Moda   Notícias  

Quem é Matthieu Blazy, o novo diretor criativo da Bottega Veneta?

15 Nov 2021
By Rui Matos

Há fumo branco a sair dos headquarters da Bottega Veneta: a Kering anunciou hoje, 15 de novembro, o sucessor de Daniel Lee. Matthieu Blazy é o novo diretor criativo.

Há fumo branco a sair dos headquarters da Bottega Veneta: a Kering anunciou hoje, 15 de novembro, o sucessor de Daniel Lee. Matthieu Blazy é o novo diretor criativo.

© Willy Vanderperre
© Willy Vanderperre

A notícia de que Daniel Lee tinha deixado a direção criativa da Bottega Veneta tomou conta das conversas de todos aqueles que acompanham os movimentos da indústria da Moda. Lee trouxe a Bottega Veneta para o centro das atenções, dando uma nova roupagem à marca italiana. Fê-lo com proporções exageradas, carteiras de sucesso, campanhas provocadoras, um shutdown das redes sociais e uma abordagem muito própria, sem nunca esquecer a herança de mais de 50 anos. Depois de uma pequena travessia no deserto (cinco dias para sermos precisos), a Kering anunciou o seu sucessor: Matthieu Blazy.

Quem é Matthieu Blazy?

À esquerda: Maison Martin Margiela Artisinal, outono/inverno 2012. À direita: Maison Martin Margiela Artisinal, outono/inverno 2013. © Getty Images
À esquerda: Maison Martin Margiela Artisinal, outono/inverno 2012. À direita: Maison Martin Margiela Artisinal, outono/inverno 2013. © Getty Images

Apesar de não ser um celebrity designer, nos bastidores o nome de Matthieu Blazy é conhecido e altamente respeitado. O seu percurso profissional iniciou-se com Raf Simons, como designer das linhas masculinas da marca homónima de Simons. Mas foi durante o seu período na Maison Margiela, onde foi head designer da linha Artisanal, que o reconhecimento chegou. Suzy Menkes declarou, à época, que: “Não se pode manter um talento destes em segredo.” De facto o talento não se manteve em segredo, mas a persona pública sim - seguindo as pisadas de Martin Margiela. As suas coleções foram altamente elogiadas, Kanye West adotou as máscaras com cristais encrostados, apresentadas no outono/inverno de 2013, na digressão Yeezus Tour. 

Da Maison Margiela voou até à Céline de Phoebe Philo, - que se diz ter sido a própria a recrutá-lo - onde trabalhou no mesmo período em que Daniel Lee também lá esteve. Quando, em 2016, Raf Simons aceitou o desafio de assumir a direção criativa da Calvin Klein, Blazy acompanhou o criador belga na nova aventura, em Nova Iorque estava também Pieter Mulier (atual diretor criativo da Maison Alaïa), com quem mantém uma relação desde o tempo em que se conheceram nos headquarters da Raf Simons, na Antuérpia. Mais recentemente, em 2020, foi nomeado Design Director da coleção pronto-a-vestir da Bottega Veneta. 

 

Uma sucessão interna indica pequenas mudanças, ao contrário daquilo que aconteceria se um celebrity designer fosse ocupar o lugar. As botas statement e as hit bags que Lee introduziu têm grandes chances de permanecerem, o icónico entrelaçado não saíra, com certeza, de cena, assim como todos os códigos artesanais que têm vindo a caracterizar a Bottega Veneta. "Estou confiante que a riqueza da experiência de Matthieu Blazy e a sua ampla bagagem cultural lhe permitirão dar o seu impulso criativo à tarefa de levar por diante o legado de Bottega Veneta”, afirmou François-Henri Pinault, Presidente & CEO da Kering, em comunicado.

A primeira coleção pensada por Blazy vai ser apresentada em fevereiro de 2022 durante a Semana de Moda de Milão. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Berlim neste momento

24 Apr 2024

Guestlist   Coleções  

Shades of spring

24 Apr 2024

Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024