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Festival de Cinema de Veneza 2020: a red carpet e os vencedores

14 Sep 2020
By Rui Matos

Estendeu-se a passadeira vermelha em Veneza para as estreias mais aguardadas da sétima arte. Portugal não ficou de fora e arrecadou três distinções, com o filme Listen de Ana Rocha de Sousa.

Estendeu-se a passadeira vermelha em Veneza para as estreias mais aguardadas da sétima arte. Portugal não ficou de fora e arrecadou três distinções, com o filme Listen de Ana Rocha de Sousa.

Pedro Almodóvar e Tilda Swinton.
Pedro Almodóvar e Tilda Swinton.

Depois de meses carregados de incertezas, a mostra anual de Cinema voltou a Veneza. A edição deste ano pode até ter sido marcada por muitas máscaras, distanciamento social e álcool-gel, mas o protagonista, o Cinema, esse viveu um dos seus melhores momentos. O grande ecrã do festival recebeu os trabalhos mais recentes de Pedro Almodóvar, Gia Goppola, Orson Welles e  Chloé Zhao. 

Nomadland, de Chloé Zaho, com Frances McDormand no papel principal, venceu o Leão de Ouro, o prémio mais cobiçado de Veneza. Este filme conta-nos a história de uma mulher que depois de perder tudo, adota um estilo de vida nómada e aventura-se, numa autocaravana, à descoberta da costa este dos USA. O realizador japonês Kiyoshi Kurosawa levou para casa o Leão de Prata, por Wife of a Spy, um romance de época que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Dear Comrades, de Andrei Konchalovsky, e Nuevo Orden, de Michel Franco, foram também destacados pelo júri do festival, presidido pela australiana Cate Blanchett. 

Mas o grande destaque desta edição, é português. Ana Rocha de Sousa apresentou Listen, uma longa-metragem, protagonizada por Lúcia Moniz, que nos apresenta a história de um casal português, emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retira os filhos. O filme foi distinguido com o Bisato d’Oro de Melhor Realização, uma escolha feita por um júri de critica independente, com Prémio Especial do Júri na secção Horizontes - dedicado a novos nomes na sétima arte - e ainda o prémio Sorrio Diverso Venezia, atribuído pela sua abordagem às questões sociais. Listen sagra-se assim como o filme mais premiado desta edição. 

Mais cinema e menos entertainment. O ruído provocado pelas grandes estrelas da sétima arte que levam o glamour à passadeira vermelha ouviu-se em decibéis muito pequenos, mas ainda assim deu para se ouvir. Dos melhores momentos de red carpet, é impossível deixar de fora Cate Blanchett, um ícone maior do que qualquer passadeira vermelha, Tilda Swinton e uma máscara que depressa se multiplicou nas redes sociais, Gia Coppola e um vestido Gucci em quatro tons de pastel, e Vanessa Kirby que respirou elegância em cada costura. 

Reunimos na galeria abaixo os melhores momentos de estilo na mais recente edição do Festival de Cinema de Veneza.

Rui Matos By Rui Matos

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