mundo digital, o cenário é quase sempre idêntico: aquilo que parece uma máscara perfeitamente normal acaba por ser uma experiência verdadeiramente dolorosa, capaz de arrancar sobrancelhas ou fazer os espíritos mais fortes soltarem umas quantas lágrimas de sofrimento. O mesmo acontece com a tendência de fazer máscaras peel-off caseiras à base de cola. "Geralmente, toda a gente devia evitar aplicar produtos na pele que não são concebidos para esse efeito, especialmente quando esses produtos são tão oclusivos como a cola", explicou a dermatologista Dendy Engelman em entrevista à Self. "Pode danificar a barreira da pele, obstruir os poros, e ser demasiado abrasiva ou irritante para a pele, causando assim inflamação, hiperpigmentação ou infeção", concluiu. O veredicto? Nunca, jamais, em tempo algum.

Remover pontos negros com fio dentário

©iStock

Aqui está outro produto que, tal como a pasta de dentes, pertence à rotina de higiene oral, e apenas à rotina de higiene oral. Claro que deslizar um pedaço de fio dentário pelo rosto fora pode ajudar a remover o sebo e as células mortas acumuladas – algo que qualquer produto de limpeza para rosto consegue fazer -, mas o resultado número um será o aparecimento de púrpuras. O risco de contrair estas pequenas manchas vermelhas no rosto, que são causadas pela acumulação de sangue debaixo da pele devido à inflamação dos vasos sanguíneos, não valem o esforço. O melhor é trocar este truque por uma visita ao dermatologista ou agendar uma limpeza de pele.

Matificar a pele com desodorizante

©iStock

O tipo de truque capaz de causar suores a qualquer pessoa – literalmente. Para além de serem antitranspirantes, algo que limita a produção de suor e não de óleo, os desodorizantes contêm sais de alumínio e fragrâncias frequentemente intensas que, surpresa surpresa, podem irritar e secar a pele, causar vermelhidão e obstruir os poros. Aqui está um truque ainda mais fora da caixa: investir num primer matificante.

Fixar a maquilhagem com laca

©iStock

Ótimo no cabelo, péssimo na pele. Entre os fixadores de maquilhagem e os pós translúcidos, não existem desculpas para recorrer a laca de cabelo para deixar a maquilhagem perfeita. O efeito, na verdade, é o total oposto – pele irritada, seca e descamativa. 

Artigos Relacionados

Compras 6. 7. 2018

Contagem decrescente

Este é o artigo para quem as adora a toda e qualquer hora do dia, para quem não passa um domingo à noite sem uma no rosto, e para quem não tem tempo para pensar sequer na existência delas.

Ler mais

Compras 5. 7. 2018

Política de proteção

Com a época balnear oficialmente aberta, chegou a altura de procurar os aliados perfeitos contra os efeitos da exposição solar.

Ler mais

Tendências 3. 7. 2018

Work (your face) out

Fundado no Reino Unido em 2016, FaceGym é o espaço que está a mudar a forma como olhamos para o conceito de estimular a pele, da mesma forma que estimulamos o corpo.

Ler mais

Tendências 3. 7. 2018

Super size me

As respostas podem nem sempre ser as mais acertadas, mas isso não nos impede de saciar a curiosidade que a pergunta "o que come uma supermodelo num dia?", por mais cliché que possa ser, desperta em todas nós.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK