Artigo Anterior

Ucranianos LGBTQ+ alertam para abuso de direitos humanos com invasão russa

Próximo Artigo

Philipp Vlasov, diretor da Vogue Ucrânia: "Vergonha"

Notícias 15. 3. 2022

Fashion for Peace: Vogue UA e Vogue Singapura angariam fundos pela Ucrânia

by Maya Menon & Janice Sim

 

As duas Vogues unem forças em prol da Ucrânia através da venda de NFTs. A coleção exclusiva inclui 10 obras de seis artistas nascidos e sediados na Ucrânia, sendo que todos os lucros reverterão a favor da instituição Save The Children Ukraine. 

'Poppy', de Anna October.

É aqui que entra em cena o 'Fashion for Peace' da Vogue Ucrânia e Vogue Singapura, uma iniciativa criada em colaboração com seis designers e artistas no âmbito da invasão russa no país. Na semana passada, os nossos colegas da Vogue Ucrânia partilharam um relato emocionante dos primeiros dias de guerra: “Nunca imaginaria que um site de uma revista de moda seria assim, mas estas são as realidades dos nosso tempo... em vez de olhar para as tendências e entrevistas com celebridades, escrevemos sobre como parar uma hemorragia e como ajudar o exército ucraniano”, confessou a editora de cultura, Daria Slobodyanik.

Numa altura em que a Moda e a Arte podem parecer quase frívolas, como é que podemos usá-las como agentes de mudança?Ao convocar os artistas ucranianos Anna October, Anton Belinskiy, Gunia Project, Ienki Ienki, Gudu e DressX, as Vogues Ucrânia e Singapura juntam-se para ajudar a angariar fundos para ajuda humanitária.

Esta colaboração especial coloca obras de arte, esboços e fotografias à venda na plataforma OpenSea, que negoceia na criptomoeda ethereum. Cada NFT estará disponível em 50 edições a 0,5 ETH cada [cerca de 1.160 euros] e podem ser adquiridas/licitadas a partir de hoje, 15 de março. O valor das vendas será doado para a associação Save The Children Ukraine. Com instituições e infraestruturas bancárias tradicionais sob ataque, a criptomoeda nunca foi tão útil quanto agora. Graças ao poder dos contratos aliados às NFTs, isto  garante ainda que um royalty de cada venda secundária em perpetuidade também vá diretamente para a instituição de caridade.

A Vogue falou com os seis criativos sobre o que os leitores podem fazer para ajudar durante o conflito, ao cunhar os seus primeiros NFTs, bem como o que esperam alcançar com essa colaboração.

Anna October

Pense na designer Anna October e é possível que a primeira coisa que lhe venha à mente sejam os vestidos românticos e femininos da sua marca homónima. Desde a conceção da marca em 2010, October tornou-se sinónimo de defesa de mulheres – com opções como trabalhar com artesãs ucranianas para materializar as suas peças de malha até colaborar com outras mulheres criativas. “Como designer, inspiro-me na versatilidade das mulheres ucranianas. As nossas mulheres conseguem administrar um negócio, ser o coração e guardiãs de uma casa e construir o futuro do país ao mesmo tempo”, admite.

Tanto os seus projetos como as suas obras refletem essa filosofia. Enquanto 'Poppy' - uma fotografia pungente de flores em tons pastel - é a metáfora de October para a força e vulnerabilidade das mulheres, 'Anna' é um retrato igualmente impressionante da própria October, fotografado pela cantora ucraniana Luna. “As obras de arte que escolhi para este projeto mostram como a filosofia de Anna October se conecta à cultura e herança ucraniana. Na cultura ucraniana, a papoila é um símbolo de beleza e juventude que acompanha o DNA da minha marca e a minha própria percepção de beleza feminina – delicada e frágil, mas ao mesmo tempo forte”, revela.

'Anna', de Anna October.

O conflito atual afetou October a nível pessoal. Depois de uma exposição turbulenta na Paris Fashion Week, October vê-se deslocada. Apesar deste tumulto, a designer vê isso como uma oportunidade para ampliar o talento e a resiliência dos artistas ucranianos. Quanto ao que podemos fazer para ajudar a avançar? “Permaneça solidário com a nação ucraniana e continue a divugar as informações sobre o que está a acontecer no nosso país. Lembre-se que o silêncio mata. Sempre que possível, doe para fundos que ajudam a Ucrânia e apoie aqueles que têm que deixar as suas casas e começar uma nova vida”.

