Atualidade   Curiosidades  

Dez anos depois de Amy Winehouse

23 Jul 2021
By Joana Rodrigues

No dia em que se assinalam os dez anos da morte da britânica relembramos a artista com a sua mais simbólica videografia.

No dia em que se assinalam os dez anos da morte da britânica relembramos a artista com a sua mais simbólica videografia.

© Getty Images
© Getty Images

Cantora e compositora inglesa, Amy Winehouse teve uma vida e carreira curta, mas marcante. O estilo musical da artista veio a influenciar muitos dos músicos que hoje compõem as nossas playlists, como Adele, Lady Gaga e os mais recentes vencedores da Eurovisão, Måneskin. Ao longo do seu percurso musical, Amy Winehouse veio a lançar dois álbuns de estúdio e apenas 13 videoclipes, dos quais aqui destacamos os que melhor ilustram a vida e carreira da artista.

Rehab

O tom alegre pode ser enganador, mas a letra da música não deixa dúvidas: Rehab retrata a luta da artista com o seu alcoolismo. Gravado no que parece ser um quarto de hospital, Amy Winehouse canta sobre a resistência contra ser admitida a uma clínica de reabilitação. Este single concedeu à cantora o Grammy de Melhor Música do Ano e Melhor Gravação, em 2008. 

Back to Black

Este que é o single mais tocado da artista no Spotify e na Apple Music é o que tem, provavelmente, o videoclipe mais ilustrativo. Composta e gravada em 2007, Back to Black dá-nos um vislumbre do que seria Amy Winehouse e os desgostos amorosos por que passou. Filmado a preto e branco, o vídeo retrata um funeral, a que a cantora assiste. Na produção original, há uma cena em que a artista está de luto, perante uma lápide em que está inscrito “R.I.P. the Heart of Amy Winehouse”. Após a morte da cantora, a cena foi retirada. 

You Know I’m No Good

Gravado em diferentes locais, como num bar, quarto e banheira, o videoclipe conta uma história ficcional entre Amy Winehouse e um interesse amoroso. Acompanhado pela letra da música, o enredo desenvolve-se à volta da cantora, que tem sempre um copo na mão, e das traições que faz durante a relação, assumindo sempre a culpa e a responsabilidade. A letra cantada pode ser inspirada na vida da artista e no relacionamento instável que teve com o marido Blake Fielder-Civil.

Tears Dry On Their Own

Já num tom mais positivo, Tears Dry On Their Own é um passo que a cantora dá numa tentativa de ultrapassar um amor não correspondido. Determinada a seguir em frente e ultrapassar o desgosto, a artista vagueia por Los Angeles e espera pelo companheiro num quarto de motel. Escusado será dizer que a verdadeira Amy Winehouse não teve uma recuperação tão fácil, sendo que acabou por se casar com o namorado com quem estava na altura em que escreveu o single.

Stronger Than Me

Um dos primeiros singles lançados pela artista Stronger Than Me, de 2003, é acompanhado por um videoclipe cujo enredo parece contrariar a tendência dos seus vídeos seguintes. Amy Winehouse encontra o seu namorado (ficcional) intoxicado e lamenta a sua incapacidade de ser mais firme e perseverante. A história termina com a cantora a abandonar o companheiro na berma da estrada, desistindo de o ajudar.

Joana Rodrigues By Joana Rodrigues

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024