Artigo Anterior

Na fila da frente das semanas de Moda nacionais

Próximo Artigo

Duckie Thot: who’s that girl? 

Pessoas 22. 10. 2018

Dossier de estilo: Catherine Deneuve

by Rui Matos

 

No currículo tem 133 filmes, várias capas para as revistas mais conceituadas de Moda e diversos editoriais fotografados pelos nomes mais importantes da indústria. Deneuve é musa do Cinema, da Moda e da Fotografia, feito que se repete em qualquer passadeira vermelha que pise. 

© Getty Images

Estreou-se no grande ecrã aos 13 anos, em 1956, e durante a sua adolescência participou em múltiplos filmes com o diretor Roger Vadim. Mas a vida de Catherine viria a mudar somente em 1964, quando atingiu o estrelato mundial com Les Parapluies de Cherbourg, a longa de Jacques Demy. Durante a década de 60, a reputação da atriz francesa fez-se baseada nas personagens que interpretou em Belle du Jour (1967) e Repulsion (1965), onde dava vida a mulheres sensuais, passando assim a ser considerada um sex symbol frio e inacessível. 

Se hoje se aclama o estilo parisiense, deve-se tal feito a nomes como o de Catherine Deneuve, que sempre se preocupou em manter uma imagem cuidada mas não muito preocupada - a chave deste estilo de vida. O animal print, os casacos de pelo e os coordenados em preto são uma constante para Deneuve que sempre que pisa uma red carpet surge impecável. Mas nem sempre opta pelo seguro. A atriz francesa já arriscou em looks mais arrojados como o trench coat cor-de-rosa que usou em 2002, no Berlinale Fim Festival, ou o vestido com motivos dourados que escolheu para pisar a passadeira vermelha do Festival de Cinema de Cannes, quando em 2006 foi presidente do júri. 

Em tempos foi musa de Yves Saint Laurent, nos dias de hoje é inspiração para uma nova geração que não quer deixar nomes como de Deneuve desvanecer. 

Artigos Relacionados

Curiosidades 1. 8. 2018

As musas de Yves Saint Laurent

Foi responsável pelo surgimento de uma nova atitude feminina que acabou por mudar para sempre a maneira como as mulheres se vestiam. O seu nome? Yves Saint Laurent, claro.

Ler mais

Tendências 12. 7. 2018

Airport is my runway

Nos anos 40, andar de avião era sinal de luxo e poder; hoje, o meio de transporte tornou-se mais acessível, mas nem por isso menor em estilo. Agradecemos às companhias aéreas que nos oferecem a oportunidade de pisar uma passerelle alternativa: o aeroporto.

Ler mais

Suzy Menkes 16. 10. 2017

Musée Yves Saint Laurent, Marrakesh: A Life in Colour

The newly-opened museum is a tribute to the designer and his long-term partner, Pierre Bergé, who aimed to present the YSL displays in Paris and North Africa as a visual counterbalance

Ler mais

Curiosidades 14. 9. 2017

As musas dos designers de Moda

O que é que Sofia Coppola, Tilda Swinton, Irina Shayk ou Naomi Campbell têm em comum? São as preferidas de alguns dos designers mais reconhecidos da indústria.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK