Artigo Anterior

Dia da Terra 2021: tudo o que precisa de saber

Próximo Artigo

Prostituição: no vale proibido, a proibição não vale

Curiosidades 13. 4. 2021

Os beijos mais icónicos do cinema

by Mathilde Misciagna

 

No dia internacional do beijo, recordamos os beijos mais marcantes que já presenciámos no cinema.

©imdb

O que é que queremos? Beijos. Na boca. Com intensidade. No grande ecrã. Quando é que queremos? Sempre. Não há nada melhor quando se fala de cultura pop, do que o escalar da tensão entre dois personagens que foram feitos um para o outro e acabam por ceder ao seu inevitável destino (pelo menos aos nossos olhos). Ao longo do tempo estivemos muito atentos à chegada deste momento, que recebemos de braços... perdão pipocas em riste. Posto isto e sem mais demoras, elegemos de forma informal 10 beijos cinematográficos que nos tiraram o fôlego e nos fizeram acreditar em finais felizes.

Gone with the wind, 1939

"Precisas desesperadamente de um beijo", disse Rhett Butler (Clark Gable), a Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) neste épico filme de 1939. "Devias ser beijada, e frequentemente. E por alguém que saiba como." Mais tarde, enquanto pede Scarlett em casamento prova que é o homem certo para desempenhar tal tarefa.

Titanic, 1997

Titanic deu-nos um turbilhão de emoções num romance trágico que só poderia ter sido alcançado com a química letal entre Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. E quando se beijam na proa do mais famoso e condenado transatlântico, sentimos o calor entre os jovens apaixonados através do ecrã. 

Moonlight, 2016

Como muitos grandes beijos do cinema, a construção da intimidade entre as personagens é quase tão importante quanto o ato em si. Os dois rapazes começam a sua conversa assumindo os papéis esperados de jovens negros e lentamente cedem um ao outro num reconhecimento silencioso do desejo que sentem. 

The notebook, 2004

Noah (Ryan Gosling) e Allie (Rachel McAdams) não foram os primeiros a beijar-se à chuva, mas quando se fala de perfeição cinematográfica, podem muito bem ser os últimos. 

Pretty woman, 1990

“Eu não beijo na boca” é o aviso que Vivian (Julia Roberts) faz a Edward (Richard Gere) no início deste filme. Por isso, quando finalmente o faz, é fundamental - compreendemos que ela passou a considerar Edward como muito mais do que um mero cliente.

Spider-man, 2002

O beijo entre Peter Parker e Mary Jane deixou a fasquia muito alta no que aos filmes de super-heróis (e não só) diz respeito. Um mascarado Peter Parker (Tobey Maguire) salva a sua paixão Mary Jane (Kirsten Dunst) de um assalto no centro da cidade. MJ, sem saber da identidade do seu salvador quer agradecê-lo por resgatá-la. Remove a máscara apenas o suficiente de forma a proteger a sua identidade, enquanto lhe dá o beijo que fez Spidey e nós (restantes comuns mortais) cambalearmos para sempre.

Mr. and Mrs. Smith, 2007

Não é incomum que atores se apaixonem nas gravações, mas quando Brad Pitt e Angelina Jolie se tornaram num casal depois de interpretar os assassinos Smith ​​no filme de 2005, geraram manchetes em todo o mundo. O público correu para as salas de cinema à procura de uma oportunidade de ver a performance do par (que já o era na vida real).

Love, Simon, 2018

"Estás desiludido por ser eu?" Bram pergunta baixinho. Simon quase ri de alívio quando diz que não, e beijam-se a bordo da roda-gigante por cima de aplausos histéricos dos espetadores (e lágrimas, em alguns casos). A identidade do misterioso “Blue”, com quem Simon manteve um romance online, é finalmente revelada.

Bridget Jones' Diary, 2001

Um beijo na neve entre Bridget Jones e Mark Darcy. Inesquecível e que nos provoca sempre um sorriso sincero. 

Call me by your name, 2017

Elio e Oliver. Amor de verão, primeiro amor, amor gay, amor não correspondido, amor jovem... tudo de bom, resumidamente.

Artigos Relacionados

Curiosidades 11. 2. 2021

Será que o amor platónico é... real?

Nunca aconteceu, mas podia ter acontecido. Os amores platónicos resumem-se quase todos assim – com um invisível, mas sempre presente, “e se”, que condiciona as ações, e os pensamentos, dos seus protagonistas.

Ler mais

Curiosidades 2. 12. 2020

L'amour fou: as maiores loucuras de amor

Bilhetinhos de amor na primária e mixtapes de slows no liceu? As demonstrações apaixonadas que se seguem fazem todas as outras parecer brincadeiras de criança.

Ler mais

Tendências 17. 10. 2018

O Primeiro Beijo

Não há amor como o primeiro, em que a inocência ainda mora no socalco do gesto.

Ler mais

Roteiro 1. 2. 2018

10 filmes para deprimir no Dia de S. Valentim

E em todos os outros. A sério. Qualquer filme desta lista é uma pá que cava o buraco da autocomiseração ainda mais fundo.

Ler mais