Artigo Anterior

Desperdício Zero, por Lauren Singer | Trash is for Tossers

Próximo Artigo

Planta do pé

Tendências 24. 9. 2019

A casa cor-de-rosa de Jamie Nelson

by Rui Matos

 

Se sempre desejou que a sua casa de bonecas se transformasse no seu próprio lar, fique a saber que sim, é possível ter uma casa cor-de-rosa e viver como uma verdadeira Barbie. Dos tempos modernos, claro. 

 © Ryan Schude

Para Jamie Nelson, o cor-de-rosa não é apenas uma cor, mas sim um estilo de vida. “Quando tinha 17 anos, sonhei que um dia seria uma artista famosa a envelhecer numa mansão cor-de-rosa, repleta de homens mais novos, com sungas vestidas a servirem-me comida e cocktails enquanto fumava na piscina. É provável que tenha visto o filme Blow vezes de mais. Mas, de qualquer maneira, uma parte do sonho tornou-se realidade... apesar de ser em Los Angeles e de ter deixado de fumar há uns anos.”

Se este imaginário não foi suficiente para corroborar a nossa premissa, atente, uma vez mais, nas palavras de Jamie: “Tento usar o maior número de peças cor-de-rosa: quimonos, marabou slippers, minissaias, casacos em pelo, calções curtos. Barbie style da cabeça aos pés.” Ou melhor dizendo, da cabeça às paredes do oásis que a fotógrafa norte-americana adquiriu há dois anos. “A minha obsessão com o cor-de-rosa fez com que encontrar a casa fosse muito mais fácil, só visitei casas com esta cor. Este foi o segundo, ou terceiro, imóvel que vi.” 

O millennial pink, que envolve toda esta arquitetura, contrasta com a paisagem verde que rodeia o refúgio. Entrar em casa de Jamie é fazer uma viagem no tempo com destino à época dourada do “glamour de Hollywood”, como a própria caracteriza. “Sou uma eterna apaixonada pelos anos 60 e 70. Então, o que faço é aliar essas décadas à minha paixão pelos motores vintage, resultando naquilo a que podes chamar o meu estilo.”

Estilo esse que faz a combinação perfeita com os objetos que existem dentro destas quatro paredes. “Adoro as minhas molduras douradas estilo Gaudí, as imagens de mulheres em helicópteros nos anos 70 e também fotografias de modelos nuas na Playboy”, diz Jamie sobre os seus itens preferidos, que para a norte-americana são o contrapeso do seu estilo decorativo. “Este tipo de objetos são ótimos para dar um toque mais arrojado à minha casa, para não ser tudo muito feminino.” Certo. O equilíbrio é a palavra-chave, seja qual for a situação, e é por isso que, segundo Nelson, a garagem é o espaço com menos glamour deste palácio em tons de rosa. “Os meus motores estão na garagem, onde gosto de me sujar,” confessa. Se fossem motores vulgares diríamos que sim, que a garagem de Jamie é o espaço com menos glamour. No entanto, é lá que guarda as suas motas, o Mustang e o Cadillac - que, surpresa, surpresa, são cor-de-rosa. Querida Jamie, até a tua garagem é um sonho. 

Quando lhe perguntamos qual é a sua divisão preferida, Jamie responde-nos - sem surpresa, temos de confessar - que é a casa de banho. Sim, aquela casa de banho que está inteiramente coberta de faux fur. “Adoro maquilhar-me e ouvir música lá. A banheira redonda e as paredes de pelo são reconfortantes.” Ter uma casa de banho com paredes revestidas a pelo não é para qualquer um - se vivermos no centro de Lisboa e só tivermos uma casa de banho, parece-nos impossível. Qual é a manutenção, é a primeira pergunta que nos surge: “Comprei alguns sprays para limpar os tecidos. Tenho três portas - uma para o pátio e duas interiores - a circulação do ar não é um problema. A banheira não é utilizada com muita frequência para não haver problemas de humidade.” Ufa. Ficamos mais descansados.

Agora sim, qual foi a inspiração? “Jayne Mansfield. Há fotografias épicas dela numa casa de banho inteiramente cor-de-rosa, toda coberta em pelo, ou carpete. Há qualquer coisa de porno dos anos 70, ali. É grotesco mas, ao mesmo tempo, muito sexy e confortável.” 

Jamie está na indústria há 15 anos e a sua lente já registou nomes bem conhecidos, entre eles Lily Allen, Solange Knowles e Drew Barrymore. Mensalmente, publica vários editoriais de Moda e Beleza, alguns deles nas páginas da Vogue Portugal, que são inclusive fotografados nesta mansão. “As sessões fotográficas são uma boa motivação e um deadline para terminar determinadas divisões.” Esta casa, que é um universo, resulta dos vários anos de trabalho de Jamie. Aqui, tudo é construído com base nos truques que diariamente aprende ao construir cenários para as suas sessões fotográficas. “Não saio tanto à noite como o fazia quando vivia em Nova Iorque. Hoje em dia, fico em casa a pintar ou a colar pelo falso às paredes, como uma croma.” 

 

Com uma casa assim, histórias não devem faltar, o que nos faz questionar sobre os momentos mais insólitos que já ali aconteceram. “Tenho uma bicicleta estática cor-de-rosa [não seria de outra cor] ao pé da piscina. Quando faço festas, as pessoas sentam-se com uma cerveja na mão e um hambúrguer na outra, e pedalam noite dentro,” começa por contar. “Recentemente, fotografei a Kourtney Kardashian no meu jardim e a equipa do reality show dela, Keeping up With the Kardashians, filmaram-na a pedalar ao pé da piscina com um robe. E aí pensei: ‘que vida estranha que eu tenho’.” Dizer que a vida de Jamie é estranha parece-nos redutor para toda a fantasia que acontece dentro e fora destas quatro paredes. Preferimos dizer que a vida de Jamie é um reflexo da sua personalidade, do seu gosto e do seu espírito livre. Long live Jamie.

 

Artigo originalmente publicado na edição de agosto de 2019 da Vogue Portugal.

Artigos Relacionados

Tendências 18. 7. 2019

Na minha casa ou na tua, Instagram?

A resposta a esta pergunta está numa destas seis páginas de Instagram dedicadas ao Design de Interiores.

Ler mais

Compras 24. 5. 2019

15 almofadas para mudar o ambiente de qualquer espaço

Às vezes não é preciso dar início a uma extreme makeover, basta ter a almofada certa.

Ler mais

Tendências 17. 4. 2019

As sete coisas que nos chamaram a atenção no Salone del Mobile 2019

Das propostas da Hermès às da Louis Vuitton, reunimos os sete melhores momentos do Salone del Mobile, que é como quem diz: sete motivos para redecorar a sua casa.

Ler mais

Compras 29. 1. 2019

15 objetos com a magia da casa dos avós

É hora de trazer a nostalgia para a decoração de interiores.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK