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Matthew M Williams, o novo diretor criativo da Givenchy

15 Jun 2020
By Rui Matos

A Maison francesa dá início a um novo capítulo na sua história com Matthew Williams, anunciado hoje, 15 de junho, como o novo diretor criativo.

A Maison francesa dá início a um novo capítulo na sua história com Matthew Williams, anunciado hoje, 15 de junho, como o novo diretor criativo. 

 

Há fumo branco nos ateliers Givenchy. Dois meses depois de Clare Waight Keller ter deixado a direção criativa da Maison, o grupo LVMH anunciou Matthew Williams como o novo diretor criativo das linhas femininas e masculinas da marca. “Estou extremamente honrado por me juntar à Maison Givenchy”, começou por dizer Williams. “O olhar único e a aura intemporal da Maison tornaram-na num ícone inegável e estou ansioso por trabalhar com os ateliers e a equipa para caminharmos para uma nova era, baseada na inclusão e na modernidade. Sou grato ao grupo LVMH por confiar em mim a oportunidade de realizar um sonho.” 

Esta novidade vai, com certeza, ser bem recebida pela camada mais jovem. Segundo a Bain & Company, em 2025 metade dos compradores de luxo vão ser os Millennials e Geração Z. E a linguagem que Matthew Williams fala está muito próxima daquilo que a indústria deseja.

 

Sem formação em design de Moda, o percurso de Matthew Williams iniciou-se em 2008 quando Kanye West usou, nos Grammy Awards desse ano, um casaco do jovem designer. Desde esse momento, Williams passou a ser um colaborador regular de West. Mais tarde, conheceu Lady Gaga e trabalhou como diretor criativo para estrela da pop. Através de Gaga, Williams conheceu Nick Knight, Nicola Formichetti e Hedi Slimane que o ajudaram a dar o passo seguinte na sua jornada. “Em grande parte, devo o meu sucesso a todas as pessoas que conheci enquanto trabalhei para o Kanye e a Gaga. Aprendi imenso só a observar os outros, a ver o processo criativo”, confessou Matthew, em entrevista à revista Cultured. 

No início da década passada, juntou-se Virgil Abloh, Heron Preston, Justin Saunders, Florencia Galarza e YWP para fundarem Been Triil, um coletivo de criativos que organizavam festas durante as Semanas de Moda e lançavam algumas peças de roupa. Mas foi em 2015 que se aventurou a solo e fundou 1017 Alyx 9SM, uma marca focada no streetwear (que à época dava os primeiros passos para uma dominação global na indústria da Moda) e um ano depois já colhia frutos destes primeiros passos, ao estar incluido na lista de designers que concorriam ao LVMH Prize de 2016. “Desde que fez parte do LVMH Prize que temos tido o prazer de o ver evoluir até se tornar no grande talento que hoje é”, confessou Sidney Toledano, chairman e CEO do grupo de Moda da LVHM. “Acredito que a sua visão singular do que é a modernidade vai ser uma grande oportunidade para a Givenchy escrever este novo capítulo com firmeza e sucesso.”

 

Depois de Waight Keller ter trazido o romantismo de volta às passerelles da Maison, com uma estética muito ‘Hepburniana’, Williams chega para nos mostrar um lado mais moderno e ousado, muito semelhante aquilo que Riccardo Tisci explorou durante o seu mandato de 12 anos. A verdade é que se olharmos para as coleções da 1017 Alyx 9SM vemos um reflexo claro do streetwear que casa na perfeição com uma alfaiataria mais relaxada. 

A pandemia global que vivemos, provocada pelo surto do novo coronavírus, vai continuar a ter impactos na indústria da Moda, em especial no mercado de luxo, o Business of Fashion avança com uma redução de 35% devido ao encerramento das lojas e à diminuição de gastos com viagens e consumo. Mesmo com um futuro promissor, é muito provável que as primeiras coleções de Williams não vão ser o evento habitualmente feito quando se dá um pontapé de saída para um nova era criativa. Mas, com toda a certeza, este vai ser um capítulo que vamos querer acompanhar de perto. 

Como sempre, muitas sãos as questões que pairam no ar sempre que um novo designer assume a liderança de uma marca, mas vamos ter que esperar até outubro para vermos aquilo que Matthew Williams está a preparar.

Rui Matos By Rui Matos

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