Artigo Anterior

#nailinspiration: cinco tendências para experimentar em 2019

Próximo Artigo

10 batons terracota para recriar o look de Amy Adams em Vice

Tendências 16. 1. 2019

Mary Queen of Scots: a Beleza de época no século XXI

by Mónica Bozinoski

 

Com data de estreia marcada para 17 de janeiro, Mary Queen of Scots conta a história de Elizabeth I e Mary Stuart, duas mulheres rivais no poder e no amor. Para além das aclamadas interpretações de Margot Robbie e Saoirse Ronan, o filme de Josie Rourke promete ser uma valiosa lição de Beleza. Dos majestosos penteados à subtileza da maquilhagem, a Vogue foi tentar perceber como podemos transportar o melhor do século XVI para o século XXI.

Saoirse Ronan no papel de Mary Stuart ©Focus Features

De Kirsten Dunst em Marie Antoinette às interpretações de Cate Blanchett como Elizabeth I, os filmes de época são mais do que descrições visualmente apelativas de outros tempos – são um livro aberto de períodos onde a melhor amiga da mulher era uma peruca altiva, onde os penteados seguiam a regra do “quanto mais dramático, melhor”, e onde a maquilhagem era sinónimo de um véu de pó branco no rosto.

Sempre que vemos uma obra cinematográfica do género, é quase inevitável não imaginar o que seria usar uma peruca no dia-a-dia, ou trocar o sempre cobiçado iluminador por uma abordagem mais rosada às maçãs do rosto. Com a estreia de Mary Queen of Scots, que chega às salas de cinema portuguesas no dia 17 de janeiro, prevemos que o sentimento se irá repetir.

Margot Robbie no papel de Elizabeth I ©Focus Features

No papel de Elizabeth I, a atriz Margot Robbie trocou os seus fios loiros pelo fogoso ruivo da última monarca da Casa de Tudor, que governou a Inglaterra e a Irlanda durante 45 anos. O seu rosto, pelas mãos de Jenny Shircore – a designer de cabelo e maquilhagem da longa metragem -, está perto de irreconhecível, graças às feições pálidas e às sobrancelhas finas.

Saoirse Ronan, que interpretará Mary Stuart, prima e rival de Elizabeth I na luta pelo trono, promete deixar-nos rendidas à magia do ruivo dourado, ao poder de um acessório não tão discreto, e à simplicidade deslumbrante de uma trança  e, quem sabe, a ponderar aclarar o tom das nossas sobrancelhas. 

Do século XVI para o século XXI, desconstruímos os looks de Beleza de Elizabeth I e Mary Stuart no filme Mary Queen of Scots, dos penteados mais breathtaking aos traços de maquilhagem mais subtis, para descobrir como podemos trazer o melhor do passado, e atualizá-lo no presente.

O cabelo: do ruivo perfeito aos penteados arrebatadores

Saoirse Ronan no papel de Mary Stuart ©Focus Features

“Este foi o primeiro filme em que tive duas mulheres que tinham que ser ruivas, por isso tive que escolher os tons com muito cuidado”, explicou Jenny Shircore em entrevista à Deadline. “O tom de pele da Margot é naturalmente mais quente que o da Saoirse, e isso levou-me a escolher um vermelho mais intenso, que ficaria mais confortável na Margot, mesmo com o tom de pele mais pálido que lhe demos. Para a Saoirse, escolhi um vermelho mais suave e dourado que, para mim, combinaria bem com a pele mais pálida dela”, disse a designer de cabelos e maquilhagem de Mary Queen of Scots.

O resultado? Dois tons de ruivo pessoais e distintos, mas igualmente impossíveis de resistir. Apesar das duas atrizes terem usado perucas no decorrer das gravações (Robbie tinha nove perucas no set do filme, enquanto Ronan tinha apenas duas), sem que houvesse necessidade de recorrer à coloração para alcançar a cor de cabelo pretendida por Shircore, o tom fogoso de Robbie e o tom dourado de Ronan parecem-nos duas opções igualmente válidas para quem procura dar um upgrade ao cabelo neste novo ano, mas que não quer tesouras envolvidas no processo.

