Artigo Anterior

Sangue Novo: primavera/verão 2019

Próximo Artigo

Valentim Quaresma: primavera/verão 2019

Coleções 13. 10. 2018

David Ferreira: primavera/verão 2019

by Sara Andrade

 

Black is the new black, diz David Ferreira, e, de repente, preto é tudo o que queremos usar na próxima época quente. Atreva-se a disputá-lo depois de ver a coleção do criador, apresentada esta sexta-feira na ModaLisboa Multiplex. Não vai conseguir.

"S-T-A-U-N-C-H" intitula uma coleção que, curiosamente, se inspira no documentário de Albert e David Maysles, Grey Gardens, de 1975. O imaginário da dupla Bouvier costuma estar intimamente ligada a uma fotografia sumptuosa numa paleta cromática rica tanto em tonalidades como padrões, mas em Ferreira reinventa-se no Pantone mais negro - mas nem por isso mais dark ou menos exuberante. A veicular "a staunch elegance de Big and Little Edies no seu quotidiano decadente, rodeadas pelos escombros do seu passado como membros da alta sociedade Nova-Iorquina", explica o designer português, transparências e texturas em jogos de volumes e exageros na medida certa pintam o cenário da má sorte de mãe e filha Bouvier sem lhe retirar o legado aristocrático que caracterizou as protagonistas até à morte.

Mas se associa esta descrição a um lamento, não poderia estar mais longe da verdade - e basta um vislumbre das silhuetas em desfile, rematadas por impressionantes cabelos e maquilhagem a preceito, para perceber que a seleção de propostas é tudo menos isso: é antes celebrar a "beleza encontrada na decadência, na elegância 'firme e leal' destas duas mulheres que não foi desintegrada nem pela pobreza extrema nem pelo exilo social. Assim como na criatividade e individualidade do estilo pessoal de Little Edie", esclarece Ferreira, em comunicado.

O resultado das transparências, folhos, godés, recortes e pelo de carneiro num luto comemorativo que cobre organzas de seda, crepes de seda, chiffon de seda e renda confirma porque David Ferreira continua a ser um dos mais surpreendente e opulentos designers no panorama nacional.

Artigos Relacionados

Coleções 13. 10. 2018

Sangue Novo: primavera/verão 2019

Com novas regras, mas a mesma energia de sempre, a competição Sangue Novo apresentou nesta sexta-feira os dez jovens talentos da 51ª edição da ModaLisboa: Archie Dickens, Carolina Raquel, Federico Protto, Saskia Lenaerts, Opiar, Pu Tianqu, Rita Carvalho, The Co.Re, Victor Huarte e Vitor Antunes.

Ler mais

Notícias 8. 10. 2018

ModaLisboa Multiplex: tudo o que precisa saber

De 11 a 14 de outubro, a Moda nacional vai estar em destaque na 51ª edição da Semana de Moda lisboeta, onde as propostas para a primavera/verão 2019 vão ser apresentadas.

Ler mais

Notícias 3. 4. 2018

Cardi B, Petra Collins e David Ferreira, o novo trio maravilha

Esclarecimento: Petra Collins realizou o novo videoclipe para o single "Bartier Cardi", de Cardi B, onde a rapper usou um casaco do criador português David Ferreira.

Ler mais

Coleções 12. 3. 2018

ModaLisboa N.50 | David Ferreira (LAB): outono/inverno 2018

"Grandma's Girl" desfilou na passerelle da semana de Moda da capital para o outono/inverno 2018 de David Ferreira.

Ler mais

Entrevistas 17. 11. 2017

Suzy Menkes: "Lisboa tem uma certa energia que toda a gente sente"

A passagem por Lisboa a propósito do relançamento da Vogue significou também visitas aos ateliers de criadores portugueses.

Ler mais

Vídeos 19. 10. 2017

Karaoke: Episódio MLX

Desafio aceite: Victoria Guerra e Joana Ribeiro desvendam, numa animada sessão de karaoke, os melhores looks da semana de Moda na capital.

Ler mais

Suzy Menkes 10. 10. 2017

#SuzyCNILux | Lisboa: Alta Tecnologia, Belíssimo Artesanato

Portugal é um dos spots do momento para a cultura jovem digital e a moda, fundindo criatividade e inovação.

Ler mais

Coleções 7. 10. 2017

ModaLisboa Luz: David Ferreira | LAB

A primavera-verão 2018 de David Ferreira intitula-se "Karyukai Fatum", que em termos prático de coleção significa os reinos Gueixa e fado "num mundo paralelo de perfeição, beleza e sentimento".

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK