Getty Images
Em contagem decrescente para um dos dias mais especiais do ano, sugerimos 5 atividades para descobrir que prometem enaltecer a verdadeira essência do Natal.
Numa época que convida a momentos especiais e a noites memoráveis, o último mês do ano traz consigo uma multiplicidade de propostas. De espetáculos hipnotizantes, exposições marcantes e mercados que celebram o espírito natalício, a agenda cultural enche-se de planos imperdíveis. Assim, reunimos 5 atividades para marcar na agenda e descobrir nas semanas que se avizinham.
Cirque du Soleil
Sob um cenário deslumbrante onde os limites da gravidade são desafiados, nesta época festiva, o Cirque du Soleil convida-nos a mergulhar no universo fascinante de OVO. Com uma impressionante variedade de acrobacias e uma mestria artística singular, o espetáculo – em palco nos dias 25, 26 e 27 de dezembro – conduz-nos por um retrato fictício da natureza, acompanhando o ciclo de vida de um ecossistema vibrante. Mais informações aqui.
Messias de Händel
Para uma noite em que a música assume o papel principal, de 18 a 20 de dezembro, a Gulbenkian apresenta Messias de Georg Friedrich Händel (1685-1759). Sob a direção de Martina Batič – maestrina titular do Coro Gulbenkian e uma referência de peso no repertório coral –, esta obra, tradicionalmente associada à época natalícia, destaca-se como uma das mais emblemáticas e celebradas para coro, orquestra e solistas. Mais informações aqui.
Circo Coliseu Porto Ageas 2025
Para um espetáculo único que celebra o talento e a fantasia, nesta época festiva, o Coliseu Porto Ageas acolhe o Circo de Natal, de 12 de dezembro a 4 de janeiro. Com uma história original de Marta Pais Oliveira e banda sonora composta por Bruno Pernadas, o espetáculo apresenta uma programação repleta de surpresas e de artistas nacionais e internacionais, combinando os clássicos da tradição circense com a criatividade da contemporaneidade. Mais informações aqui.
Meu Nome António
Uma referência incontornável no panorama da música portuguesa, ao longo da sua carreira, António Variações desenvolveu uma imagem emblemática e revolucionária de enorme valor cultural. Agora, numa retrospetiva dedicada à sua vida, o Museu do Design, em Lisboa, apresenta Meu Nome António, uma exposição que reúne 85 fotografias de Teresa Couto Pinho, bem como peças de roupa e acessórios, que traçam o perfil singular que tanto definiu (e continua a definir) o artista português. Mais informações aqui.
Mercado de Natal na Cordoaria
No Jardim de João Chagas, o Mercado de Natal na Cordoaria regressa para mais uma edição ao longo de todo o mês de dezembro. Entre peças que celebram a época festiva – e, quem sabe, o presente ideal para a manhã do dia 25 –, uma pista de gelo e um carrossel parisiense, este é o mercado perfeito para mergulhar no espírito festivo que o último mês do ano traz consigo. Mais informações aqui.
Relacionados
