Roteiro   Guestlist  

MALCRIADAS na Her Clique

16 Feb 2024
By Vogue Portugal

The Origin of the Milky Way (2024), Alicja Biala.

MALCRIADAS é a primeira exposição permanente da Galeria Her Clique. A luta pela igualdade de género e o fim de barreiras sociais no mundo da arte são alguns dos fios condutores da exibição, que conta com a participação de 21 artistas mulheres e não binários.

Democratizar a indústria da arte, gerar fundos solidários e promover o trabalho de artistas mulheres e não binários: foram estas as paixões de Izabela Depczyk, fundadora do projeto, que fizeram com que procurasse na arte uma forma de luta ativa pelo fim da desigualdade social, ainda hoje existente no meio artístico.

Com uma licenciatura em Ciência Política, um Mestrado em Direito Internacional e após vários projetos profissionais de relevo, foi na partilha de arte que Depczyk encontrou o caminho para seguir a sua missão. Em 2020 fundou a Her Clique, uma plataforma para artistas que tenta criar a próxima geração de apaixonados por arte, contando já com mais de 50 colaborações.

Ontem, dia 15 de Fevereiro, Izabela Depczyk deu o passo seguinte na sua missão, com a Galeria Her Clique, no coração de Lisboa, e a sua primeira exposição permanente. O seu exterior faz jus ao que se passa dentro das quatro paredes da galeria, com a reconstrução do edifício a manter o estilo tradicional português, com azulejos que contam uma história com mais de cinco séculos.

E não é por mero acaso que tantas vezes se diz "bad girls do it better". É com este mote que se inaugura a primeira exibição permanente da galeria, MALCRIADAS (que se assume como uma tradução vaga do termo Bad Girls), que consiste numa exposição de 21 artistas mulheres e não binários. Unidos pelo objetivo comum de ultrapassar as barreiras do patriarcado, colocam desafios às normas sociais através de críticas (muitas vezes desconfortáveis) sobre as injustiças do sistema, usando a arte como veículo. A exibição vai mais longe, apresentando os mais diversos modos de comunicação artística, incluindo fotografia, pintura, escultura e performances, acompanhados pelo programa de conversas e outros eventos da Her Clique.

Flush e Don't Touch (2023), Sarah Faux

Com um programa cultural focado na comunidade da arte, é no primeiro piso que está localizada a primeira exibição permanente, com acesso ao terraço que serve como espaço exterior de eventos. A arte multimédia tem ainda espaço na galeria, no terceiro piso, e há ainda uma boutique para conhecer com trabalhos de artistas locais. O objetivo central? Demonstrar o passado, presente e futuro das bad girls do mundo da arte.

Her Clique fica no Largo do Contador Mor 4, em Lisboa.

Catalpa Nails (2023), Katarzyna Przezwanska

Patti Smith at Urinal, NYC (1979), Kate Simon

Exhale e Inhale (2023), Marilyn Minter

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024