Notícias  

Tudo o que precisa de saber sobre o PhotoVogue Festival 2023

13 Sep 2023
By PHOTOVOGUE

Festival PhotoVogue 2023 Amy Woodward

O tema da oitava edição é “What makes us human? Image in the age of A.I” (O que nos torna humanos? A imagem na era da I.A.). Através de exposições, conferências e de um simpósio de inteligência artificial, o festival irá explorar o profundo impacto da inteligência artificial na criação de imagens.

Festival PhotoVogue 2023: O Festival PhotoVogue regressa para a sua oitava edição, celebrando a união entre ética e estética. De 16 a 19 de novembro de 2023, no BASE Milano. O evento é gratuito e todos são bem-vindos.

Desde a sua criação, o Festival PhotoVogue tem-se dedicado a explorar temas ética e esteticamente cruciais, que vão desde o olhar feminino à inclusão e à masculinidade. Partindo da exploração do ano passado acerca da forma como a ubiquidade das imagens influencia a nossa compreensão das experiências e reações aos acontecimentos, o próximo Festival PhotoVogue em Milão irá analisar em profundidade o enorme impacto da inteligência artificial (I.A.) na existência humana e na criação de imagens. A intenção é abordar as implicações éticas, estéticas e políticas suscitadas por esta tecnologia revolucionária.

Programa das conferências | Todas as conferências são gratuitas e abertas ao público.

15 de novembro | Refik Anadol vai inaugurar a próxima edição do Festival PhotoVogue no Base Milano, quarta-feira, 15 de novembro, às 18h30, com uma Lectio Magistralis intitulada "Creating AI Art with a Thinking Brush" (Criando Arte de IA com um Pincel Pensante).

 16 de novembro | Das 18h30 às 20h00 "Eye Mama no PhotoVogue Festival" moderado por Alessia Glaviano (Diretora da PhotoVogue Global e Diretora do Festival PhotoVogue), com a participação de Karni Arieli (Artista e fundadora da Eye Mama) e ainda com vários colaboradores do livro Eye Mama em conversa.

 17 de novembro | Simpósio DE I.A.: "Charting New Territories: The Ethical Implications of A.I. in Image Creation" (Traçando Novos Territórios: As Implicações Éticas da Criação de Imagens com I.A).

 18 de novembro | Simpósio DE I.A.: "Picturing the Future: A.I. and the Evolution of Visual Storytelling" (Imaginando o Futuro: A I.A. e a Evolução da Narrativa Visual).

 19 de novembro
| Simpósio DE I.A.: “A.I. dreamscapes: Art, Fashion, and the Liberation of Creativity" (Paisagens Oníricas de I.A.: Arte, Moda e a Libertação da Criatividade).

Exposições | Todas as exposições são gratuitas e estão abertas ao público.

What is Beauty? (O que é a Beleza?)
Ao longo dos seus últimos Open Calls, o festival PhotoVogue celebrou o olhar feminino, procurou os próximos grandes criadores de imagens de moda, destacou a diversidade atrás e à frente da câmara, explorou a masculinidade, reformulou a história e desafiou consistentemente estereótipos, clichés e representações homogeneizadas. Continuando a sua jornada dedicada a moldar uma sociedade mais justa e inclusiva através da literacia visual, o PhotoVogue convidou artistas de todo o mundo a apresentar trabalhos que desafiem as noções tradicionais de beleza.

What is Beauty/A.I. (O que é a Beleza/I.A)
Com 13 artistas cujas imagens geradas por I.A. foram aclamadas pelo júri, esta exposição aborda o tema geral do festival, "O que nos torna humanos? A imagem na era da I.A.". Embora distintas da fotografia tradicional, estas obras de arte realçam a profunda interseção da tecnologia e da criatividade humana, convidando à contemplação das possibilidades ilimitadas da I.A. na remodelação da paisagem artística e do seu impacto na expressão humana na era digital.

Uncanny Atlas: Image In The Age Of A.I. (Atlas da Estranheza: A Imagem na Era da I.A.)
Esta exposição pretende ser um início de uma espécie de cartografia deste novo mundo. E fá-lo através de uma investigação sobre a forma como a I.A. está a mudar, juntamente com a produção de imagens, a nossa ideia de fotografia e, inevitavelmente, também a de realidade. Acima de tudo, a exposição é um convite ao confronto, na interseção de muitas leituras possíveis de um mapa ainda em grande parte vazio, onde à volta do pequeno mundo conhecido existem ainda grandes áreas obscuras, ainda por explorar.

