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Notícias 25. 7. 2018

In our shoes

by Mónica Bozinoski

 

A Josefinas e a APAV uniram forças para dar um novo significado à expressão de caminhar nos sapatos de outra pessoa. O resultado é uma coleção especial com o objetivo de apoiar vítimas de violência doméstica, e lutar contra a situação que afeta cerca de catorze mulheres, por dia, em Portugal.

© Josefinas

Depois de edições como Suffragette, criada para homenagear o movimento sufragista, Women for Women, uma parceria com a organização do mesmo nome, com o objetivo de ajudar mulheres marginalizadas em todo o mundo, ou Power Woman, uma linha com stickers que celebram o poder feminino, a Josefinas uniu forças com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para criar uma nova coleção de ténis solidários.

Não escolhe idade, raça, estatuto social ou profissão e, na maioria das vezes, ocorre em silêncio. A noção não é novidade, mas continua a ser uma das questões mais alarmantes da nossa sociedade - segundo dados divulgados pelas Nações Unidas, 603 milhões de mulheres vivem em países onde a violência não é considerada crime, e 7 em cada 10 mulheres são alvo de violência física ou sexual, sendo que mulheres entre os 15 e os 44 anos correm maior risco de sofrer de violência doméstica do que desenvolverem um cancro ou terem um acidente de viação. 

"Qualquer mulher pode ser vítima de violência", defendeu Maria Cunha, CEO da marca de calçado portuguesa, em comunicado. "É extremamente provável, se não 100% garantido, que conheçamos alguém que é, ou que já foi, alvo de maus-tratos psicológicos, verbais ou sexuais". Com esta nova edição, como explica Maria Cunha, a Josefinas pretende "alertar para este flagelo, na grande maioria das vezes silencioso, e contribuir para a luta contra o mesmo". 

Sob o mote You Can Leave, a coleção é composta por três pares de ténis brancos, com os nomes distintos de Leave, Speak e Strong, criados para lutar contra a violência doméstica. Para esta edição, como explicou a representante da Josefinas em comunicado, a marca portuguesa de calçado encontrou a sua inspiração nas etiquetas de vestuário. "Tal como uma peça de roupa trivial, parece tornar-se essencial que cada ser humano venha com uma etiqueta de 'como cuidar', para que não seja destruído por outra pessoa", disse Maria Cunha. "As três sapatilhas You Can Leave partilham cinco símbolos que mostram como cuidar, e estão impressos para que ninguém se esqueça que numa relação, que deveria ter como base o amor, o cuidado e o respeito mútuo, não há lugar para violência, culpa, vergonha, intimidação ou controlo". 

Para além dos cinco símbolos presentes em cada um dos ténis solidários, a etiqueta You Can Leave destaca também o número de mulheres vítimas de violência doméstica (7/10), a faixa etária onde é mais suscetível de acontecer (15-44) e o número de mulheres que vivem em países onde a violência doméstica não é considerada crime (603.000.000), bem como um QR code com uma mensagem de apoio e esperança. No modelo Leave, em particular, este código encontra-se escondido, como forma de simbolizar uma relação onde a violência doméstica é uma realidade, mas da qual é sempre possível sair. 

Por cada par de Josefinas You Can Leave vendido, a marca de calçado portuguesa compromete-se, assim, a ajudar cinco mulheres vítimas de violência doméstica. O montante angariado destina-se às Casas de Abrigo da APAV, para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas como abrigo e alimentação, bem como apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês.

"Há um reforço positivo de quem tomou a decisão de sair, de mudar a sua vida e de reconstruir, que é muitas vezes complicado", expressou Daniel Cotrim, Responsável pela área da Violência Doméstica e de Género, sobre a parceria com a Josefinas. Ao mesmo tempo, como desenvolve o Superior Técnico da Rede Nacional de Casas de Abrigo da APAV, a campanha You Can Leave é uma "mensagem de força e de esperança para todas as vítimas em silêncio", e uma forma de "dizer a outras mulheres que se encontram em processo de violência que é possível saírem, que é possível pedirem ajuda". 

A coleção You Can Leave já se encontra disponível no site da marca, com uma campanha que se irá prolongar durante um ano. 

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