Artigo Anterior

A nossa casa pode vestir, finalmente, Mango

Notícias 4. 6. 2021

Emoldurar a luta pelo ambiente

by Joana Rodrigues

 

Celebramos este dia mundial do ambiente com arte exclusiva para uma chamada de consciência.

© Too Good To Go

Sabemos que a arte é um dispositivo cultural. É através da arte que se faz a denúncia social e política, bem como a expressão cultural. Talvez tenha emoldurada na sua sala Guernica de Pablo Picasso, mas alguma vez pensou em ter pendurada na cozinha um guia de alimentação sazonal? E alguma vez pensou que esse guia fosse, ainda por cima, impresso em papel feito de kiwis e azeitonas?

Desta vez, a arte alia-se ao combate do desperdício alimentar. Foram 14 os artistas convidados para participar na iniciativa “Arte Contra o Desperdício Alimentar”, da Too Good To Go. A empresa, que criou uma plataforma de venda de excedentes alimentares de restaurantes e supermercados, enceta agora pela via das artes. Os artistas de origem europeia criaram, cada um, um print com uma mensagem visual que chama a atenção para o desperdício alimentar e para as suas consequências.

O artista português AKACORLEONE foi um dos convidados para o projeto, que contribuiu com uma peça – No Waste. Just Pleasure. Para além de gerar awareness para o problema, os prints contribuem, ativamente para a solução. Todas as 14 peças de arte, de edição limitada, vão ser impressas em papel crush, que é feito de 15% de subprodutos agroindustriais. Sim, isso significa que pode ter um poster feito de resíduos de uvas, cerejas, milho e azeitonas (e muito mais) pendurado na sua casa.

AKACORLEONE © Too Good To Go

A própria Too Good To Go apresentou a sua propria coleção de dez prints assinados pela empresa, em que partilham conselhos e receitas para aproveitar ao máximo os seus produtos frescos. Os lucros da venda destes pósteres, que estão à venda no site da empresa, vão ser doados na totalidade ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, cujo objetivo é assegurar a segurança alimentar por todo o globo.

Artigos Relacionados

Curiosidades 26. 5. 2021

Estará a crise do plástico a afetar a nossa fertilidade?

A professora Shanna Swan passou as últimas duas décadas a analisar a forma como os químicos nos plásticos, nomeadamente os ftalatos, estão a ter impacto na contagem de espermatozóides (e sim, ela descobriu que podem mesmo levar a pénis mais pequenos). Eis o que precisa de saber.

Ler mais

Notícias 3. 5. 2021

A apreciar o Planeta e a beleza natural

O amor pelo ambiente e pela beleza natural da mulher (em todas as suas formas), começa a ser cada vez mais valorizado pelas marcas de roupa e de lingerie.

Ler mais

Curiosidades 6. 4. 2021

Dia da Terra 2021: tudo o que precisa de saber

Milhões de pessoas em todo o mundo, no mês de abril, assinalam o Dia da Terra como forma de apoio ao meio ambiente - neste artigo reunimos tudo o que precisa de saber.

Ler mais

Tendências 24. 3. 2021

O problema das embalagens na Beleza

Na era do desperdício zero, todas as marcas podem e devem reformular-se, reposicionar-se e reinventar-se.

Ler mais

Guestlist 10. 12. 2020

A ciência por trás de uma pele saudável

Uma boa limpeza, diária e consistente, que favoreça o equilíbrio do pH e a flora cutânea, mantém a pele saudável e bonita.

Ler mais