Artigo Anterior

Ainda faz sentido ser uma girl boss?

Curiosidades 23. 7. 2021

Dez anos depois de Amy Winehouse

by Joana Rodrigues

 

No dia em que se assinalam os dez anos da morte da britânica relembramos a artista com a sua mais simbólica videografia.

© Getty Images

Cantora e compositora inglesa, Amy Winehouse teve uma vida e carreira curta, mas marcante. O estilo musical da artista veio a influenciar muitos dos músicos que hoje compõem as nossas playlists, como Adele, Lady Gaga e os mais recentes vencedores da Eurovisão, Måneskin. Ao longo do seu percurso musical, Amy Winehouse veio a lançar dois álbuns de estúdio e apenas 13 videoclipes, dos quais aqui destacamos os que melhor ilustram a vida e carreira da artista.

Rehab

O tom alegre pode ser enganador, mas a letra da música não deixa dúvidas: Rehab retrata a luta da artista com o seu alcoolismo. Gravado no que parece ser um quarto de hospital, Amy Winehouse canta sobre a resistência contra ser admitida a uma clínica de reabilitação. Este single concedeu à cantora o Grammy de Melhor Música do Ano e Melhor Gravação, em 2008. 

Back to Black

Este que é o single mais tocado da artista no Spotify e na Apple Music é o que tem, provavelmente, o videoclipe mais ilustrativo. Composta e gravada em 2007, Back to Black dá-nos um vislumbre do que seria Amy Winehouse e os desgostos amorosos por que passou. Filmado a preto e branco, o vídeo retrata um funeral, a que a cantora assiste. Na produção original, há uma cena em que a artista está de luto, perante uma lápide em que está inscrito “R.I.P. the Heart of Amy Winehouse”. Após a morte da cantora, a cena foi retirada. 

You Know I’m No Good

Gravado em diferentes locais, como num bar, quarto e banheira, o videoclipe conta uma história ficcional entre Amy Winehouse e um interesse amoroso. Acompanhado pela letra da música, o enredo desenvolve-se à volta da cantora, que tem sempre um copo na mão, e das traições que faz durante a relação, assumindo sempre a culpa e a responsabilidade. A letra cantada pode ser inspirada na vida da artista e no relacionamento instável que teve com o marido Blake Fielder-Civil.

Tears Dry On Their Own

Já num tom mais positivo, Tears Dry On Their Own é um passo que a cantora dá numa tentativa de ultrapassar um amor não correspondido. Determinada a seguir em frente e ultrapassar o desgosto, a artista vagueia por Los Angeles e espera pelo companheiro num quarto de motel. Escusado será dizer que a verdadeira Amy Winehouse não teve uma recuperação tão fácil, sendo que acabou por se casar com o namorado com quem estava na altura em que escreveu o single.

Stronger Than Me

Um dos primeiros singles lançados pela artista Stronger Than Me, de 2003, é acompanhado por um videoclipe cujo enredo parece contrariar a tendência dos seus vídeos seguintes. Amy Winehouse encontra o seu namorado (ficcional) intoxicado e lamenta a sua incapacidade de ser mais firme e perseverante. A história termina com a cantora a abandonar o companheiro na berma da estrada, desistindo de o ajudar.

Artigos Relacionados

Vídeos 29. 6. 2021

Ana Moura fala sobre o (re)começo, a liberdade e a vontade de voar daqui para fora

Ana Moura deixou para trás a editora discográfica e a empresa de management e agarrou-se à vontade de “voar daqui para fora” para conquistar a sua (tão desejada) liberdade.

Ler mais

Curiosidades 23. 7. 2019

O legado de Amy Winehouse

Melodias carregadas de emoção, um estilo de vida excêntrico e um talento desmedido fizeram da cantora britânica uma sensação do R&B, soul e jazz do início dos anos 2000.

Ler mais

Curiosidades 21. 6. 2018

Lana Del Rey, a videografia

Foi através da melancolia que transpõe para letras como Born To Die, ou Video Games, que ficámos a conhecer a cantora norte-americana. Seis anos depois do seu primeiro lançamento mais mainstream, Del Rey continua a ecoar em loop nas playlists do comum mortal.

Ler mais

Palavra da Vogue 23. 5. 2018

O verdadeiro Eu de Amy Winehouse

Neste livro, Blake Wood compilou cerca de 150 imagens da cantora britânica que através da lente do fotógrafo deixou de parte a vida excêntrica para que o seu verdadeiro eu brilhasse.

Ler mais