Estilo   Pessoas  

Winona Forever: os 90’s no estilo único da estrela de Hollywood

29 Oct 2018
By Ellen Burney

É a madrinha do grunge em Hollywood e musa de Marc Jacobs. Em homenagem à estrela de Stranger Things, Winona Ryder, a Vogue reuniu o melhor do seu guarda-roupa dos anos 90, dos slip dresses aos jeans e fan-girl t-shirts.

É a madrinha do grunge em Hollywood e musa de Marc Jacobs. Em homenagem à estrela de Stranger Things, Winona Ryder, a Vogue reuniu o melhor do seu guarda-roupa dos anos 90, dos slip dresses aos jeans e fan-girl t-shirts.

©GettyImages

Em bandanas e calças cor de biscoito, mules e fatos em tom cacau, a atriz duas vezes nomeada para um Óscar da Academia é indiscutivelmente a madrinha do grunge dos anos 90 - com um allure tão irresistível que a própria Audrey Hepburn enviou à então adolescente roupa em segunda mão, incluindo um par de luvas em seda que Winona mais tarde ofereceu a Tavi Gevinson.

Assim que o auge dos anos 80 chegava ao fim - e a recém-chegada à indústria estava a dar que falar nos filmes Beetlejuice e Heathers, de 1988 - Ryder chegava às red carpets com uns sapatos rasos gastos, jeans azuis e um chapéu de baseball, ou então elevava o visual com um aglomerado de chokers em corda preta, pequenos cardigans, casacos em veludo, vestidos com alças spaghetti e muitas peças pretas em pele. 

Papéis assombrados - do Bram Stoker’s Dracula de 1992 ao The Crucible de Nicholas Hytner, quatro anos mais tarde - encaixavam na perfeição com o look rainha gótica de Winona fora do grande ecrã, que vestia com frequência preto da cabeça aos pés, batom vermelho-vinho e um crucifixo. Também as suas roupas em Reality Bites de 1994 e Girl, Interrupted, de 1999 - slip dresses, casacos oversized, botas desgastadas e biker jackets - combinavam com o seu estilo do dia-a-dia. Fatos não estruturados combinados com meias brancas e sapatos brogues, t-shirts de bandas (The Clash, Leonard Cohen, Tom Waits) e os clássicos Levi’s 501 de cintura subida, tornaram-se parte do seu estilo de culto.

Na passadeira vermelha, juntou o seu repertório de casacos - com pelo no colarinho, em veludo ou em pele - a vestidos com decote redondo por baixo. E se sucumbiu a uma silhueta delicada, fê-lo sempre com sofisticação - por exemplo, o vestido ao estilo dos anos 50 coberto de renda preta que usou num festival de cinema, em 1996.

“Ela tem o glamour que se perdeu hoje em dia, que foi esmagado pelo Instagram e pelo TMZ”, disse o guionista de Heathers ao The New York Times, em 2016. "Ela inspira um certo amor de culto que não vejo outras inspirarem”. 

Como diria a sua personagem Veronica, em Heathers: “How very”.

Ellen Burney By Ellen Burney

Relacionados


Editorial | The What's Next Issue, Dez'24-Jan'25

07 Dec 2024

Lifestyle  

Guia de presentes de Natal 2024| Wishlist da redação

07 Dec 2024

Curiosidades   Moda  

Em Wicked, o figurinista Paul Tazewell faz magia

06 Dec 2024

Moda  

La Ballerine

06 Dec 2024