Curiosidades   Moda  

8 curiosidades fascinantes sobre Alexander McQueen

12 Feb 2026
By Alexandre Marain

Dave Benett/Getty Images

Uma retrospetiva sobre as histórias que moldaram o mito de Alexander McQueen.

Mais de uma década após sua morte repentina, Alexander McQueen continua a ser uma das figuras mais fascinantes da Moda. O criador visionário marcou toda uma época com seus desfiles espetaculares e provocantes. Recordamos 8 curiosidades que moldaram o mito do designer britânico.

Tinha um grande fascínio por pássaros...

Diz-se que Alexander McQueen era um membro ativo do clube de jovens ornitólogos da sua escola secundária. Basta recordar o desfile primavera/verão de 1995, intitulado The Birds, ou o seu extraordinário cenário da primavera/verão de 2008, que simulava asas de pássaros em pleno voo com a ajuda de luzes LED a piscar.

Desfile Alexander McQueen primavera/verão 2008
Getty Images

... e pelo abismo

Alexander McQueen não só era um grande entusiasta da ornitologia, como também fascinado pelas profundezas marinhas. A sua coleção primavera/verão 2010 ficou na memória, com vestidos extraordinários inspirados em jamantas.

Alexander McQueen primavera/verão 2010
Victor Boyko/Getty Images

Foi quem criou o visual mais icónico de David Bowie

Conhecido pelo seu estilo arrojado, David Bowie revolucionou a Moda e a música, sendo elevado ao estatuto de ícone. E Alexander McQueen faz parte daqueles que contribuíram para o seu sucesso. No final da década de 1990, o artista convidou o designer, então recém-licenciado, para criar um casaco comprido com as cores da Union Jack para a capa do seu álbum Earthling. Uma peça que David Bowie não hesitou em usar durante toda a sua digressão de 1997.

David Bowie
Getty Images

Mantinha uma relação próxima com Björk

A relação que Alexander McQueen mantinha com o mundo da música e das artes confirmou-se quando criou o seu primeiro custom look para a cantora islandesa Björk: o quimono inspirado na capa do álbum Homogenic, realizado por Nick Knight. O designer viria a assinar outros looks, como o vestido vermelho com penas de avestruz e lâminas de vidro usado pela artista durante a sua digressão Vespertine, bem como o look inteiramente concebido com pérolas do videoclipe Pagan Poetry. Em homenagem ao seu talento, Björk prestou uma sentida performance a McQueen durante o seu funeral em 2010, interpretando o tema Gloomy Sunday.

Alexander McQueen e Björk
Getty Images

Foi a jornalista Isabella Blow quem lançou a sua carreira

Em 1992, a jornalista de Moda britânica Isabella Blow visitou a Central Saint Martins para conhecer as coleções de final de ano dos estudantes. Foi lá que conheceu Lee Alexander McQueen. Encantada com o olhar e o senso de estilo do designer, Isabella Blow comprou toda a sua coleção por 5,000 libras e decidiu apoiá-lo. Foi a jornalista quem começou a chamá-lo pelo seu segundo nome, conhecido por todos, Alexander.

Getty Images

Foi o primeiro designer a colaborar com a MAC Cosmetics

Hoje, a MAC Cosmetics conquistou um lugar de destaque na indústria da Moda ao assinar uma série de colaborações importantes, nomeadamente com Proenza Schouler e Gareth Pugh. Mas foi Alexander McQueen quem deu o primeiro passo. Em 2007, o designer colaborou na criação de uma linha de sombras e eyeliners em tons intensos, inspirada em Elizabeth Taylor e no seu papel de Cleópatra no icónico filme de 1963 com o mesmo nome. A coleção foi apresentada após o desfile outono/inverno 2007-2008.

Michelle Leung/WireImage

Alexander McQueen era um cinéfilo

Várias das suas coleções são diretamente inspiradas em obras-primas do cinema. Regressemos ao outono/inverno de 1993/1994. Recém-licenciado pela Central Saint Martins, o designer explora a personagem interpretada por Robert De Niro em Taxi Driver, revisitando, em particular, a cena em que Travis Bickle rapa a cabeça. Na temporada seguinte, o designer homenageia o thriller Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, antes de se inspirar, para a primavera/verão de 1996, em The Hunger, de Tony Scott, e, em 1999, em Shining, de Stanley Kubrick, um dos seus realizadores favoritos (segundo consta).

Alexander McQueen ready-to-wear primavera/verão 1995
Vogue Runway

Foi um designer muito premiado

Prova definitiva do seu talento, Alexander McQueen foi premiado várias vezes (quatro vezes, para sermos exatos) com o título de Designer Britânico do Ano pelo British Fashion Council. Em 2004, o designer foi nomeado Designer de Moda Masculina do Ano, apenas um ano depois de receber o Prémio CFDA na categoria de Melhor Designer Internacional e ter sido condecorado com o título de CBE pela Rainha Elizabeth II pelo seu envolvimento no mundo da Moda.

Dave Benett/Getty Images

Traduzido do original, disponível aqui.

Alexandre Marain By Alexandre Marain

Relacionados


Lifestyle   Pessoas  

Nightclubbing: uma retrospetiva dos Club Kids

15 Jan 2026

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Óculos de sol futuristas

05 Feb 2026

Moda  

Radical Chic: a visão moderna de Jonathan Anderson para a Dior

28 Jan 2026

Moda  

Respectfully, Red: a história do vermelho na Moda

29 Jan 2026