Artigo Anterior

Sete momentos de Moda do grande (e pequeno) ecrã de que todos falámos em 2021

Notícias 7. 1. 2022

Demna e Ye juntos em novo projeto, conheça Yeezy Gap Engineered by Balenciaga

by Nicole Phelps

 

© Mert and Marcus; Willy VanderperreMert and Marcus; Willy Vanderperre

Está preparado para isto? Os amigos e colaboradores Ye e Demna, que até recentemente eram conhecidos por Kanye West e Demna Gvasalia, uniram forças para um novo projeto na GAP. “É uma visão tornada realidade trabalhar com a GAP e o Demna, diretor criativo da Balenciaga, para idealizar um produto incrível para todos a qualquer altura”, contou Ye à Vogue.

A coleção reúne o rapper mundialmente famoso e criativo e a marca de Moda mais desejada do planeta via uma das marcas mais famosas norte-americanas. A primeira coleção de Alta-Costura de Demna para a Balenciaga, em julho passado, foi universalmente elogiada como um triunfo, e para a linha de pronto-a-vestir, o designer associou-se a um mini-episódio dos The Simpsons, que contou com uma premiere e passadeira vermelha em Paris. Já Ye assinou um contrato gigantesco de 10 anos com a GAP em 2020 e, embora, apenas algumas peças tenham sido lançadas até à data, tem atraído muito atenção. Quando foi colocado à venda, pela primeira vez, o Round Jacket, que custava 200 dólares, depressa esgotou. Agora, há uma versão vermelha à venda no site goat.com pelo preço de € 629. 

As colaborações tornaram-se uma norma na indústria da Moda - vejamos Fendi e Versace ou Balenciaga e Gucci. Mas Ye e Demna olham para esta colaboração de forma diferente. Oficialmente, este projeto tem o nome de Yeezy Gap Engineered by Balenciaga.

Balenciaga a preços GAP? Demna esclarece: "Este é um desafio muito diferente. Sempre apreciei o utilitarismo e a acessibilidade da GAP. Partilho algumas das mesmas sensibilidades na minha linguagem criativa. Este projecto permitiu-me juntar forças [com o Ye] para criar Moda utilitarista para todos.” 

As sensibilidades de Ye e Demna estão há muito alinhadas. Demna diz, "há um certo minimalismo urbano e poesia na nossa estética, [e] também um desejo de alargar os limites". Mas nos últimos meses, os dois têm estado a preparar Engineered by. Demna co-criou os palcos e os livestreams do mais recente álbum de Ye, Donda. Ye, pela sua vez, tornou-se o maior cliente de Balenciaga. Há apenas seis dias foi visto na boutique da marca em Miami com os braços cheios de sacos de compras.

A primeira coleção da Yeezy Gap Engineered by Balenciaga está prevista para junho, com uma outra no final do ano. E - quem sabe? - talvez haja mais coisas a serem preparadas. "Há muito poucas pessoas que eu conheço, especialmente do calibre do Yeezy, que realmente compreendem tão bem o meu trabalho. Ele faz-me sair da minha zona de conforto e ser um melhor designer. Não há ego quando colaboramos, apenas um impulso mútuo para evoluir e fazer algo de grande e novo," remata Demna.