Artigo Anterior

Sun-kissed: os 17 autobronzeadores a ter debaixo de olho

Próximo Artigo

Hello summer, hello sunscreen

Compras 16. 6. 2020

Os 10 aliados para uma maquilhagem intacta neste verão

by Ana Catarina Machado

 

Não conseguimos controlar o tempo quente que se avizinha, mas conseguimos combater os seus efeitos na pele. Eis os truques essenciais para evitar um meltdown total nos dias de verão.

 Fotografia de Frederico Martins. Vogue Portugal, março de 2019

O verão é repleto de coisas maravilhosas, mas melted makeup não é, de facto, uma delas. Com a próxima estação do ano a bater à porta, é altura de reforçar os cuidados a ter com a maquilhagem, optando por texturas mais leves e refrescantes, que assegurem, ao mesmo tempo, uma proteção à pele das temperaturas elevadas e que mantenham qualquer visual intacto de manhã à noite. É também altura de analisar se a maquilhagem que utiliza está, de certa forma, a influenciar a sua duração na pele e o nível de conforto que a mesma lhe proporciona durante o dia.

Verdade seja dita: é difícil manter os looks de maquilhagem com aspetos frescos em temperaturas quentes, mas não é impossível garantir que a sua base, máscara de pestanas e contorno se mantenham no lugar, mesmo através de possíveis (e indesejados) meltdowns. Para saber como adaptar a sua rotina de maquilhagem às temperaturas altas, eis alguns truques e produtos que não só prometem ajudar a combater as ondas de calor, como a manter qualquer look fresco e bonito, mesmo quando o tempo joga contra si.

Faça do protetor solar uma prioridade

protetor solar tanto deve fazer parte da sua rotina durante o ano, como das vezes em que utiliza maquilhagem. E quem nunca passou maquilhagem sobre o rosto queimado que atire o primeiro protetor solar. Para que este cenário não se repita, os protetores solares com cor aparecem como uma solução prática e natural, que tanto ajudam a proteger a pele como lhe dão um look bronzeado e maquilhado, mesmo sem estar a usar maquilhagem. Se não quiser abdicar por completo da makeup, basta incluir o uso do protetor solar durante a preparação da pele.

No makeup, makeup look

Ou, por outras palavras, go natural. O verão é a estação ideal para optar pela simplicidade e por tons subtis que não nos permitam exagerar. Um full look debaixo de 30 graus não é, de todo, muito confortável. Em vez disso, opte por um hidratante – seguido do protetor solar, claro – preencha as áreas que quer corrigir com toques leves de base e de corretor. Finalize com um bronzer que não seja mais do que duas tonalidades acima do seu tom de pele e que tenha alguns vestígios de iluminador. Como a maquilhagem gosta de se mover com o calor, quanto menos usarmos, melhor.

Not to prime is a crime

Seja para a pele ou para os olhos, quando se trata de escolher um primer, é importante (especialmente no verão) que se escolha um com uma textura leve e que ajude a preparar a pele antes de a mesma receber maquilhagem, retirando qualquer excesso de óleo existente. Quando os níveis de óleo na pele estão especialmente elevados durante os meses mais quentes, os primers, usados moderadamente, não só se tornam numa necessidade absoluta, como os nossos melhores amigos.

Base em pó vs líquida

No que diz respeito à textura, pode-se encontrar vantagens e desvantagens em ambas. Por um lado, os produtos em pó são perfeitos para todas as pessoas que tendem a peles oleosas e que pretendam fugir aos brilhos, optando, assim, por produtos com um efeito mate. Contudo, é importante realçar que se deve utilizar o mínimo de pó quando se quer combater o brilho, uma vez que podemos causar mais problemas do que aqueles que realmente queremos resolver. Se aplicar camada sobre camada, a pele pode imediatamente ficar com um cake effect.

Por outro lado, os produtos líquidos podem ser os seus piores inimigos se estiver a usar a fórmula errada. O ideal é escolher produtos à base de água e pelos quais a sua pele vai agradecer, sendo que são os mais hidratantes. As bases compostas essencialmente por óleo são mais propensas a deslizar ao primeiro sinal de suor. Se apostar numa base líquida para este verão, evite camadas exageradas, aplicando apenas em áreas que pretende e que realmente necessitam de ser cobertas.

Produtos à prova d’água são um must

Mesmo que não esteja com intenções de dar um mergulho, a máscara de pestanas à prova d’água é obrigatória no seu kit para este verão. Sim, sabemos o quão díficil é de retirá-la. Mas é ela, ou os olhos de panda – ainda que sejam adoráveis, nos pandas, claro. Mas não são apenas os olhos que precisam de atenção. O suor pode fazer com que produtos em pó se espalhem pela pele. Por isso, é preferível trocar as sombras de olhos e o blush por fórmulas em creme ou em gel, dando-lhe a solução perfeita para um look intacto e ainda mais fresco.

Pó fixador vs spray fixador

Assim como os produtos de maquilhagem que compoem os nossos looks, também os que os finalizam têm o seu devido desempenho perante as temperaturas altas. O pó fixador, assim como o spray, ajudam a manter a maquilhagem por mais tempo. O primeiro, tem um maior impacto e permite uma maior eficácia, uma vez que é aplicado diretamente na pele. O segundo ajudar a fixar e a refrescar a pele, e pode ainda andar na carteira, sempre que uns retoques frescos na makeup sejam desejados.

Artigos Relacionados

Entrevistas 9. 6. 2020

E ao anoitecer

“E ao anoitecer adquires nome de ilha ou de vulcão/ deixas viver sobre a pele uma criança de lume/ e na fria lava da noite ensinas ao corpo/ a paciência o amor o abandono das palavras/ o silêncio/ e a difícil arte da melancolia.”

Ler mais

Tendências 27. 5. 2020

Graphic lines: a tendência de maquilhagem para recriar agora

De winged eyes a autocolantes holográficos, as linhas gráficas são agora o toque mais abstrato e futurista que vamos querer experimentar na nossa maquilhagem de olhos.

Ler mais

Tendências 11. 5. 2020

As sete tendências de Beleza para experimentar agora

Das franjas despreocupadas aos winged eyes, aqui estão sete tendências de Beleza para experimentar agora.

Ler mais

Tendências 1. 4. 2020

Cinco looks de maquilhagem para recriar antes de uma videochamada

Reunimos cinco looks de maquilhagem rápidos para que possa estar flawless na call das 10h, das 14h e das 18h.

Ler mais