Artigo Anterior

Um Retrato de Coragem: a primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska

Próximo Artigo

Os 50 anos de Moda em Portugal na mais recente exposição do MUDE

Entrevistas 4. 8. 2022

Jane Fonda fala sobre a sua nova colaboração com a H&M

by Vogue Portugal

 

Após 40 anos, a atriz relembra-nos da importância de nos movimentarmos, do seu trajeto pessoal e de como o movimento permeia a sua vida.

© H&M Move

Com o objetivo de democratizar a roupa desportiva, a H&M criou uma nova marca: H&M Move. No sentido de mudar o foco da narrativa de activewear, a marca cria movewear, apresentando uma versão mais acessível de movimento, relembrando-nos que todos nos movimentamos de formas diferentes. Dedicando-se a motivar todos a mexerem o seu corpo, a marca sueca colabora com um dos maiores ícones de fitness do século XX, Jane Fonda. 40 anos após o lançamento do seu icónico primeiro video de exercício, Fonda - atriz, ativista, escritora e feminista - continua a ambicionar ser uma catalisadora de movimento. A campanha de estreia de H&M Move coloca Jane Fonda no papel de instrutora de exercício, convidando de novo o mundo a mexer-se. Em entrevista, a atriz explica como esta colaboração se integra na sua dedicação a colocar o mundo inteiro em movimento.

O que motivou o seu interesse na missão H&M Move?
A H&M Move está focada em pôr o mundo todo a mexer-se, algo que eu passei muito da minha vida a fazer. Adicionalmente, gosto da filosofia que assumem ao substituir sportwear por movewear. Não é sobre ser-se desportivo, ou o mais atlético possível ou até o mais magro. É sobre dar ao corpo o movimento que é necessário para que possa garantir que está a tomar conta de si da melhor forma possível.

Mexeu-se de formas muito diferentes ao longo da sua carreira. É uma verdadeira mover, em perpétuo movimento. Porque é que é importante continuar a mexer-se?
Fisicamente, é importante continuarmos a nos mexer. Se não nos mantivermos em movimento, as nossas articulações solidificam, os músculos enfraquecem e os nossos ossos quebram. Mas, talvez ainda mais importante, movimentarmo-nos é ótimo para a nossa saúde mental e ajuda não só com o sono, como com o processo de envelhecimento e até a prevenir lesões.

Como é que o movimento definiu a sua vida?
Ser uma pessoa que se movimenta frequentemente permitiu manter-me saudável e em forma a minha vida inteira. Na minha opinião, quanto mais velho se fica, mais importante é movimentarmo-nos, mesmo se for muito lentamente, como é o meu caso.

© H&M Move

Porque escolheu juntar-se à ambição da H&M Move por movimento?
Ser parte deste movimento que luta pelo movimento faz muito sentido para mim porque, independentemente de quem é ou de onde está, do quão velho ou novo é, ou até das suas capacidades, é extremamente importante movermo-nos de uma forma que cuide de nós e do nosso corpo.

Criou um verdadeiro movimento pelo movimento com os seus vídeos nos anos 80. O que pode a H&M Move aprender com o seu sucesso?
Ser credível, autêntica, persistente, e acima de tudo, divertir-se.

Qual é um conselho que daria a alguém que está agora a começar a movimentar o seu corpo?
Não comece demasiado rápido. Comece de forma lenta, cuidada e não desista. Continue a mexer-se. Não é preciso andarmos a correr maratonas ou a levar tudo a um extremo. Qualquer tipo de movimento é bom e todos os corpos movem-se ao seu próprio ritmo. Cada corpo precisa de diferentes tipos de movimento, da mesma forma que todos temos habilidades diferentes. Convidamos todos a juntarem-se a este movimento à sua maneira.

Que atividade de dificuldade reduzida recomenda? Que não custe os olhos da cara, que não exija qualquer tipo de subscrição e que esteja disponível para todos?
Bem, há pelo menos uma coisa que se pode fazer que não tem qualquer tipo de custo: andar.

© H&M Move

Artigos Relacionados

Entrevistas 26. 7. 2022

Um Retrato de Coragem: a primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska

Não existe nenhum guião predeterminado para primeiras damas em tempo de guerra, e por isso Olena Zelenska encarregou-se de determinar uma abordagem própria.

Ler mais

Roteiro 22. 7. 2022

Gosta de musicais? Estes sete irão fazê-la pensar duas vezes

Desde uma ópera de ficção científica com Paris Hilton a lutas musicais entre a Princesa Diana e Camilla, introduzimos os filmes e peças musicais mais bizarros.

Ler mais

Notícias 9. 12. 2021

Com pés e cabeça: The Last Stand, reconhecido torneio de futebol, chega no feminino

The Last Stand, reconhecido torneio de street football, arranca agora no feminino e com um propósito nobre: o maior evento de futebol de rua do Reino Unido não quer apenas celebrar o girl power, mas também chamar a atenção para o tema da saúde mental.

Ler mais

Eventos 30. 9. 2021

Os melhores statements políticos da passadeira vermelha

A Moda e a política nunca deixarão de andar de mãos dadas e prova disso é a forma como as celebridades usam a passadeira vermelha para passar uma mensagem.

Ler mais

Inspiring Women 28. 7. 2021

Para Simone Biles, a saúde mental vale mais que uma medalha de ouro

“É uma porcaria quando estás a lutar contra a tua própria cabeça.” Simone Biles diz um adeus provisório a Tóquio para priorizar a sua saúde mental.

Ler mais

Pessoas 7. 4. 2020

O regresso de Jane Fonda aos vídeos de exercício físico

Este é um regresso mais-que-bem-vindo para os dias de isolamento, mas este vídeo de workout tem uma outra mensagem.

Ler mais