Artigo Anterior

Rolex dá vida à música com a iniciativa “Perpetual Music”

Agenda 29. 9. 2020

Como se está a sentir?

by Mathilde Misciagna

 

“Pense. Fale. Saiba. Reaja.” É com estas palavras que arranca o Festival Mental 2020 e inclui debates e M-talks – para além de cinema, teatro, dança, música e literatura.

©Istock Images

Como está? Não, a sério. Como está? Não podemos negar que a pandemia revolucionou as nossas vidas, afetando as nossas rotinas diárias e desconstruindo tudo aquilo que dávamos como garantido. E as consequências disso não se prendem apenas com questões práticas. A nossa saúde mental fica seriamente afetada. Se é verdade que o isolamento é importante para proteger a saúde física, impedindo o contágio pelo vírus, também é verdade que quanto mais tempo estivermos isolados maiores serão os riscos de sofrermos doenças psiquiátricas.

Vivemos tempos estranhos e levantam-se muitas dúvidas, sendo que irá, certamente, demorar muito tempo até obtermos as nossas respostas e compreendermos qual foi o verdadeiro impacto de tudo isto. Enquanto isso, é importante trazer o tema para discussão pública e é com esse objetivo, e o de diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente na sociedade, que arranca amanhã, 30 de setembro, em Lisboa a quarta edição do Festival Mental. Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças mentais, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes.

programação de 2020 – que acontece este ano entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro - inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar de saúde mental é urgente para miúdos também.

O Festival Mental 2020 arranca com um dos temas mais marcantes deste ano com o debate "Pandemia: do real ao digital”. Este debate acontece no dia 30 de setembro e conta com um painel de convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo. É um evento de sala aberta e que convida às questões do público presente. As M-Talks - painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem - voltam a ser das ações com maior destaque na programação do Festival Mental. Em 2020 os temas para as M-Talks são a Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático.

Nunca como antes fomos tão forçados a redirecionar o foco do tempo futuro para o tempo presente e, por isso, façamos dele tempo de reflexão, de ação, de reorganização, de transformação. E, para isso, a arte. Sempre a arte. 

Artigos Relacionados

Notícias 27. 3. 2020

Um por todos, todos pelo planeta

Todos os anos, a Hora do Planeta da World Wildlife Fund (WWF) vê milhões de pessoas, em todo o mundo, a apagar as suas luzes durante uma hora em apoio ao planeta. Este ano o evento, que acontece a 28 de março, coincide com a atual pandemia mundial causada pelo coronavírus, mas oferece oportunidades para que todos se conectem.

Ler mais

Notícias 20. 3. 2020

Não podemos deixar que o coronavírus dê lugar ao racismo

Desde o seu surgimento, um efeito colateral inesperado do covid-19 tem sido a discriminação e o preconceito que enfrentam grupos étnicos - principalmente pessoas do leste asiático - em todo o mundo. Mas de que maneira é que podemos combater esse estigma e xenofobia durante uma pandemia? Abordando a questão, pensando sempre além de nós próprios e praticar a ajuda mútua.

Ler mais

Curiosidades 13. 3. 2020

Como lidar com a solidão de ficar em casa

Desde reconfigurar o seu espaço até limpar o seu guarda-roupa, eis como pode olhar para o lado mais positivo nestes tempos que passará por casa.

Ler mais