Lifestyle   Tendências  

Decoração de interiores: as 7 cores para 2019

23 Nov 2018
By Rui Matos

Não pense que é assim tão cedo para começar a escolher as cores que vai querer trazer para dentro de casa no ano de 2019.

Não pense que é assim tão cedo para começar a escolher as cores que vai querer trazer para dentro de casa no ano de 2019.

© iStock
© iStock

A decoração de interiores em 2018 trouxe cores arrojadas, como os vibrantes vermelhos, metálicos e as várias tonalidades de preto. Mas, para o próximo ano, que se aproxima a passos largos, as tendências no que diz respeito às cores vão adotar uma abordagem mais consciente e dedicada a um estilo de vida mais descontraído. Apesar da paleta de cores ser principalmente suave, há espaço para rasgos de luz bem fortes. Reunimos aquelas que brilharão para o ano de 2019 na decoração de interiores. 

O eterno verde

A Pantone elegeu o Greenery como a cor do ano de 2016 e desde aí que a tonalidade não mais saiu de cena. A intensidade pode mudar, mas o sentido de plenitude e calma continua o mesmo. O quotidiano do comum mortal é cada vez mais agitado e digital e introduzir esta cor na decoração de interiores é o mesmo que trazer para dentro de casa um bocadinho da natureza, que pode ser implementada através de pequenos apontamentos ou nas várias paredes lá de casa.

 

O azul místico

Uma mistura entre o azul e o cinzento resulta numa cor repleta de misticismo, que proporciona uma energia mais serena dentro de casa. Para Sue Kim, senior designer de cor na Valspar, os tons azulados, e em particular este, “são o toque perfeito de púrpura para nos libertar a mente, com algumas pitadas de cinzento para mantermos os pés no chão,” afirmou em entrevista. 

 

Os terracotas mais suaves

Com uma inspiração muito mediterrânea e da região sul dos EUA, os tons terra vão preencher os apontamentos-chave de qualquer divisão. Esta cor, quente e ao mesmo tempo sofisticada, pode ser o pano de fundo para uma sala de jantar ou uma cozinha quando combinada com azulejos, por exemplo. 

Os cremes

Minimalista parece ser o movimento que mais tem perdurado na indústria da decoração de interiores e, ao que tudo indica, não vai desaparecer. A verdade é que o minimalismo se transformou num estilo de vida e encorajou muitos a optarem por um quotidiano mais descontraído e despreocupado, por isso essas tonalidades vão manifestar-se em tons de creme, bege e branco.

Os tons amadeirados

As cores inspiradas na madeira são uma boa alternativa para os tons tradicionais de bege. São neutros que assumem tonalidades de cinzento e pinho, perfeitas para os minimalistas e todos aqueles que pretendem uma casa desprovida de cores fortes.  

O branco

Não há nada mais clássico do que uma divisão pintada de branco. É a tela perfeita para decorar e redecorar sempre que quiser. Para o ano de 2019, o ideal é acrescentar pequenas nuances de tons mais sóbrios.  

O amarelo

Escolher uma cor a partir do seu significado é recorrente. Dizem que o verde significa esperança e o amarelo representa a luz, os raios de sol, a juventude e a energia, tudo isto palavras-chave para encarar o ano de 2019 com uma aura mais otimista e uma divisão bem decorada.

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Curiosidades  

Por que razão está o mundo obcecado com Olivia Rodrigo?

18 Jun 2024

Moda  

Open Call | Gone Fishing

18 Jun 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 18 a 24 de junho

18 Jun 2024

Notícias  

A 9ª edição do Festival PhotoVogue: "The Tree of Life: A love letter to Nature" e os resultados dos open call globais e locais

17 Jun 2024