O que lhe reservam os astros para esta semana?
O que lhe reservam os astros para esta semana?
Palavra da Vogue 18. 1. 2022
Como é a vida de uma pessoa que passa demasiado tempo online? Patricia Lockwood pegou no conceito de se “estar extremamente online” e transformou-o num livro.
A Internet com todas as suas ramificações tem sido objeto de estudo para várias obras literárias, The Sluts (2004), de Dennis Cooper; Taipei (2013), de Tao Lin; I Hate the Internet (2016), de Jarett Kobek; e Men and Apparitions (2018), de Lynne Tillman, são alguns dos bons exemplos que retratam a forma como a Internet se intromete nas nossas percepções e na nossa consciência. Estes livros falam de identidade e autenticidade, de trolls e multidões da mesma maneira e com o mesmo ritmo que falam contra e a favor deste avanço tecnológico. O mais recente livro a fazer parte deste grupo é No One Is Talking About This, de Patricia Lockwood, autora de duas coleções de poesia de e um memoir, Priestdaddy.
“Estava aqui a pensar que eu e tu… vemos memes muito diferentes na nossa vida.”
“Mas que estranho, pensou ela enquanto mordia uma fatia de pão com manteiga que sabia a sol em campos verdes, viver num país onde alguém pode dizer ‘o massacre’ e tu não tens que perguntar qual.”
"Todos os dias víamos novas provas que sugeriam que era o portal que tinha permitido que o ditador subisse ao poder. Isto era humilhante. Seria como descobrir que a Guerra do Vietname foi, secretamente, causada por radioamadores, ou que Napoleão estava a operar exclusivamente a conselho de um papagaio chamado Brian.”
É desta forma que No One Is Talking About This se desenrola. Os parágrafos surgem como se de tweets se tratassem e a sua escrita é muito próxima daquela que vemos espalhada na timeline do nosso Twitter. A leitura é simples e o humor é inteligente. Dois bons indicadores para que as leituras de 2022 se iniciem.
A nossa protagonista não tem nome, mas sabemos que se tornou mundialmente famosa por um tweet que fez: “Podem os cães ser gémeos?”. Rendeu-lhe inúmeras reações e um sucesso estratosférico. Viaja pelo mundo para falar sobre isso mesmo e enquanto o faz escreve aquilo que vê e sente. É no portal que tudo isto se passa - sendo o portal uma referência à Internet e às redes sociais. Lockwood tem uma prosa muita característica e um ritmo que nos cativa.
No One Is Talking About This divide-se em duas partes: a primeira elabora a questão de se “estar extremamente online” e todas as questões que advém desse comportamento; já na segunda parte entramos na vida pessoal desta protagonista quando a irmã descobre que o bebé que carrega no ventre desenvolveu o síndrome de proteus, uma condição rara que é caracterizada pelo excesso de ossos e pele. Esta última parte é uma história profundamente emocional sobre amor e luto, ao mesmo tempo levanta questões pertinentes sobre a documentação destas situações nas redes sociais. O estilo fragmentado continua mesmo quando o tema deixa as frivolidades de uma vida online e se centra numa questão mais emocional. Se no início No One Is Talking About This nos apresenta um tom mais humorístico, as últimas páginas dão-nos um murro no estômago.
Foi em fevereiro de 2021, quando elaborei uma lista com os 15 livros que queria ler em 2021, que me deparei com esta história. Fiquei com este título na cabeça desde então, esperei que fosse publicado em Portugal, mas também não consegui esperar muito até o comprar - a publicação do livro de Patricia Lockwood em português não está ainda à vista. A verdade é que este livro não cumpriu as minhas expectativas, mas também não as defraudou por completo.
Pontuação:
O Vogue Book Club é uma rubrica semanal, neste espaço um membro da equipa Vogue Portugal propõe-se a refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.
Palavra da Vogue 11. 1. 2022
#VogueBookClub: Vox, de Christina Dalcher
O livro Vox, de Christina Dalcher, tinha tanto, mas tanto potencial que no fim só desiludiu. E se desiludiu…
Ler maisPalavra da Vogue 4. 1. 2022
#VogueBookClub: Paris é uma festa, de Ernest Hemingway
O escritor norte-americano transporta-nos com as suas palavras até à cidade Luz.
Ler maisPalavra da Vogue 28. 12. 2021
#VogueBookClub: O Livro da Piedade e da Morte, de Pierre Loti
O título não engana. No fim de uma leitura dolorosa e demorada, o que fica é uma sensação de mágoa que me faz questionar se deveria sequer ter lido estes contos.
Ler maisPalavra da Vogue 21. 12. 2021
#VogueBookClub | O Ano Do Pensamento Mágico, de Joan Didion
É cru, brutal, preciso, imediato, literário e, tendo em conta a temática, de fácil leitura. O Ano Do Pensamento Mágico é um daqueles livros aos quais não conseguimos ficar indiferentes. Joan Didion dá-nos um murro no estômago sem pedir licença.
Ler maisPalavra da Vogue 14. 12. 2021
#VogueBookClub: A Metamorfose, de Franz Kafka
Uma das obras literárias mais conhecidas do autor checo está em destaque no #VogueBookClub.
Ler mais