Moda   Notícias  

Um outono/inverno ainda mais sustentável

16 Sep 2020
By Rui Matos

A relação H&M e sustentabilidade está cada vez mais forte. Os mais recente lançamento da gigante sueca é a prova disso mesmo.

A relação H&M e sustentabilidade está cada vez mais forte. Os mais recente lançamento da gigante sueca é a prova disso mesmo. 

Há muito que a H&M se comprometeu a produzir roupa mais consciente. A gigante sueca criou um departamento especializado em sustentabilidade, no site da marca é possível encontrar dicas de como cuidar da roupa e cada vez mais os materiais que introduz nas suas criações são sustentáveis - até 2030 a H&M quer utilizar apenas e só materiais reciclados.

Já o dissemos, mas repetiremos as vezes que forem necessárias até se tornar uma mantra: “não há um planeta B.” Há que cuidar desta nossa casa e a H&M está a fazer a sua parte. Atualmente, 57% dos materiais que o grupo sueco utiliza são orgânicos, reciclados ou de fontes sustentáveis e, em 2019, o poliéster reciclado foi equivalente a 537 milhões de garrafas PET (o material termoplástico utilizado para no fabrico de embalagens). Neste ano de 2020, a H&M é a marca que mais utiliza poliéster reciclado, como já nos tinha contado Nuria Ramirez, a sustainability manager da H&M em Portugal e Espanha.

Numa união entre a estética vintage e a sustentabilidade, a H&M apresentou recentemente uma coleção com oito peças, todas com apontamentos retro, entre eles as mangas com ombros pronunciados e os cortes volumosos. Já a paleta de cores deambula entre os clássicos preto e branco. “A renda, o jacquard e a lã utilizadas na coleção são produzidas em materiais de fontes sustentáveis, refletindo o compromisso contínuo da H&M para um futuro da Moda mais sustentável,” é avançado num comunicado de imprensa.

Como se estas boas práticas não fossem de louvar, a coleção aposta num design intemporal, deixando espaço para que estas peças possam ser utilizadas como uma tela em branco à espera de ser trabalhada. Decotes subidos, renda e ombros, ainda que com um ar vintage são muito contemporâneos, e ainda o tamanho dos vestidos (de mini a maxi) que se adaptam a qualquer ocasião, estão entre os aspetos que merecem destaque nesta coleção - que já preencheu as prateleiras físicas e digitais da marca. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Lifestyle   Roteiro  

Em 2026, o novo ano celebra-se com a Filarmónica de Viena, cortesia da Rolex

30 Dec 2025

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 30 de dezembro a 5 de janeiro

30 Dec 2025

Guestlist   Compras  

Na ONE, há relógios clássicos que marcam cada segundo

29 Dec 2025

Curiosidades   Palavra da Vogue  

Os 10 filmes “camp” para ver nesta quadra festiva

29 Dec 2025