Artigo Anterior

“Simplesmente Geni” sobe aos palcos lisboetas

Próximo Artigo

Como assim Hitchcock nunca ganhou um Óscar?

Roteiro 23. 3. 2022

Loja das Meias abre primeiro espaço no Porto

by Vogue Portugal

 

A multimarcas centenária, que inclui etiquetas como M Missoni e See by Chloé, inaugura hoje a sua primeira loja no Porto.

A chegada da Loja das Meias à Invicta é a segunda, num centro comercial, do nome que conta mais de um século na indústria do retalho de Moda e a nova morada a colocar no seu roteiro de compras ocupa as coordenadas geográficas do Galleria, no NorteShopping. Uma estratégia ponderada, mas não sem alguma ousadia, como é apanágio da marca de sucesso, depois dos tempos incertos vividos na indústria: "Têm sido dois anos muito difíceis para toda a indústria, no geral, mas em tempos difíceis surgem também boas oportunidades e é preciso estar atento sempre com o coração, mas também a cabeça fria", confessa o diretor geral da Loja das Meias, Pedro Miguel Costa. "A LdM, com mais de 120 anos, tem passado por muitas crises e tempos difíceis, mas também por ótimos períodos com grandes desafios. Foi uma decisão bastante ponderada na família, com várias opiniões e sugestões. Sendo uma empresa familiar com mais de 5 gerações, o trabalho é feito com muita persistência e partilha. Temos uma equipa coesa com muitos valores intrínsecos e com muita perseverança. Procuramos diariamente o que de melhor a Moda oferece de forma a satisfazer os nossos clientes . É um trabalho diário, mas feito com muito gosto", afirma, acrescentando que "numa época cada vez mais global, o crescimento da LdM passa inevitavelmente para ir para o Porto onde já temos muitos clientes há muitos anos. À parte de uma crescente digitalização da empresa, a parte humana e de proximidade com o cliente continua a ser fundamental , pelo que a nova loja no Galleria no NS ira proporcionar a proximidade com os clientes do Norte", garante.

De facto, o reconhecimento do nome, mesmo sem presença no Porto, pelo cariz familiar e proximidade de quem o frequenta e consome as coleções que ali dispõem, era há muito apetecido. E isso deve-se, também, a este lado de simpatia que convive com lado a lado com marcas premium como Alice & Olivia, Chiara Ferragni, Kenzo, Marc Jacobs, Ganni, Nº21, Paul Smith...: "É um pilar fundamental para toda a LdM a proximidade com os clientes", confirma Pedro Miguel Costa. "Afinal, a Moda é feita por pessoas e para pessoas. Privilegiamos esta proximidade nas várias vertentes, tanto no atendimento como na relação pré e pós venda. Assim, nas lojas toda a equipa de vendas é formada nesse sentido com formações periódicas e constantes. A comunicação com os clientes, sendo feita de várias formas – digital e pessoalmente - é feita muito assiduamente".

Ali, tudo importa: do serviço ao design. As características do Norte não foram esquecidas nesta nova aposta e, por isso, o interior do espaço obedece ao ADN das restantes lojas da marca, mas inspira-se nos "nos socalcos do Douro, nas suas cores e luz e no que de melhor a região tem para oferecer", um projeto com assinatura do gabinete de arquitetos G4. "Este novo projeto no Porto tem ADN da Loja das Meias, mas com um conceito mais atual e adaptado ao espaço e à cidade", contextualiza o diretor geral. "Privilegiámos os corners, os espaços, de forma a dar maior relevo a cada marca, e mantivemos uma área importante para os acessórios. Os gabinetes de prova são espaçosos e confortáveis. A empresa de Arquitetura escolhida inspirou-se no Norte e no Douro, nas suas cores, nos relevos e socalcos do rio, e tudo com muita harmonia. A componente digital é cada vez mais visível, tendo sido incluído um ecrã tátil de forma a que cada cliente tenha acesso às varias coleções à venda no grupo LdM e um ecrã gigante com os desfiles das várias coleções disponíveis".

O conceito de estética introduz fortes elementos digitais que coabitam com peças de design que realçam o vestuário e acessórios, numa seleção de artigos que não descura a sustentabilidade, tema muito importante para a Loja das Meias que procura marcas que tenham em atenção este tema na escolha de matérias e fabricação - sempre sem menosprezar ou minar a sofisticação.

Depois de Lisboa e Cascais, a Loja das Meias abre aqui uma nova meca - com mais de 360 metros quadrados de área - para quem gosta de Moda premium