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Tendências 18. 12. 2018

Best of | As 8 maiores tendências de Beleza de 2018

by Emma Strenner

 

Das iniciativas sustentáveis e novas abordagens aos perfumes emblemáticos às últimas tecnologias para o rosto e suplementos e skincare mais poderosos que nunca, a Vogue seleciona os destaques de um ano que foi pródigo a mudar as regras da Beleza.

À medida que desenvolvimentos sociais e culturais abrem portas para um maior debate sobre sustentabilidade e tecnologia, a indústria de Beleza - conhecida por estar senpre na vanguarda no que diz respeito a avanços - está também alinhada com o mote. Estas são as mais mediáticas tendências da área em 2018. 

O movimento da clean beauty

A sustentabilidade está na mira de toda a gente e as marcas de Beleza não são exceção. Registou-se uma significativa evolução em prol da Beleza "clean", ou pelo menos, uma melhoria no modo como os produtos são formulados, produzidos e embalados.

Drunk Elephant, a marca californiana "verde" lançada em 2014 ganhou um culto de seguidores nos Estados Unids depois de se expandir para a Austrália, Singapura, Canadá e Nova Zelândia, aterrando na Europa em outubro deste ano. Os seus produtos são formulados com ingredientes sustentáveis e "ativos clean", ou seja, ingredientes que evitam componentes sintéticos e são biocompatíveis com a pele, permitindo que penetrem melhor nas camadas da tez e reduzindo assim um impacto colateral na saúde interna.

Drunk Elephant

Os cuidados capilares seguem uma trajetória semelhante. Este ano, a L'Oréal Professionnel lançou uma linha vegan, com base em elementos de plantas - a Source Essentielle -, criada com recurso a cerca de 80 a 99% de origem natural. O packaging sustentável também cresce a olhos vistos: o vidro está a regressar como alternativa ao plástico, que os materiais reciclados são cada vez mais recorrentes e que os serviços de refill proliferam mais e mais.

A questão é: manter-se a par das diretrizes "verdes" das suas marcas favoritas tornar-se-á tão instintivo como o uso da sua garrafa reutilizável?

Os novos aromas clássicos

Este foi o ano dos novos clássicos. Os últimos tempos têm visto uma mudança na ideia de que se tem apenas uma fragrância de assinatura; ao invés, o perfume tornou-se tão flexível quanto mudar de guarda-roupa sazonalmente. Mas, em 2018 em particular, assistiu-se ao regresso de aromas intemporais que podem fazer-nos regressar às origens. 

 
 
 
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N°5 LIMITED EDITION. Timeless and Ephemeral. Water and fire. You know me and you don’t. #YouKnowMeAndYouDont #N5LimitedEdition #N5Parfum

Uma publicação partilhada por CHANEL (@chanelofficial) a

A Chanel lançou uma edição limitada do seu icónico Nº5, o emblemático e familiar aroma, reimaginado num frasco vermelho pensado para a quadra natalícia. O novo clássico da Dior, uma espécie de nouvelle vague se quiser, Joy, soletra intimidade e calor numa fragrância para adultos, com topos de sândalo e musk. E Tom Ford lançou Lost Cherry, uma fragrância doce com notas de cereja e tabaco, talvez numa versão engarrafada da sua juventude perdida.

Suplementos inteligentes

A saúde tem estado no topo das prioridades deste ano. O intestino tomou lugar central, pela sua ligação ao bem estar da pele, cabelo e melhoria do sistema imunitário, e tem sido rotulado de "segundo cérebro". Probióticos super-concentrados, como o Symprove, têm ganho popularidade e os suplementos têm evoluído para opções muito mais específicas, com fórmulas multivitaminadas para melhor se adequarem às suas necessidades. Hum Nutrition aponta para tudo desde digestão lenta e os níveis de energia à saúde da pele. O dr. Frank Lipman, o especialista em medicina por detrás do progama detox preferido das celebridades (14 ou 28 dias de pílulas com enzimas digestivas, batidos e regime orientado, para uma limpeza interna profunda que promete melhorar a saúde do intestino, o sono e a imunidade) criou agora os Be Well, suplementos para acompanhar o programa, cujo objetivo é melhorar a condição capilar, das unhas e da pele. Lyma, um suplemento premium que atua ao nível do sistema imunitário e cardiovascular, eleva os níveis de energia e reduz o stress, foi criado pelo especialista de fitness Russell Bateman, para otimizar a saúde à luz das preocupações modernas.

