Artigo Anterior

Nip(ple)&Tuck: uma reflexão sobre o "Free The Nipple"

Próximo Artigo

As sete tendências de Beleza para experimentar agora

Tendências 6. 5. 2020

Pés cuidados, pés felizes

by Ana Catarina Machado

 

Dedicamos grande parte da nossa rotina de Beleza a cuidar do rosto, mas será que podemos dizer o mesmo com o tempo que dedicamos aos nossos pés?

Fotografia de Linda Leitner. Styling de Michaela Konz.

A pouco e pouco, as temperaturas começam a subir. O que significa que os nosso pés pedem por alguma liberdade. É hora de deixar as botas de lado e arrancar do guarda-roupa todo o calçado que grite verão.

Se as cutículas e a pele aparentam estar a precisar de uma intervenção, este é o momento ideal para se dedicar por completo aos pés. Muitas vezes temos a tendência de cuidar mais do corpo, do rosto e do cabelo e deixar os pés em terra de ninguém. E sendo eles considerados a base do nosso corpo, é fundamental compreender a importância das suas necessidades e dos seus cuidados.

De tratamentos naturais a cuidados a incluir no dia a dia, estas são as seis sugestões que vão ajudar a nutir e a melhorar qualquer rotina.

Tratamentos naturais

Existem vários tratamentos naturais que protegem e cuidam da pele dos nossos pés. Como é o caso do mel, que  através das propriedades antimicrobianas e antibacterianas, funciona como um remédio natural para pés gretados e para uma hidratação de pele mais intensa. O mel é ainda capaz de acelerar o processo de limpeza e da cura de lesões na pele, como pode ser utilizado em esfoliamento e máscara durante a noite.

Já o óleo de coco é já conhecido pelos seus benefícios, e por ser recomendado frequentemente para peles mais secas. As suas particularidades anti-inflamatórias e antimicrobianas ajudam a preservar a humidade na pele e a suavizar as aberturas existentes nos calcanhares. Ainda que a maior parte dos remédios naturais (muitos deles feitos em casa) não assegurem tratar das lesões da pele, a realidade é que a maioria distingue-se pelos seus ingredientes que hidratam e suavizam a pele.

Pés mergulhados em água

Grande parte dos cuidados dos pés deve ser iniciada com a imersão dos mesmos em água para a eliminação das células mortas. Com o aumento das temperaturas, os nossos pés carecem de cuidados extra e nada como mergulhar os pés em água morna durante 10 minutos, tempo suficiente para a pele dura – resultando muitas vezes em calos - se torne mais delicada e suave de se cuidar

Esfoliação e massagem aos pés

Para uns pés elegantes e suaves, é importante que a esfoliação da pele dos calcanhares faça parte da rotina. Com o auxílio de um esfoliante, as peles ásperas e espessas, assim como as células mortas, são removidas, dando lugar a uma recuperação da circulação sanguínea e a pés mais macios. Após este processo, é aconselhado massajar os pés (de forma regular, de preferência) com um creme hidratante, que não só ajude a proporcionar um momento de relaxamento depois da esfoliação, como a prevenir futuras peles secas e duras.

Tratamento das unhas

Aproveite o tempo em casa para dar um descanso às unhas dos pés. Sim, falamos de retirar, por algumas semanas, todo e qualquer vestígio de verniz. Uma vez que as unhas dos pés conseguem facilmente absorver parte do pigmento dos vernizes – provocando uma descoloração amarela -, é fundamental que se atreva, se ainda não o fez, a dar-lhes uma folga. Apesar de parecer um procedimento simples, diminuir o uso de verniz é uma maneira bastante eficaz de deixar, por um bom tempo, as unhas respirar.

Utilização de hidratante

Depois da pele seca e desagradável ter sido removida, e os seus calcanhares se sentirem devidamente tratados, opte por finalizar com uma (boa) dose de hidratante para nutrir e acalmar todas as recentes intervenções. Este passo não só fará toda a diferença na pele ainda húmida, como resultará em pés mais suaves e flexíveis. Embora os hidratantes para pés possam fixar a humidade vital à pele, é também primordial que tenha em conta as texturas dos cremes ou das máscaras, e em que altura do dia considera ser mais pertinente para que os seus pés tenham a devida hidratação e descanso.

Repetir com regularidade os cuidados

É importante salientar que os cuidados que aqui lhe expomos devem ser repetidos com bastante frequência, para que os nossos pés consigam recuperar na totalidade das agressões a que estão sujeitos diariamente. Para garantir que dá aos seus pés todos os cuidados que os mesmos necessitam, reunimos, na galeria, 10 produtos que prometem deixar todos os tipos de pele no seu melhor aspeto (e sensação).

Artigos Relacionados

Compras 14. 4. 2020

No gel? No problem.

Corria o ano de 2020 e, invadidos pela pandemia e pelas consequências que dela advieram, as redes sociais enchiam-se de mulheres impossibilitadas de sair de casa que divulgavam desesperadas a incapacidade de remover a sua mais-do-que-datada manicure em gel. Este cenário é-lhe familiar? Pois nada tema, curiosamente a solução foi criada nos anos 1920.

Ler mais

Tendências 13. 4. 2020

Home(made) SPA da cabeça aos pés

Dado que estes centros de bem-estar estão de momento encerrados, resolvemos procurar a solução para um dia relaxante mais perto de casa – para sermos mais específicos, dentro da sua cozinha.

Ler mais

Tendências 4. 4. 2020

Bela (não) adormecida

Andar às voltas na cama, demorar horas para adormecer ou acordar a meio da noite. Sweet dreams aren’t made of this.

Ler mais

Tendências 25. 3. 2020

#nailinspiration: cinco ideias de manicura para fazer em casa

Como arranjar as unhas em casa pode ser um desafio para muitas, reunimos algumas inspirações para que possa experimentar novas técnicas e designs.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK