Atualidade   Curiosidades  

As musas de Yves Saint Laurent

01 Aug 2018
By Rui Matos

Foi responsável pelo surgimento de uma nova atitude feminina que acabou por mudar para sempre a maneira como as mulheres se vestiam. O seu nome? Yves Saint Laurent, claro.

Foi responsável pelo surgimento de uma nova atitude feminina que acabou por mudar para sempre a maneira como as mulheres se vestiam. O seu nome? Yves Saint Laurent, claro. 

© Getty Images

Antes de revolucionar a indústria da Moda em nome próprio, agitou as águas sobre a alçada da francesa Dior em 1957, tinha apenas 21 anos. Conseguiu salvar a Maison francesa de uma ruína financeira e, em 1962, deixou o cargo de diretor criativo para, juntamente com Pierre Bergé, o amor da sua vida, fundar a etiqueta homónima. 

Conjugou o lado prático dos coordenados com a sofisticação que sempre conheceu. O bom gosto era um talento nato e a prova disso foi quando, em 1966, apresentou pela primeira vez o Le Smoking, dando oportunidade às mulheres de trabalharem de calças compridas. Nesse mesmo ano, popularizou o pronto-a-vestir através de criações de gosto requintado mas a preços mais acessíveis. 

Se nas relações amorosas teve a seu lado Bergé, a nível profissional esteve sempre acompanhado pelas mulheres emblemáticas da indústria. Uma lista de nomes que inclui Catherine Deneuve, Loulou de la Falaise e Betty Catroux, entre outras. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024