Os dias de tomar vitaminas a torto e a direito acabaram. 

O ano do glitter

Foi o ano do filtro cintilante Kira Kira, que influenciou as tendências de beleza da passerelle até aos nossos estojos de maquilhagem.

Preen © Getty Images

Outrora considerado um look excessivo, o glitter ganhou agora uma estética muito mais usável. Inspirando-se nos filmes espaciais, a primavera-verão 2018 da Gucci trouxe pálpebras cobertas de purpurinas turquesa, aplicadas com entusiasmo. E nessa mesma estação, em Anna Sui, pequenas gotas de glitter prateado foram pintadas numa linha vertical a partir do centro da linha de pestanas inferior.

Anna Sui © Getty Images

A tendência estende-se à nail art também, selada sob um gel de top coat com um acabamento para todos os dias e elevando a manicure nude a algo mais indulgente - perfeito para a época festiva.

Golden Glow

Quando a coisa sai do génio da Fenty, de Rihanna, sabemos que o que quer que pareça estranho na teoria, entranha-se na prática: iluminador dourado amarelo ao longo das maçãs do rosto. O Killawatt Freestyle Highlighter em tom Trophy Wife da marca pode ser aplicado de forma generosa sobre as bochechas para criar dimensões favorecedoras.

Fenty © Getty Images

A Chanel fez o mesmo no outono-inverno 2018, com lavagens de amarelo cintilante. Bem-vindas a uma nova era do contouring

Gadgets atualizados

Os gadgets de Beleza percorreram um longo caminho, este ano - por exemplo, James Dyson apresentou o seu Dyson Hair Wrap em Nova Iorque, uma varinha de styling instantâneo que cria ondas, liso firme e mais, com o toque de apenas um botão, na verdade. 

A tecnologia está a desenvolver-se a passos rápidos e, ainda que alguns produtos possam ter preços para orçamentos maiores, outros, portáteis, são mais acessíveis, ligando-se até a aplicações de smartphone para obter o melhor do ritual de beleza. A Foreo, por exemplo, oferece aparelhos emissores de luz e calor que fazem o tracking e respondem a fatores internos e externos que possam estar a afetar a pele. O Foreo UFO usa tecnologia LED e ondas sónicas quentes e frias para estimular as células da epiderme e incrementar o poder de penetração dos ingredientes das máscaras de rosto. A app que descarrega com a ferramenta cronometra e dá instruções sobre a melhor aplicação do produto, para resultados verdadeiramente visíveis.

Sempre na linha da frente da Beleza em casa, o dr. Dennis Gross lançou o SpectraLite FaceWare Pro, uma máscara facial carregada de luzes LED azuis e vermelhas que se focam no aparecimento de rugas e melhoram a pele acneica. Depois de duas semanas de sessões diárias de três minutos, notará uma diferença significativa. O futuro é brilhante.

Ingredientes super-concentrados

A potência de ingredientes ativos cresceu sem igual à medida que exigimos mais e mais da nossa rotina de Beleza. Os destaques deste ano são: as Ceramide Capsules com retinol da Elizabeth Arden; o programa de sete dias repleto de vitamina C, da Clinique, recheado de antioxidantes para iluminar a tez; e a Exfoliating Solution com ácido glicólico da Glossier, um dos seus primeiros produtos essenciais. Não mais território exclusivo de dermatologistas, seja os ácidos formulados de forma especial ou vitaminas extra que aceleram a regeneração da pele, o skincare de especialistas já não precisa de receita médica. 

Penteados sem espinhas

O movimento anti-secador tem vindo a crescer há já algum tempo, mas este ano tem sido focado nos detalhes que requerem esforço mínimo para efeito máximo.

Alberta Ferretti criou rabos-de-cavalo polidos, atados como cordas. Ann Demeleumeester decorou tranças com fitas. E Victoria Beckham apresentou apanhados descontraídos, com um loop para manter o cabelo fora da face. Uma tendência fácil, chique e infinitamente usável para agradar a toda a gente. 

Alberta Ferretti © Getty Images

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