Artigo Anterior

#VogueBookClub: Paris é uma festa, de Ernest Hemingway

Próximo Artigo

O que lhe reservam os astros para esta semana?

Palavra da Vogue 11. 1. 2022

#VogueBookClub: Vox, de Christina Dalcher

by Mariana Matos

 

O livro Vox, de Christina Dalcher, tinha tanto, mas tanto potencial que no fim só desiludiu. E se desiludiu…

A premissa do livro tinha tudo para ser uma distopia “perfeita”, que nos faria não querer largar o livro nem por um segundo. Ou pelo menos foi essa a ideia com que fiquei quando li a apresentação do mesmo.

Ambientado nos Estados Unidos da América, um culto religioso misógino tomou conta do poder governamental e fez das mulheres o seu principal alvo. Consideradas agora como cidadãs de segunda, as mulheres viram muitos dos seus direitos revogados. Já não são donas de si mesmas – sem acesso a passaportes, empregos e, muito menos, sem poderem falar. Limitadas a apenas 100 palavras por dia. 

Eu sei, um choque. Quem é que realmente consegue viver só com 100 palavras por dia? Em média, uma pessoa diz 16 mil palavras num só dia (segundo dados do livro). E tal como disse um enredo que podia ter muito para ser desenvolvido. No entanto, não superou as minhas expectativas.

Jean McClellan é a personagem principal desta história. É uma cientista que trabalha na pesquisa de tratamentos de linguística em pacientes que sofreram um AVC. Uma personagem que tinha tudo para ser forte, inteligente e interessante. Uma autêntica heroína, mas que ao longo do livro não se desenvolve muito, tornando-se até numa personagem desagradável e pouco apreciada. Sem querer dar spoilers: de heroína tem muito pouco... Talvez a culpa seja minha por criar uma grande expectativa numa só protagonista, de querer que esta seja a resposta aos problemas daquela sociedade. Uma personagem que não tenha falhas, pelo menos não as falhas que ela apresenta. Mas é uma personagem real, talvez demasiado real...

Contudo, o derradeiro prego no caixão para mim foi o final. Se não quiserem spoilers é aqui que eu aconselho a pararem de ler este texto, porque este spoiler tem mesmo de ser dado (pelo menos se quiserem compreender a minha frustração com o enredo). Um livro que se foca tanto na mulher, nos direitos femininos e no poder que este género tem e podia ter neste mundo e quem salva o dia é um HOMEM? Fiquei estupefacta, incrédula e chocada com a mensagem que mais uma vez a mulher parece estar dependente do homem para existir.

Pontuação:

 

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal, neste espaço um membro da equipa Vogue Portugal propõe-se a refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 4. 1. 2022

#VogueBookClub: Paris é uma festa, de Ernest Hemingway

O escritor norte-americano transporta-nos com as suas palavras até à cidade Luz.

Ler mais

Palavra da Vogue 28. 12. 2021

#VogueBookClub: O Livro da Piedade e da Morte, de Pierre Loti

O título não engana. No fim de uma leitura dolorosa e demorada, o que fica é uma sensação de mágoa que me faz questionar se deveria sequer ter lido estes contos.

Ler mais

Palavra da Vogue 21. 12. 2021

#VogueBookClub | O Ano Do Pensamento Mágico, de Joan Didion

É cru, brutal, preciso, imediato, literário e, tendo em conta a temática, de fácil leitura. O Ano Do Pensamento Mágico é um daqueles livros aos quais não conseguimos ficar indiferentes. Joan Didion dá-nos um murro no estômago sem pedir licença.

Ler mais

Palavra da Vogue 14. 12. 2021

#VogueBookClub: A Metamorfose, de Franz Kafka

Uma das obras literárias mais conhecidas do autor checo está em destaque no #VogueBookClub.

Ler mais

Palavra da Vogue 7. 12. 2021

#VogueBookClub: Pachinko, de Min Jin Lee

Livros de ficção histórica sempre me deixaram um pouco de pé atras. Talvez por me ver confrontada com momentos trágicos e, muitas vezes, fatídicos da nossa sociedade, relembrando-me assim quão cru e injusto o mundo às vezes consegue realmente ser.

Ler mais

Palavra da Vogue 30. 11. 2021

#VogueBookClub: A Little Life, de Hanya Yanagihara

Esta semana, o eleito do #VogueBookClub é o grande romance contemporâneo que parte qualquer coração.

Ler mais

Palavra da Vogue 23. 11. 2021

#VogueBookClub | Jóquei, de Matilde Campilho

A poesia de Matilde Campilho é construída através daquilo que observa, resultando em reflexões descomprometidas sobre aquilo que leu, ouviu e, acima de tudo, viveu.

Ler mais

Palavra da Vogue 16. 11. 2021

#VogueBookClub: Flores, de Afonso Cruz

Para mais uma edição do #VogueBookClub, colocamos em destaque uma das obras mais conhecidas do português Afonso Cruz.

Ler mais

Palavra da Vogue 9. 11. 2021

#VogueBookClub: Encontra-me, de André Aciman

Esta semana no #VogueBookClub, discutimos a sequela de “Chama-me Pelo Teu Nome”, de André Aciman.

Ler mais

Palavra da Vogue 2. 11. 2021

#VogueBookClub: Violet Bent Backwards Over the Grass, de Lana del Rey

Na estreia literária de Lana del Rey, o jogo de palavras é excecional e as histórias deliciosas. Longe da persona pública que conhecemos nestas páginas, del Rey revela-se como nunca antes o fez - proporcionando assim uma visão profunda sobre a pessoa em que se está a tornar.

Ler mais