Para além dos tons de cabelo vistos em Margot e Saoirse, os penteados de Elizabeth I e Mary Stuart são igualmente apelativos. Da trança longa de Ronan aos caracóis definidos de Robbie, sem esquecer os mais diversos apanhados esculturais, com efeitos enrolados ou com apontamentos entrelaçadosMary Queen of Scots traz à sétima arte uma panóplia de estilos que podem ser atualizados em 2019 – ainda que numa escala menos dramatizada -, sem perder o seu appeal original. 

Os acessórios

Margot Robbie no papel de Elizabeth I ©Focus Features

Coroas, tiaras, chapéus, redes, apontamentos preciosos e com formas tudo menos discretas – you name it, todos são vistos nos cabelos ruivos de Margot Robbie e Saoirse Ronan em Mary Queen of Scots. Como atualizar os acessórios de eleição de Elizabeth I e Mary Stuart em pleno século XXI? 

A resposta está em pensar menos nas coroas e tiaras que definiram a época de Elizabeth e Mary, e olhar para os acessórios que vamos querer usar na nova estação. O que ditam as tendências? Que os lenços vão migrar do pescoço para a cabeça, estilizados das mais diversas maneiras, e que os ganchos que alimentam a nossa nostalgia 90's vão alimentar também os nossos fios de cabelo. 

A maquilhagem 

Saoirse Ronan no papel de Mary Stuart ©Focus Features

“Historicamente, a Mary era conhecida por ser uma mulher muito bonita”, disse Shircore em entrevista à Refinery29. “A Ronan é naturalmente tão bonita na vida real – não foi difícil transformá-la em Mary”. Para caracterizar a personagem, a designer de cabelos e maquilhagem conta que colocava pouco mais do que um pouco de base no rosto de Ronan. Para além da tez naturalmente flawless – existirá algo mais simples de recriar, especialmente numa altura em que procuramos isso mesmo? -, o look de Beleza da atriz em Mary Queen of Scots é também marcado pelas maçãs do rosto rosadas e as sobrancelhas descoloradas. 

Margot Robbie no papel de Elizabeth I ©Focus Features

Para preparar o look de Margot Robbie, como conta Shircore à Refinery29, eram necessárias cerca de três horas. Para além do rosto distintivamente pálido de Elizabeth I, a designer de cabelos e maquilhagem quis mostrar o lado mais vulnerável da personagem, exibindo as cicatrizes e imperfeições no rosto de Robbie, e transformando a atriz por completo, ao ponto de a deixar quase irreconhecível. 

Antes de explorar as consequências da doença de Elizabeth I, e de mostrar a evolução que levou a monarca a carregar o rosto com pó branco, Shircore deixou o lado mais natural da Beleza de Robbie brilhar no grande ecrã – no início da longa metragem, o look da atriz é marcado por uma pele mais pálida do que aquela a que estamos habituados, blush rosado nas maçãs do rosto, batom entre o vermelho e o castanho, e sobrancelhas descoloradas. 

Artigos Relacionados

Agenda 2. 1. 2019

O que esperar de 2019

Com o ano de 2018 oficialmente encerrado, deixamos as recordações em stand-by para perceber o que vai acontecer no panorama cultural e social em 2019.

Ler mais

Curiosidades 2. 11. 2018

Once a Queen, always a Queen

A propósito do 263º aniversário de Marie Antoinette, reunimos os presentes essenciais para uma rainha dos tempos modernos, que prometem trazer a mesma aura de opulência de uma das figuras mais emblemáticas da História.

Ler mais

Tendências 20. 4. 2018

Estilo Real

A indústria da Moda sempre se fascinou com o estilo cuidado e minuciosamente pensado de Lady Di, mas, nas últimas temporadas, a Rainha Isabel II tem sido a grande inspiração para alguns criadores.

Ler mais

Tendências 7. 6. 2017

Cabelos ao vento

Em homenagem aos looks mais icónicos do cinema, percorremos os filmes onde o cabelo é co-protagonista.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK