Opinião   Palavra da Vogue  

#VogueBookClub | No One Is Talking About This, de Patricia Lockwood

18 Jan 2022
By Rui Matos

Como é a vida de uma pessoa que passa demasiado tempo online? Patricia Lockwood pegou no conceito de se “estar extremamente online” e transformou-o num livro.

Como é a vida de uma pessoa que passa demasiado tempo online? Patricia Lockwood pegou no conceito de se “estar extremamente online” e transformou-o num livro.

A Internet com todas as suas ramificações tem sido objeto de estudo para várias obras literárias, The Sluts (2004), de Dennis Cooper; Taipei (2013), de Tao Lin; I Hate the Internet (2016), de Jarett Kobek; e Men and Apparitions (2018), de Lynne Tillman, são alguns dos bons exemplos que retratam a forma como a Internet se intromete nas nossas percepções e na nossa consciência. Estes livros falam de identidade e autenticidade, de trolls e multidões da mesma maneira e com o mesmo ritmo que falam contra e a favor deste avanço tecnológico. O mais recente livro a fazer parte deste grupo é No One Is Talking About This, de Patricia Lockwood, autora de duas coleções de poesia de e um memoir, Priestdaddy.

“Estava aqui a pensar que eu e tu… vemos memes muito diferentes na nossa vida.”

“Mas que estranho, pensou ela enquanto mordia uma fatia de pão com manteiga que sabia a sol em campos verdes, viver num país onde alguém pode dizer ‘o massacre’ e tu não tens que perguntar qual.” 

"Todos os dias víamos novas provas que sugeriam que era o portal que tinha permitido que o ditador subisse ao poder. Isto era humilhante. Seria como descobrir que a Guerra do Vietname foi, secretamente, causada por radioamadores, ou que Napoleão estava a operar exclusivamente a conselho de um papagaio chamado Brian.” 

É desta forma que No One Is Talking About This se desenrola. Os parágrafos surgem como se de tweets se tratassem e a sua escrita é muito próxima daquela que vemos espalhada na timeline do  nosso Twitter. A leitura é simples e o humor é inteligente. Dois bons indicadores para que as leituras de 2022 se iniciem. 

A nossa protagonista não tem nome, mas sabemos que se tornou mundialmente famosa por um tweet que fez: “Podem os cães ser gémeos?”. Rendeu-lhe inúmeras reações e um sucesso estratosférico. Viaja pelo mundo para falar sobre isso mesmo e enquanto o faz escreve aquilo que vê e sente. É no portal que tudo isto se passa - sendo o portal uma referência à Internet e às redes sociais. Lockwood tem uma prosa muita característica e um ritmo que nos cativa. 

No One Is Talking About This divide-se em duas partes: a primeira elabora a questão de se “estar extremamente online” e todas as questões que advém desse comportamento; já na segunda parte entramos na vida pessoal desta protagonista quando a irmã descobre que o bebé que carrega no ventre desenvolveu o síndrome de proteus, uma condição rara que é caracterizada pelo excesso de ossos e pele. Esta última parte é uma história profundamente emocional sobre amor e luto, ao mesmo tempo levanta questões pertinentes sobre a documentação destas situações nas redes sociais. O estilo fragmentado continua mesmo quando o tema deixa as frivolidades de uma vida online e se centra numa questão mais emocional. Se no início No One Is Talking About This nos apresenta um tom mais humorístico, as últimas páginas dão-nos um murro no estômago.

Foi em fevereiro de 2021, quando elaborei uma lista com os 15 livros que queria ler em 2021, que me deparei com esta história. Fiquei com este título na cabeça desde então, esperei que fosse publicado em Portugal, mas também não consegui esperar muito até o comprar - a publicação do livro de Patricia Lockwood em português não está ainda à vista. A verdade é que este livro não cumpriu as minhas expectativas, mas também não as defraudou por completo.

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal, neste espaço um membro da equipa Vogue Portugal propõe-se a refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

 

 

 

 

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Inspiring Women  

Iris Apfel: "Acho que um sentido de deslumbramento é absolutamente imperativo"

02 Mar 2024

Inspiring Women   Lifestyle  

Dia da mulher | 5 séries sobre mulheres, para todos

01 Mar 2024

Moda   Coleções  

MFW outono/inverno 2024 | Na Semana de Moda de Milão, o jogo de cadeiras não pára

29 Feb 2024

Tendências  

Nailed it

29 Feb 2024