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Notícias 19. 4. 2018

#CNILux Dia 1: A visão de Hilary Swank no conceito de luxo ativo

by Alice Newbold

 

A atriz e agora designer contou a Suzy Menkes como a sua jovem empresa procura equilibrar os avanços tecnológicos no vestuário desportivo com um conforto luxuoso.

Hilary Swank conversa com Suzy Menkes na CNI Luxury Conference 2018, em Lisboa ©Indigital 

Quando Hilary Swank, atriz vencedora de dois Óscares e realizadora, não conseguiu encontrar peças de roupa que fossem ao encontro do seu estilo de vida (voos intermináveis, passadeiras vermelhas, reuniões constantes), desenhou-as ela mesma. Depois de anos a aperfeiçoar o conceito - uma coleção de vestuário desportivo de luxo, de mulheres para mulheres - Mission Statement viu a luz do dia no outono de 2016. 

Na Condé Nast International Luxury Conference, Swank contou a Suzy Menkes como equilibra os avanços tecnológicos no vestuário desportivo com um conforto luxuoso, para dar à sua empresa uma vantagem numa indústria de vestuário desportivo cada vez mais competitiva. 

"Senti que eu, e que a mulher que faz tudo todos os dias, não tinha peças de vestuário que não só a apoiassem, mas que agissem com ela", explicou. "O atheleisure chegou onde tinha que chegar, mas não tem um sentimento ético... os consumidores conseguem sentir a autenticidade; é uma linguagem comum.". 

Foi a coragem que mostra enquanto atriz no grande ecrã que tornou Mission Statement num projeto real, mas a linguagem de um ator e de um designer, diz, são surpreendentemente semelhantes. "Com a televisão, começas com uma ideia, encontras alguém para escrever o guião e depois procuras artesãos para o produzirem - essa analogia funciona também no mundo da Moda.". 

Swank tem vendido as peças funcionais da sua coleção há um ano, e continua envolvida em todos os detalhes do seu projeto apaixonado: "O meu papel é como CEO e ainda como co-designer. Já estive em todas as fábricas (cinco em Itália e duas em Portugal). Não tenho fins de semana, tenho outro emprego, mas adoro trabalhar de forma árdua e colaborar com pessoas que me encorajam a sonhar mais alto.". 

A sua visão de uma nova mulher é aquilo que a motiva, e faz da sua missão pessoal o fim dos estereótipos: "Não tens que comprometer o luxo ou comprometer a performance.". O objetivo de Swank é "fazer com que todas as mulheres se sintam confiantes para atingirem o seu próprio mission statement.". 

As suas últimas palavras, "somos tão novos!", não soam como as restantes marcas. "Novos", para Swank, significa lançar calçado no próximo verão, swimwear e acessórios depois disso, e mais tarde vestuário para homem. "Tem que acontecer mais cedo do que mais tarde", diz em relação às mensagens de Instagram que recebe de fãs do sexo masculino. Mas com o seu carisma can-do, não restam dúvidas de que os homens estarão a usar Mission Statement brevemente. 

A quarta edição da conferência anual Condé Nast International Luxury Conference em Lisboa acontece nos dias 18 e 19 de abril. Para mais informações, visite www.cniluxury.com/2018

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