Artigo Anterior

Até já, Dead Combo

Próximo Artigo

Kristen Stewart interpreta Jean Seberg numa biopic

Notícias 31. 1. 2020

Os retratos de uma Cuba desconhecida

by Rui Matos

 

Durante um mês Joshua Gordon viveu e capturou a vida noturna da comunidade LGBTQIA+ em Cuba, uma experiência que resultou num projeto fotográfico repleto de retratos crus mas ao mesmo tempo poéticos.

Dar espaço e voz aos chamados “outsiders” da sociedade há muito que é uma prioridade na carreira e vida de Joshua Gordon. Em 2017, o fotógrafo irlandês publicou Diary Part I, o seu primeiro livro, que nos leva numa viagem pela vida das dominatrixes de Londres, os sex workers da Tailândia e ainda as “wonderful creatures” de Berlim. 

Em 2020, Gordon aliou-se à Aries e à Havana Club para um projeto cultural que resultou num coffee table book repleto de retratos crus da comunidade drag e trans da ilha de Cuba. “Sempre tive muito interesse por Cuba e sempre quis fazer um projeto que se focasse na vida noturna da comunidade LGBTQIA+”, explicou Joshua à I-D. Butterfly, como foi denominado este projeto, reune imagens capturadas durante um mês em Havana, e é o resultado da imersão do fotógrafo nesta subcultura e suas temáticas. 

Butterfly é o resultado da colaboração entre a Havana Club e a Aries, a marca de streetwear que há muito tempo conquistado as ruas das principais capitais da Moda, que não só resultou um livro de colecionador como numa coleção-cápsula e numa garrafa especial Havana Club 7.  Esta genderless collection exibe as fotografias de Joshua tiradas em Cuba, ilustrações desenhadas à mão, grafismos e logos retrabalhados em t-shirts, meias, num boné e uma camisa. 

Artigos Relacionados

Tendências 28. 1. 2020

Kintsugi, a perfeita imperfeição

O kintsugi não é só uma técnica – é uma filosofia de vida que coloca as falhas não como defeitos, mas como fatores de evolução.

Ler mais

Entrevistas 23. 1. 2020

Por que não conseguimos parar de usar Gifs?

Nada expressa melhor a sensação de constrangimento como um Homer Simpson a desaparecer nos arbustos. Os GIFs infiltraram-se nas nossas conversas, e invadiram o nosso cérebro substituindo a pergunta “será esta a palavra certa?” por “será este o GIF certo?”

Ler mais

Compras 17. 1. 2020

Au naturel: 12 objetos de decoração para trazer a Natureza para dentro de casa

É hora de respeitar aquilo que a Natureza nos oferece.

Ler mais

Agenda 17. 1. 2020

Amor nos tempos de cólera

Era só o que faltava, um filme sobre a intimidade entre pessoas com deficiência. Pois era. Aqui está ele: Take A Look At This Heart, de Ben Duffy.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK