Artigo Anterior

Crush do dia: back to the 90's

Tendências 5. 12. 2018

Pre-party glow: o guia completo

by Emma Strenner

 

Limpar. Esfoliar. Aplicar uma máscara. Massajar. Hidratar. Respirar. Este é o guia completo da Vogue para preparar a pele em dez minutos, antes de qualquer festa.

©Getty Images

Um calendário social preenchido durante a época festiva pode ter as suas consequências na nossa pele: desidratação, noites longas, demasiados canapés salgados e cocktails açucarados são os grandes culpados no que toca a uma pele sem luminosidade (e, por vezes, até inchada). Este é o guia completo da Vogue para suavizar, acalmar e re-energizar a pele antes de sair de casa para o seu próximo jantar ou festa de Natal. O resultado? Um glow fresco e bonito, em dez minutos. 

Limpeza

Sarah Chapman, espcialista go-to de nomes como Victoria Beckham ou Meghan Markle, e fundadora da Skinesis, defende que o segredo para uma pele radiante é a limpeza. "Comece por dispensar algum tempo a limpar profundamente os poros, retirando os resíduos, a maquilhagem, os poluentes, os oxidantes e outras impurezas que se acumulam na superfície da pele ao longo do dia. Uma limpeza dupla pode fazer toda a diferença na clareza e radiância da pele, ajudando a uma melhor penetração dos produtos que se seguem", explica a especialista. 

Especialista em acupuntura, aromaterapia e tratamentos de rosto holísticos, Anne de Mamiel acrescenta que misturar diferentes texturas de limpeza pode, também, fazer toda a diferença. "Aplique uma camada do Brightening Cleanse & Exfoliate, seguido de uma camada do Restorative Cleansing Balm - um cuidado de limpeza hidratante e espesso pode funcionar também como uma máscara de rosto. Em cinco minutos, a pele fica radiante e preenchida", diz de Mamiel. 

Hot and Cold

Alternar as temperaturas estimula ainda mais a pele, ajudando a impulsionar a circulação e a refrescar a tez. O conselho de Chapman? "Utilize uma toalha embebida em água quente para retirar a maquilhagem ou qualquer vestígio de outros produtos, e depois incorpore vapores na sua rotina, seja com um banho quente ou com uma sauna facial, para potenciar o ritual de limpeza", diz a especialista. 

De Mamiel acrescenta que, "depois de limpar a pele, deve passar alguns minutos a retirar o produto de limpeza com água quente, seguido de dois a quatro minutos de água fria, para ajudar a acalmar e uniformizar a tez". 

Esfoliar

Limpar as células mortas que se acumulam na superfície da pele é uma forma rápida de deixar a tez mais luminosa instantaneamente. Chapman aconselha a aplicação de "ácidos amigos da pele, como o ácido lático, o ácido salicílico ou o ácido mandélico, ideais para melhorar a textura e o tom da pele - pode encontrá-los em produtos esfoliantes ou peelings clínicos, em concentrações variadas. Os ácidos conseguem dissolver as ligações entre as células mortas na superfície da pele, retirando-as gentilmente para uma tez mais suave, luminosa e rejuvenescida", diz Chapman. 

Mask o'clock

As máscaras são um cuidado carregado com ingredientes hidratantes, em concentrações elevadas, para uma diferença visível e imediata na luminosidade e hidratação da pele. De Mamiel diz que "as máscaras de tecido são fantásticas para um golpe rápido na hidratação e preenchimento da pele". A especialista conta que gosta de fazer as suas próprias máscaras, embebendo uma máscara de tecido com a fórmula do Dewy Facial Mist. "Aplico durante cinco minutos - a máscara garante que os ingredientes ficam em contacto com a pele por mais tempo, para uma melhor absorção", explica a especialista. 

Chapman acrescenta outro truque prático. "Experimente aplicar o seu sérum favorito debaixo da máscara, para potenciar os efeitos e os resultados. A máscara forma um selo oclusivo, que ajuda a puxar os ativos de forma mais profunda na pele", explica. 

Massajar

Pergunte a qualquer especialista, e irá descobrir que a massagem está na base de qualquer filosofia de cuidados de rosto. A técnica de Chapman passa por "usar as suas articulações (num punho relativamente solto) e a ponta dos dedos para rolar, amassar e bater levemente na pele, revitalizando a tez. Estes movimentos impulsionam o fornecimento vital de oxigênio e nutrientes na pele, para um efeito lifting, detox e de luminosidade imediatos, ao mesmo tempo que estimulam a drenagem linfática para minimizar qualquer inchaço" diz Chapman. 

Desinchar

Minimizar o inchaço à volta das maçãs do rosto e no contorno dos olhos é um processo de transformação. Os jade rollers oferecem uma sensação refrescante quando aplicados sob a pele, e ajudam a melhorar a drenagem linfática. Existem diversas opções que prometem ajudar a tonificar o rosto, favorecer a circulação e reduzir o inchaço: a Vogue recomenda os rolos de jade da portuguesa Erva Moura, disponíveis em três tamanhos distintos. 

O truque secreto da especialista de Mamiel para minimizar o inchaço e revitalizar a pele? Cubos de chá verde congelados. "Tendo em conta que o chá verde contem cafeína, é uma opção fantástica para quem tem olhos inchados ou está com uma aparência um pouco mais apagada ou fatigada - basta embrulhar um destes cubos numa toalha e massajar pelo rosto fora", aconselha de Mamiel. 

Hidratar 

A aplicação de um cuidado hidratante pode parecer um passo bastante óbvio, mas é importante ter em conta que, para garantir um nível ótimo de hidratação na pele, é necessário recorrer a ingredientes de alta performance como o ácido hialurónico, que fará uma diferença notória e rápida na tez. "Não se esqueça do contorno dos olhos, do pescoço e de outras zonas expostas - aqui, aplicar um pouco de óleo vai ajudar a dar uma luminosidade gentil à pele", aconselha Chapman. 

Breath in, breath out

Por último, tire alguns minutos para respirar profundamente e acalmar a mente. "Nem sempre somos convidadas para festas onde conhecemos todas as pessoas, e isso pode ser um pouco desgastante para qualquer uma de nós - este nervosismo, inevitavelmente, vai notar-se na nossa pele. Passe alguns momentos a respirar profundamente, para envolver o sistema nervoso parassimpático [também conhecido como o sistema do descanso e da digestão, que controla o batimento cardíaco e o processo digestivo], ajudando a acalmar e a ganhar mais confiança", aconselha de Mamiel. 

Artigos Relacionados

Tendências 30. 11. 2018

O curioso caso dos tratamentos de rosto

Não há nada que a Beleza não consiga fazer – mas será que a indústria foi longe demais? Da infame vampire facial de Kim Kardashian ao verdadeiramente estranho penis facial de Sandra Bullock, a Vogue foi procurar a resposta.

Ler mais

Tendências 6. 8. 2018

Do it yourself

Por cada truque de Beleza caseiro que não funciona, há outro que promete maravilhar-nos com os seus efeitos mágicos. E se vier com o selo de aprovação de Kate Moss, Kendall Jenner ou Priyanka Chopra, melhor ainda.

Ler mais

Compras 6. 7. 2018

Contagem decrescente

Este é o artigo para quem as adora a toda e qualquer hora do dia, para quem não passa um domingo à noite sem uma no rosto, e para quem não tem tempo para pensar sequer na existência delas.

Ler mais

Tendências 3. 7. 2018

Work (your face) out

Fundado no Reino Unido em 2016, FaceGym é o espaço que está a mudar a forma como olhamos para o conceito de estimular a pele, da mesma forma que estimulamos o corpo.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK