Artigo Anterior

Estes são os 5 novos perfumes que vamos querer experimentar nesta primavera

Próximo Artigo

English version | Shopping: Red means go

Compras 25. 2. 2021

Atomic Blonde: sete dicas para cuidar do cabelo loiro em casa

by Mathilde Misciagna

 

Tudo o que precisa de saber para cuidar do seu cabelo loiro enquanto os cabeleireiros estiverem encerrados.

Karolina Kurkova para a Vogue Portugal, novembro 2017, © Branislav Simoncik

Já sabemos que as loiras se divertem mais, mas é certo que também têm mais trabalho. Ainda estamos a falar de cabelos? Por mais glorioso que seja um cabelo loiro, a menos que queira que as suas pontas se partam, os seus comprimentos cresçam frisados ou as suas raízes adquiram um tom amarelo-acobreado estranho - precisa de saber como cuidar dele. Modelos e celebridades loiras fazem com que pareça fácil, mas na realidade têm mais do que alguns truques na manga para manter os seus cabelos invejavelmente belos.

Podemos não ter conhecimento do que se passa nos bastidores, mas há definitivamente uma rotina de cuidados meticulosamente engendrada. Se tem cabelo loiro pintado, pode estar a questionar-se e a lamentar-se neste preciso momento sobre como cuidar das suas madeixas sem a ajuda do seu mestre cabeleireiro. Durante a quarentena, há obviamente problemas mais sérios, mas é também que, para todos os loiros que há desse lado, a preocupação em manter o cabelo com um aspeto aceitável (e, acima de tudo, saudável) é uma preocupação real.

Mas existem várias formas de cuidar do seu loiro e mantê-lo com a melhor aparência e brilho possíveis dentro da sua própria casa de banho. Abaixo, a Vogue reuniu dicas de cuidados capilares que abrangem tudo, desde como neutralizar o tom com shampoo roxo até como disfarçar raízes grisalhas até ao seu próximo encontro no salão de Beleza. 

Lave menos vezes o cabelo

Reduzir o uso de shampoos é uma das coisas mais importantes que precisa de interiorizar quando o cabelo é descolorado. Se o cabelo já lhe parece seco, lavá-lo com muita frequência pode tirar ainda mais a sua oleosidade natural. É recomendado lavar menos o cabelo depois de um tratamento de coloração para que o cabelo recupere a sua hidratação natural. Além disso, a lavagem contínua pode desbotar a cor ou trazer o tal tom acobreado.

Use um sistema de shampoo e condicionador formulados para cabelos loiros 

Estes produtos específicos ajudam a limpar, amaciar e equilibrar suavemente o cabelo loiro, neutralizar o tom amarelo e hidratar profundamente o cabelo super desgastado pela descoloração. 

Adicione um produto que devolva a vida ao cabelo na sua rotina de cuidados semanal

Como dissemos antes, o cabelo loiro requer manutenção, e isso inclui o uso regular de um tratamento específico para cabelo loiro. Portanto, uma vez por semana, use uma máscara que ajude a neutralizar instantaneamente o tom enquanto nutre intensamente os fios. Aplique no cabelo seco com uma toalha após o shampoo, deixe durante três a cinco minutos e enxague bem. 

Limite as ferramentas de calor e prefira penteados mais leves

Calor excessivo pode causar danos, por isso dê uma pausa no secador e modeladores de vez em quando (e se quiser pegar em qualquer uma destas ferramentas, certifique-se de que aplica antes um protetor de calor). Por vezes nem é preciso sacrificar o estilo, basta borrifar um spray de ondas no cabelo seco com uma toalha e de seguida fazer tranças. Desfaça a trança quando o cabelo secar e voilá, beach waves. Os cabelos loiros tendem a ser mais propensos a quebrar, daí que a sua melhor aposta seja optar por penteados mais suaves.

Mascare temporariamente as raízes

Naqueles dias em que quer esconder as suas raízes, use um Root Cover Up, que vem em tons de louro claro a médio e escuro. Borrife-o diretamente sobre o crescimento novo e levemente no resto do cabelo. Dura uma lavagem.

Não se esqueça do shampoo roxo

O shampoo roxo pode ajudar a arrefecer qualquer tom acobreado que comece a aparecer. Se já foi morena, podemos chamar este produto o Santo Graal, já que as morenas que fizeram descoloração tendem a ser mais propensas a tons acobreados. Enriquecida com pigmentos roxos, a fórmula neutraliza o tom cobre e ajuda a manter a cor vibrante até à próxima coloração. Use uma vez por semana quando o cabelo começar a parecer acinzentado. Primeiro, massaje o shampoo no cabelo molhado, deixe atuar um a três minutos e depois enxague. Em seguida, aplique o condicionador e deixe atuar durante cinco minutos antes de enxaguar bem.

Mostre um pouco de amor extra com um óleo 

Quando o cabelo tem um aspeto muito seco, sem brilho ou fica emaranhado com muita facilidade, além de uma máscara de cabelo semanal, os especialistas dizem que um bom óleo para o cabelo pode fazer uma grande diferença. O óleo de argão e o óleo de coco estão entre os óleos mais populares defendidos por hairstylists e marcas de beleza. Os óleos capilares lubrificam a cutícula externa do cabelo e fortalecem as ligações capilares. Isso vai ajudar a reparar o cabelo, tornando-o hidratado e brilhante. 

Artigos Relacionados

Pessoas 21. 5. 2019

Porque é que Sharon Tate (também) devia ser lembrada como um ícone de estilo

Com a estreia do novo filme de Quentin Tarantino, Era Uma Vez...Em Hollywood para breve, olhamos para o incontestável, mas habitualmente ignorado, legado de estilo de Sharon Tate.

Ler mais

Vídeos 29. 1. 2019

Stella Maxwell: do outro lado do espelho

Ser modelo é viver do espelho, é fragmentar a alma em tantos pedaços milimetricamente iguais que o todo já não existe sem reflexo. Este é o vídeo da fragmentação de Stella Maxwell.

Ler mais

Tendências 24. 8. 2018

Belle du jour: Blake Lively

Os longos fios de cabelo loiro são uma das suas características mais cobiçadas, mas não são o único statement que fazem de Blake Lively uma das mulheres mais bonitas do mundo. Percorremos o reportório da atriz ao longo dos anos, e reunimos alguns dos looks de Beleza mais memoráveis.

Ler mais