Durante a mais recente edição da Gran Canaria Swim Week, a Vogue Portugal viajou até às Ilhas Canárias para conhecer as propostas de swimwear que prometem protagonizar o guarda-roupa do próximo verão.
Os dias passados à beira-mar ou junto à piscina parecem ser algo do passado, e a estação fria faz-nos ansiar por bebidas quentes e pelo conforto de serões passados à lareira. Ainda assim, com o mindset de que é sempre verão em alguma parte do mundo, fomos até à Gran Canária para conhecer as mais recentes inspirações de swimwear.
Como a única passerelle europeia que se dedica exclusivamente ao universo de biquínis e fatos de banho, a Gran Canaria Swim Week dá palco tanto a nomes já estabelecidos quanto a talentos emergentes. Criada em 1996, a iniciativa nasceu com o objetivo de promover a presença internacional da ilha e a criatividade que nela (e dela) nasce. Desde então, tem vindo a ganhar protagonismo no panorama de Moda de swimwear, conquistando uma audiência global de mais de 373 milhões de pessoas.
Promovida pela Câmara Municipal de Gran Canaria, a edição de 2025 da GCSW decorreu entre os dias 22 e 25 de outubro, sob o mote de promover um diálogo sustentável entre a Moda, a inovação e o espírito incontornável das ilhas. Pelo segundo ano consecutivo, o evento arrancou no porto desportivo Pasito Blanco – que rapidamente se assumiu como um dos epicentros desta edição da iniciativa –, e contou também com a presença da modelo e embaixadora do evento Karolina Kurkova, que subiu à passerelle para apresentar as propostas de alguns dos nomes que marcaram presença no primeiro dia da Gran Canaria Swim Week 2025.

Karolina Kurkova para Victoria Cimadevilla
Numa prova de que a Moda de swimwear vai além dos areais e lounges de piscina, a Gran Canaria Swim Week deu palco a uma seleção de designers e marcas que reafirmam a criatividade nacional e internacional. Assim, diretamente das passerelles do evento, eis as 5 marcas de swimwear que se destacaram durante a GCSW 2025 e cujas propostas já têm lugar reservado no guarda-roupa da próxima estação quente.
Joana Michaela
A criatividade de Joana Michaela surge através de um diálogo íntimo entre a tecnologia e o saber-fazer artesanal. Ainda durante os seus estudos, a designer criou um tecido inovador impresso em 3D. Agora, apresenta a sua primeira coleção de swimwear, Les Flores, desenvolvida na sua plenitude a partir da técnica que dá alma ao seu génio artístico. Num mix de sensualidade e natureza, a coleção inspira-se no imaginário que dá vida à estética mediterrânea, e explora texturas que reinterpretam a renda tradicional sob um olhar contemporâneo. Com silhuetas pensadas para mulheres que vivem o seu dia a dia com atitude e caráter, a coleção honra a liberdade sofisticada de uma das suas musas, Brigitte Bardot, e apresenta peças tingidas em tonalidades que evocam os murais da Pedrera de Gaudí.


Dolores Cortés
Fruto de uma tradição familiar de mais de 70 anos no design e confeção de swimwear feminina, a marca Dolores Cortés remonta a uma época anterior à existência dos tecidos elásticos atuais. Fast-forward para esta edição da Gran Canaria Swim Week, a coleção verão 2026, intitulada Earth, inspira-se nos elementos base da natureza. De formas irregulares e curvas fluidas nascem silhuetas que evocam a terra no seu estado mais puro, através de propostas onde predominam os tons neutros e as nuances em terracota e rosa blush. Por sua vez, os estampados com motivos florais celebram o legado da marca e espelham os detalhes artesanais que conferem autenticidade e valor emocional a cada peça presente na coleção.


Elena Morales
Natural das Canárias, Elena Morales é já um nome incontornável no panorama da Moda espanhola. Com foco na sustentabilidade, as propostas da designer acarretam a etiqueta made in Gran Canária, levando a identidade e criatividade da ilha a todas as partes do mundo. Assim, numa ode à beleza pela qual a natureza se rege, a mais recente coleção da criadora, Huahine, inspira-se na ilha da Polinésia Francesa com o mesmo nome e dá asas à imaginação para evocar o espírito livre da natureza. Entre texturas leves e uma paleta cromática que nos convida a sonhar por pores-do-sol intermináveis, cada peça conta histórias de amor e aventura, e promete conquistar um lugar cativo no guarda-roupa do próximo verão.


Bohodot
Criada pela designer Peque de Fortuny e pela sua filha, Cristina Torras, Bohodot construiu a sua identidade através de peças de swimwear que primam por silhuetas femininas, românticas e mediterrânicas, aliadas a tecidos de alta qualidade. Sem nunca renunciar ao conforto e à sensualidade que advém do estilo, as propostas da mais recente coleção da marca, Raíces del Sol, surgem como uma homenagem ao espírito boémio da juventude e ao saber-fazer da tradição. Inspirada nos refúgios que se escondem no Mediterrâneo, a coleção apresenta peças em tons terrosos, estampados geométricos e detalhes delicados que celebram o ritmo lento das paisagens paradisíacas.


Victoria Cimadevilla
Inquieta por natureza, o trabalho de Victoria Cimadevilla inspira-se no gosto eclético que a designer desenvolveu ao longo das suas mais de 50 viagens ao redor do mundo. Para o verão 2026, as propostas de swimwear da criadora evocam o universo feminino das Swans de Truman Capote que dominou a alta sociedade nova-iorquina durante os anos 50 e 60. A coleção traduz a sofisticação, magnetismo e vulnerabilidade oculta deste círculo exclusivo em peças que espelham o limiar entre o mito e a realidade, tudo através de peças que combinam silhuetas minimalistas e detalhes que roubam o protagonismo. Numa paleta intemporal pintada a tons neutros, as novas propostas da designer fazem uso de cortes intencionais que celebram a sensualidade discreta e a estética quiet luxury da Moda contemporânea.


Most popular
O que lhe reservam os astros para a semana de 28 de outubro a 3 de novembro
28 Oct 2025
Relacionados
Não mata mas mói: o mito da sustentabilidade e o greenwashing por detrás da pele vegan
20 Oct 2025