Adquira 'Anna' e 'Poppy' e o valor total servirá para ajudar os esforços de ajuda humanitária da Save The Children Ukraine. 

Ienki Ienki

Os que estão familiarizados com o trabalho de Dima Ievenko sabem que a sua marca de outerwear fundada em 2016, Ienki Ienki, rapidamente encontrou o seu caminho dentro do estilo de celebridades. Visto em nomes como Emily Ratajkowski e Irina Shayk, os casacos puffer da marca podem ter aproveitado perfeitamente a credibilidade das ruas - mas isso não nega o conhecimento técnico de Ievenko. O maior indicador disso? Um título de imagem histórica 'Antartic Expedition' que mostra a equipa para a Antártida da Ucrânia a vestir as parkas de expedição de Ienki Ienki.

“A parka foi projetada para permitir que os membros da equipa da Base de Pesquisa Vernadsky façam um trabalho útil e conduzam pesquisas científicas valiosas na Antártida, sem serem afetados pelas condições rigorosas do continente. A sessão de fotografias com elementos da tripulação aconteceu no navio 'Noosfera' pouco antes de partir na viagem que levaria cientistas polares, à Antártida, sob a bandeira ucraniana pela primeira vez ”, explica Ievenko.

'Antarctic Expedition', de Ienki Ienki

Ievenko identifica uma semelhança entre o significado da expedição capturada na imagem de Maslov e as NFTs. Ambos significam um momento de mudança e talvez uma mudança de atitude em relação ao poder da tecnologia moderna. Acrescenta: “A participação neste leilão é uma oportunidade para, não apenas chamar a atenção para a situação, mas também contribuir para a resistência da Ucrânia à agressão russa”.

Adquira 'Antartic Expedition' e o valor total servirá para ajudar os esforços de ajuda humanitária da Save The Children Ukraine. 

Anton Belinskiy

Designer aplaudido pela experimentação, Anton Belinskiy conseguiu seguir com sucesso a linha entre wearable e avant-garde desde a estreia de sua marca homónima. E embora não seja de se inspirar em tendências, muitas vezes encontra material para trabalhar através das pessoas.

Embora Belinskiy não seja um designer ucraniano, é um artista que nasceu na Ucrânia. Isso impulsionou-o a transmitir a sua estória e história através do vetor do país. Os seus designs são uma mistura de sportswear, streetwear contemporâneo e tradições culturais ucranianas, que continua a traduzir das suas viagens por todo o mundo. “Pessoalmente, as últimas semanas fizeram-me sentir como um cocktail molotov. Estás sobrecarregado com emoções de naturezas completamente diferentes. Um pouco mais e podes explodir, mas depois disso vem a bonança em que agradeces a Deus que o dia começou e terminou”, confessa. 

'Man of the World', de Anton Belinskiy.

Como Belinskiy não pode acessar seu estúdio no momento, esta obra apresenta um de seus designs, modelado por um personagem digital criado por um artista de sua equipe. Nesses tempos, ele pede aos leitores da Vogue que se lembrem de seus entes queridos. “Ore pela paz na terra e peça perdão às pessoas que estão com você hoje. E deixe todos os dias estar em sintonia com o seu coração para que ele seja preenchido com amor e compaixão. Apoie e divulgue.”

Adquira 'Man of the World' e o valor total servirá para ajudar os esforços de ajuda humanitária da Save The Children Ukraine. 

Gunia Project

Depois de passar mais de uma década na indústria da Moda, a designer ucraniana Natalya Kamenskaya e a diretora de arte Maria Gavrilyuk iniciaram o Gunia Project juntas. A marca orgulha-se de mostrar a herança cultural da Ucrânia, combinando design contemporâneo e técnicas de artesanato ancestrais de artesãos de todo o país. O resultado traduz-se numa seleção variada de artigos para casa a joias e tecidos confortáveis.

'Baby Jesus holding the Molotov cocktail', de Gunia Project.

Embora atualmente tenham suspendido o trabalho para ficar com as suas famílias, acreditam em usar o poder da arte e do design para falar e lutar pela verdade. “A cultura ucraniana é muito rica na sua arte e esperamos que assim se defenda o direito à nossa incrível história e raízes. A arte e o design também são meios de reconstrução e renascimento. Por isso, quando tudo isto acabar, sabemos que seria uma maneira incrível de restaurar o nosso belo país”, diz a dupla.