Eternal Loops (Loops Eternos)
Com os treze artistas que integram esta exposição de vídeo, viajamos ainda mais fundo neste paradigma. Os seus trabalhos evocam histórias oníricas, por vezes de pesadelo, que oscilam entre precipício do reconhecimento e da inovação. Estas metáforas visuais contemporâneas formam uma relação simbiótica com as imagens familiares do nosso passado coletivo. A sensação de familiaridade resultante assume uma qualidade desconcertante, uma faceta intrínseca do jogo artístico que estes criadores jogam.

Spanish Women: A Contemporary Portrait Of Strength And Beauty (Mulheres Espanholas: Um Retrato Contemporâneo de Força e Beleza)
Esta exposição celebra os resultados extraordinários do Open Call inaugural da PhotoVogue em Espanha, realizado em colaboração com o PHotoESPAÑA, o festival de fotografia mais prestigiado do país. A PhotoVogue e a Vogue Espanha convidaram artistas de todo o mundo a apresentar os seus trabalhos, desafiando as normas convencionais e apresentando novas narrativas visuais.

Condéfuture
O festival apresentará trabalhos seleccionados de estudantes do CondéFuture. O CondéFuture, liderado pelas equipas criativas e editoriais da Condé Nast, é uma nova iniciativa global que visa inspirar e estimular as futuras gerações de talentos criativos. Lançado em Nova Iorque em 2021, em parceria com a organização sem fins lucrativos Educational Alliance, o programa destina-se a estudantes do ensino secundário de comunidades com pouca representação, garantindo assim um programa gratuito de enriquecimento e orientação de dois anos, liderado por talentos da comunidade Condé Nast.

Eye Mama

Na noite do dia 16, espera-nos mais uma conversa envolvente como parte do programa do festival; um diálogo estimulante com Karni Arieli, fotógrafa e realizadora, conhecida por ter fundado o movimento transformador Eye Mama, juntamente com vários colaboradores do livro Eye Mama. Esta discussão alinha-se perfeitamente com o tema do festival "O que nos torna humanos". Para além da conversa, uma apresentação de imagens do livro Eye Mama estará em exibição no espaço de exposição durante o festival.

Os premiados
O Festival PhotoVogue atribuiu duas bolsas de 5.000€ a Luisa Dörr e Sarfo Emmanuel Annor por terem apresentado o trabalho mais interessante e significativo no Global Open Call: What is Beauty? Cada um deles receberá 5000€ para apoiar as suas viagens artísticas e promover o seu crescimento.

Descubra aqui mais informações e entrevistas com os artistas.

Outros eventos
Em atualização.
Aqui encontrará os eventos de fotografia organizados pelas mais prestigiadas galerias Milão que se realizam em simultâneo com o Festival PhotoVogue.

Informações do Festival
Data| 16 a 19 de novembro de 2023
Localização | BASE Milano, Via Bergognone, 34, 20144 Milano MI, Itália
Horários | 16 de novembro: 15:00 - 21:00 horas e 17 a 19 de novembro: das 11h00 às 21h00
 O evento é gratuito e todos são bem-vindos

Article

"Global Open Call: What Is Beauty?": os 40 selecionados

Read More

O PhotoVogue Festival é um projeto dirigido por Alessia Glaviano (Diretora do PhotoVogue Global) e co-curado por Francesca Marani (Editora de Fotografia Sénior, Vogue Itália), Chiara Bardelli Nonino (Editora, Escritora e Curadora), Daniel Rodríguez Gordillo (Gestor de Operações e Estratégia de Conteúdos, Condé Nast) e Caterina De Biasio (Editora Visual, PhotoVogue)

BASE Milano é um centro cultural híbrido ao serviço da cidade, nascido da recuperação dos espaços industriais da antiga Ansaldo na zona de Tortona. É um centro criativo com uma atmosfera internacional, com uma comunidade que produz inovação social e polinização cultural cruzada entre arte, negócios, bem-estar e educação.

 Aqui, as atividades de investigação, experimentação e design social coexistem com a produção e coprodução de iniciativas culturais e de entretenimento. Isto inclui processos de residência artística, festivais dedicados ao design e à arte, eventos musicais e um programa público anual que abre o espaço 365 dias por ano.

O centro BASE posiciona-se como uma instituição artística diversa e inclusiva que possibilita e promove condições de acesso, convivência e colaboração entre os intervenientes da cadeia cultural e criativa.

Encontre aqui o artigo original, com todos os links úteis. 

PHOTOVOGUE By PHOTOVOGUE

Relacionados


Pessoas  

Taylor Swift atua amanhã em Lisboa e traz consigo novos visuais para a The Eras Tour

23 May 2024

Moda  

Trend Alert | Crochet

23 May 2024

Agenda  

Lisbon Design Week 2024 | A semana dedicada ao design começa hoje

22 May 2024

Tendências  

Who let the baby bump out?

22 May 2024