Beleza   Tendências  

Beleza Y2K: Como trazer os anos 2000 para a sua maquilhagem

10 Jan 2022
By Mariana Silva

Os anos 2000 ligaram e querem saber como esfumou essas sombras.

Os anos 2000 ligaram e querem saber como esfumou essas sombras.

 

As tendências de Beleza para 2022 não enganam ninguém: depois de vários anos marcados por minimalismo e contenção na maquilhagem, é hora de viver uma explosão de cor e brilho. E nada melhor do que a estética Y2K para servir de mote a esta transição.

Estética Y2K? Sim, uma forma contemporânea de nos referirmos aos anos 2000, embora aqui nos centremos no estilo, seja este relativo à Moda, Beleza ou simples forma de viver, que personalizou a viragem do milénio. Do glitter em excesso aos space buns, esta época deixou um inegável legado para a Beleza e, hoje, mais de vinte anos depois, voltaremos a vê-la retratada na nossa maquilhagem.

Porquê um regresso aos anos 2000?

São duas as grandes tendências sociais que explicam este regresso ao passado. Primeiro, após dois anos de restrições e um breve (longo) período de tempo em contexto pandémico, chegou a nossa vez de viver os novos loucos anos 20.

 

Tudo pode servir como forma de escapar aos problemas de outrora e a maquilhagem não é exceção: brincar com cores, preferir brilhos, ousar nos looks, e tudo o que precisarmos para dizer adeus aos dias cinzentos.

Também a influenciar esta estética está a nostalgia associada aos anos 2000. Para muitos dos que agora adotam um estilo Y2K, o começo do milénio representa a sua infância, a sua juventude, isto é, uma memória de felicidade e esperança que agora foi substituída por uma vida adulta de responsabilidades. Se a maquilhagem é uma forma de voltar atrás no tempo, então que se carregue na sombra e no gloss. E foi exatamente isso que fizemos.

Como concretizar a estética Y2K na maquilhagem?

A primeira regra da Beleza dos anos 2000 é: não há regras. Existem algumas sugestões de produtos, cores e texturas que nos podem ajudar a incorporar esta estética, mas a ideia por detrás da sua adoção passa por nos vermos livres de limites e abraçarmos o nosso lado mais quirky.  

Começando pelos olhos, estes serão as nossas telas para a erupção de cor. Dos tons pálidos, como rosas e azuis-bebé, expandimos a nossa paleta cromática até alcançar os amarelos-girassol e violetas carregados que antes nunca chegavam a ser usados, mesmo que estivessem nas nossas paletas. Estas cores também podem ser combinadas entre si, pegando nas técnicas de cut crease que os últimos anos nos proporcionaram – uma spin-off moderno à estética Y2K.

 

É também em redor dos olhos que nos poderá chegar o brilho. As sombras metálicas serão sempre uma opção viável, mas é através do glitter que expandimos verdadeiramente os nossos horizontes. Este pode ser usado para acentuar as cores que persistem nas pálpebras, ou então espalhado de forma aleatória na zona ocular, fazendo das pequenas lantejoulas as novas olheiras. 

Quanto aos lábios, há duas grandes tendências que merecem ser evocadas. O gloss labial já é por todos conhecido como um produto statement dos anos 2000 e volta agora em força à medida que nos despedimos das máscaras cirúrgicas. Outra opção assenta em apostar nos delineados, uma técnica que exige um pouco mais de prática, mas que valerá a pena caso o objetivo seja criar a perceção de lábios mais carnudos. 

 

Para completar a maquilhagem, não haverá problema em optar por um blush mais acentuado, ainda que este não seja usado como uma forma de contorno, mas sim para corar as bochechas. On Wednesdays we wear pink, já dizia Regina George. Também as sobrancelhas devem ser motivo de foco, entrando numa tendência oposta ao que se verificava até ao momento – agora, querem-se mais finas – mas mantendo o delineado que nos faz sentir verdadeiras artistas.   

Em tom de inspiração, terminamos com algumas sugestões que, embora disponíveis no ano presente, captam na perfeição os pormenores da estética Y2K. Get in, we’re going shopping!

 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Compras  

UV Ready: A melhor maquilhagem com proteção solar

19 Jul 2024

Guestlist  

Do tradicional ao intemporal, há uma carteira Viral para qualquer ocasião

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | The Intimacy Of Being (Mis)Understood

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | Never a Comeback

18 Jul 2024