Opinião   Palavra da Vogue  

#VogueBookClub: Os Interessantes, de Meg Wolitzer

17 May 2022
By Pedro Vasconcelos

Através da história de uma amizade que abrange quatro décadas, Wolitzer analisa a natureza complicada da natureza humana de forma extremamente digerível.

Através da história de uma amizade que abrange quatro décadas, Wolitzer analisa a origem complicada da natureza humana de forma extremamente digerível.

Os Interessantes apanhou-me de surpresa, um livro para o qual não tinha uma expetativa monumental, mas que, com a sua leitura extremamente rápida, facilmente me imergiu dentro do seu mundo. Costumava ser um dos meus preferidos, sinceramente hoje em dia já não se encontra nesse pódio, mas nem por isso deixo de gostar do livro, apenas noto a sua ingenuidade.

A narrativa segue 6 amigos ao longo de 4 décadas, desde adolescentes, onde se conhecem num campo de férias, até ao desenvolvimento completo das suas vidas. Ainda que todos comecem no mesmo pé, jovens com sonhos inocentes de sucesso artístico no seu futuro adulto, com a passagem do tempo os desgostos da vida adulta assentam, revelando a profunda disparidade entre as ambições pueris e a realidade amadurecida. Wolitzer utiliza as suas seis personagens para explorar diferentes níveis de sucesso face às idealizações da adolescência, e forma como estas fomentam a natureza complicada de amizades duradouras.

Ainda que revele o lado não tão idílico da vida, Os Interessantes não deixa de ser extremamente leve, uma característica que eu, como amante de livros emocionalmente pesados, embirro ligeiramente. É de facto um livro fantástico para se ler na praia pela forma rápida como nos envolve, mas, pela qualidade de nos imergir, fiquei na expetativa de algo mais. As seis personagens principais passam por situações como depressão, abuso e luto; assuntos desta gravidade são tratados de forma leve comparativamente a livros que abordam os mesmos assuntos. A sua leveza, ainda que por mim protestada, poderá ter sido intencional como um comentário à rapidez com a qual a vida se move, como, de repente, temos quinze anos a sonhar de futuro com amigos, e, passados quarenta anos, o futuro chega, acompanhado quer pela satisfação de sonhos concretizados, quer pelo desgosto de expectativas fracassadas.

Pontuação:

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal. Neste espaço, um membro da equipa da Vogue Portugal propõe-se refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

Pedro Vasconcelos By Pedro Vasconcelos

Relacionados


Inspiring Women  

Iris Apfel: "Acho que um sentido de deslumbramento é absolutamente imperativo"

02 Mar 2024

Inspiring Women   Lifestyle  

Dia da mulher | 5 séries sobre mulheres, para todos

01 Mar 2024

Moda   Coleções  

MFW outono/inverno 2024 | Na Semana de Moda de Milão, o jogo de cadeiras não pára

29 Feb 2024

Tendências  

Nailed it

29 Feb 2024