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Chopard e Cannes: amor à primeira vista

16 May 2023
By Maria Inês Pinto

Entre as várias joias que desfilam em Cannes, a Palma de Ouro é a mais cobiçada.

Entre as várias joias que desfilam em Cannes, a Palma de Ouro é a mais cobiçada.

A 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes começa hoje, o que faz deste o dia ideal para recordar como começou a relação entre a Chopard e o Festival. Corria o ano de 1997 quando Caroline Scheufele, Co-Presidente e Directora Artística da Chopard, se reuniu com Pierre Viot, na altura Presidente do Festival de Cinema de Cannes. Scheufele manifestou curiosidade em saber que casa de alta joalharia estaria associada ao Festival, porém, rapidamente constatou que não existia qualquer parceria nesse sentido. Assim, propôs que a Chopard assumisse o papel, tornando-se a parceira oficial do evento e ainda reimaginando a tradicional Palme d'Or num estilo mais contemporâneo. O resultado dessa aliança foi uma história de amor à primeira vista, daquelas dignas do grande ecrã. 

Hoje, 26 anos depois, a Chopard continua a ser a responsável por criar o prestigiado troféu, sempre ciente da responsabilidade e do simbolismo que acarreta. Inspirada pelas palmeiras que adornam La Croisette e no brasão de Cannes, Caroline Scheufele redesenhou completamente a Palma de Ouro em 1998, utilizando ouro amarelo de 18 quilates na folha e, na base, cristal de rocha com a forma de um diamante lapidado em corte esmeralda. 

São necessárias 70 horas de trabalho para produzir este prémio e, para garantir que o resultado final é perfeito, o mesmo joalheiro elabora a peça do início ao fim com a ajuda de 6 artesãos que estão envolvidos nas várias fases de produção, garantindo assim que a peça está em perfeitas condições para ser entregue perante as câmaras e perante o mundo.

Excetuando algumas edições especiais incrustadas com diamantes - para os 70.º e 75.º aniversários do Festival e para o 25.º aniversário da parceria com a Chopard em 2022 -, o design da Palma de Ouro não foi modificado desde 1998. No entanto, em 2014, a Maison decidiu incluir o fabrico do prémio de Cannes na sua Jornada para o Luxo Sustentável iniciada em 2013 e, pela primeira vez na história do Festival, a Palma de Ouro foi feita em ouro ético certificado pela Fairmined, o único da indústria cinematográfica com esta caraterística.

A 76ª edição do Festival tem início hoje, dia 16, e termina a 27 de maio. Os três filmes favoritos à vitória são The Zone of Interest, de Jonathan Glazer, Asteroid City, de Wes Anderson e ainda Monster, de Hirokazu Koreeda.

Maria Inês Pinto By Maria Inês Pinto

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