Lifestyle   Tendências  

Divas na cozinha

05 Sep 2018
By Mónica Bozinoski

Uma diva é misteriosa, enigmática e intocável. Uma diva é tudo, menos um livro aberto. Mas isso não a impede de imprimir os seus segredos culinários nas páginas de uma, ou várias, obras literárias.

Uma diva é misteriosa, enigmática e intocável. Uma diva é tudo, menos um livro aberto. Mas isso não a impede de imprimir os seus segredos culinários nas páginas de uma, ou várias, obras literárias. 

"A comida tem o poder de fazer as pessoas sentirem-se felizes", escreveu Sophia Loren no seu livro de memórias Yesterday, Today, Tomorrow: My Life. "Leva-te de volta a casa, e transmite aquilo que tantas palavras não conseguem", continuou a atriz natural de Roma, que nunca escondeu o seu amor pelo sabor genuíno de uma boa pasta italiana. Na verdade, Sophia Loren não só falou abertamente sobre este romance divino, como lhe dedicou dois livros: In The Kitchen With Love, publicado em 1971, e Recipes & Memories, publicado em 1998. 

Em Segredos Culinários de Maria Callas: Histórias, Receitas e Sabores, José Bento dos Santos escreveu, nas páginas do prefácio, que "este acervo de receitas mostra bem o cuidado posto na sua escolha, oriundo de um gosto educado e requintado". Não que esperássemos outra coisa de uma das maiores divas de todos os tempos. Em Audrey At Home, um bestseller do New York Times, Luca Dotti recordava que o prato favoritio da mãe era esparguete com molho de tomate. "Ela podia viver só disso", relembrava o filho mais velho da atriz Audrey Hepburn. "Todas as manhãs, por volta das quatro horas, ela comia uma madalena ao pequeno-almoço, e ao final da tarde comida sempre chocolate, algo que ela acreditava ser capaz de acabar com a tristeza". 

Boy George escreveu Karma Cookbook, Kris Jenner abriu as portas do lar para In The Kitchen With Kris: A Kollection of Kardashian-Jenner Family Favorites, Valentino Garavani seguiu com Valentino: At The Emperor's Table, e a cantora Patti LaBelle tem na manga uma coleção impressionante de livros de culinária, entre eles Desserts LaBelle: Soulful Sweets to Sing About. O título, só por si, abre-nos logo o apetite. 

Parece surpreendente que uma figura tão elegante, glamorosa e refinada reserve tempo precioso para preparar refeições caseiras, e ainda partilhar os seus segredos com os comuns mortais deste mundo? Claro que não. Afinal de contas, uma diva é uma diva em qualquer lugar: mesmo que esse lugar seja a cozinha. 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024