As suas obras retratam a situação atual através de uma lente caprichosa. “Vale a pena mencionar que, por mais complicadas e trágicas que sejam as coisas neste momento, os ucranianos nunca estiveram tão unidos. E até conseguimos manter o nosso sentido de humor vivo.”

'Saint Barbara holding a javelin', de Gunia Project.

As peças são dedicadas às histórias de bravura – cocktails molotov que os civis têm usado contra os invasores, o navio russo que se tornou símbolo de resistência, e uma menina a segurar uma arma em nome das mulheres do país se posicionam contra o mal.

'Saint George who defeats the Russian warship', de Gunia Project.

Adquira 'Baby Jesus holding the Molotov cocktail’, ‘Saint Barbara Holding a Javelin’ e ‘Saint George Who Defeats The Russian Warship’ e o valor total servirá para ajudar os esforços de ajuda humanitária da Save The Children Ukraine.

Gudu

A musa Gudu é uma personagem rebelde, excêntrica e irresistível no seu fascínio, segundo o diretor criativo Lasha Mdinaradze. O empowerment feminino impulsiona os designs sob medida desta marca de moda ucraniana, com a intenção de revelar o poder e a personalidade da mulher através das roupas. Sobre a colaboração entre a Vogue Singapura e a Vogue Ucrânia, diz: “Esta é a minha primeira experiência a criar uma peça NFT, mas é importante dizer que, ao criá-la, sob balas, fui sempre guiado pelos meus próprios sentimentos e não por alguma tendência de arte virtual.”

'Checkmate', de Gudu.

As suas obras refletem a atual guerra russo-ucraniana. ‘Checkmate’ retrata as forças brancas do bem opondo-se corajosamente às forças negras do mal. A cor amarela está entrelaçada para significar uma das cores da bandeira ucraniana e um símbolo de paz e bondade. A ausência de mãos no desenho simboliza o desamparo sentido pelo povo da Ucrânia durante as primeiras horas de guerra, enquanto a postura do corpo mostra que agora estão prontos para lutar por si mesmos e pela sua terra. A próxima peça, ‘On the Side of Good’, incorpora a marca Gudu. Várias combinações de padrões e cores são usadas para reforçar o amor sem limites pela Ucrânia, país que deu origem à marca Gudu.

'On The Side Of Good', de Gudu.

Nestes tempos perigosos, Mdinaradze diz: “Hoje estamos numa casa de campo, com projéteis inimigos a voar sobre as nossas cabeças; passamos noites no porão ou fugimos para a floresta mais próxima. A única salvação para mim é um iPad no qual desenho constantemente novos esboços. É esse processo que me ajuda a lidar de alguma forma com ataques de pânico constantes e a me sentir calmo de vez em quando.” 

Adquira 'Checkmate’ e ‘On The Side Of Good e o valor total servirá para ajudar os esforços de ajuda humanitária da Save The Children Ukraine.

DressX

Quando se trata do mundo das NFTs, a retailer de moda digital DressX está há muito tempo à frente do tempo. No ano passado, as fundadoras Daria Shapovalova e Natalia Modenova supervisionaram 12 lançamentos de NFT bem-sucedidos, que incluem uma colaboração com o designer de moda Peter Dundas, bem como um lançamento do Big Game esgotado.

Quando a guerra na Ucrânia começou, foi à mesma comunidade que a dupla recorreu para angariar apoio. “Lançamos imediatamente uma iniciativa de caridade para incentivar a nossa comunidade a doar dinheiro ao comprar e usar moda digital. Todos os rendimentos foram doados para vários fundos e designers 3D para apoiar a causa”, partilham.

'Intergalactic Freedom Dress', de DressX.

A parte mais recente deste incentivo é a coleção digital da DressX com a marca ucraniana TTSWTRS. “Lançámos a nossa coleção digital TTSWTRS há algum tempo na DressX. Esta coleção foi um sucesso para nós, pois ambas as marcas têm fortes comunidades de seguidores.” O mais novo desenvolvimento desta colaboração é um vestido em tule numa combinação de cores marinho e dourado, inspirado na bandeira ucraniana. A melhor parte? Os proprietários do ‘Intergalactic Freedom Dress’ terão acesso exclusivo à peça na app da DressX.

Adquira 'Intergalactic Freedom Dress e o valor total servirá para ajudar os esforços de ajuda humanitária da Save The Children Ukraine.