Lifestyle   Agenda  

Como se está a sentir?

29 Sep 2020
By Mathilde Misciagna

“Pense. Fale. Saiba. Reaja.” É com estas palavras que arranca o Festival Mental 2020 e inclui debates e M-talks – para além de cinema, teatro, dança, música e literatura.

“Pense. Fale. Saiba. Reaja.” É com estas palavras que arranca o Festival Mental 2020 e inclui debates e M-talks – para além de cinema, teatro, dança, música e literatura.

©Istock Images
©Istock Images

Como está? Não, a sério. Como está? Não podemos negar que a pandemia revolucionou as nossas vidas, afetando as nossas rotinas diárias e desconstruindo tudo aquilo que dávamos como garantido. E as consequências disso não se prendem apenas com questões práticas. A nossa saúde mental fica seriamente afetada. Se é verdade que o isolamento é importante para proteger a saúde física, impedindo o contágio pelo vírus, também é verdade que quanto mais tempo estivermos isolados maiores serão os riscos de sofrermos doenças psiquiátricas.

Vivemos tempos estranhos e levantam-se muitas dúvidas, sendo que irá, certamente, demorar muito tempo até obtermos as nossas respostas e compreendermos qual foi o verdadeiro impacto de tudo isto. Enquanto isso, é importante trazer o tema para discussão pública e é com esse objetivo, e o de diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente na sociedade, que arranca amanhã, 30 de setembro, em Lisboa a quarta edição do Festival Mental. Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças mentais, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes.

programação de 2020 – que acontece este ano entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro - inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar de saúde mental é urgente para miúdos também.

O Festival Mental 2020 arranca com um dos temas mais marcantes deste ano com o debate "Pandemia: do real ao digital”. Este debate acontece no dia 30 de setembro e conta com um painel de convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo. É um evento de sala aberta e que convida às questões do público presente. As M-Talks - painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem - voltam a ser das ações com maior destaque na programação do Festival Mental. Em 2020 os temas para as M-Talks são a Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático.

Nunca como antes fomos tão forçados a redirecionar o foco do tempo futuro para o tempo presente e, por isso, façamos dele tempo de reflexão, de ação, de reorganização, de transformação. E, para isso, a arte. Sempre a arte. 

Mathilde Misciagna By Mathilde Misciagna

Relacionados


Pessoas  

Taylor Swift atua amanhã em Lisboa e traz consigo novos visuais para a The Eras Tour

23 May 2024

Moda  

Trend Alert | Crochet

23 May 2024

Agenda  

Lisbon Design Week 2024 | A semana dedicada ao design começa hoje

22 May 2024

Tendências  

Who let the baby bump out?

22 May 2024