Opinião   Palavra da Vogue  

#VogueBookClub: Encontra-me, de André Aciman

09 Nov 2021
By Joana Rodrigues Stumpo

Esta semana no #VogueBookClub, discutimos a sequela de “Chama-me Pelo Teu Nome”, de André Aciman.

Esta semana no #VogueBookClub, discutimos a sequela de Chama-me Pelo Teu Nome, de André Aciman.

A história de Elio e Oliver, em Chama-me Pelo Teu Nome, preencheu corações por todo o mundo, apenas para depois os partir. Um romance jovem e inocente de descoberta da sexualidade, a obra mostra uma relação de afeto crua e nua dos preconceitos que dominavam a década de oitenta. 

Em Encontra-me, o leitor espera dar continuidade ao romance dos dois protagonistas, que se viram separados no fim do primeiro livro. A maior expectativa era a de satisfazer a saudade não só das personagens, mas também do relacionamento que mantinham, da sua essência verdadeira, pura e sem escrúpulos. Na sequela, o sentimento que dominou toda a leitura não foi a euforia ou o entusiasmo, mas a desilusão. Desilusão pela distância entre Elio e Oliver, pela demora no seu reencontro, e, claro, uma enorme desilusão na escolha do novo protagonista e na sua história. Não que haja algo de errado com Samuel Pearlman, mas parece bastante improvável que conheça a sua alma gémea nas circunstâncias em que aconteceu e que ambos soubessem imediatamente que estavam perante a sua cara-metade. Além disso, a rapidez com que os dois se juntam e formam uma família é irreal - apesar de se tratar de um romance, o seu antecessor, Chama-me Pelo Teu Nome, estabeleceu um ritmo mais verdadeiro e genuíno. Na sequela, pouco parece ser autêntico ou natural. Aliás, até o tão antecipado reencontro de Elio e Oliver é forçado. 

Depois do sucesso do primeiro livro, adaptado ao grande ecrã com Timothée Chalamet e Armie Hammer, André Aciman deixou as expectativas altas, para depois falhar miseravelmente. Não consigo deixar de sentir até alguma satisfação pelo cancelamento da adaptação cinematográfica de Encontra-me - nem Timothée Chalamet a poderia salvar.

Pontuação:

[get_voting id="10"]

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal, neste espaço um membro da equipa Vogue Portugal propõe-se a refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

Joana Rodrigues Stumpo By Joana Rodrigues Stumpo

Relacionados


Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Subversive

22 Feb 2024

Entrevistas  

Conheça Adrian Appiolaza, o novo diretor criativo da Moschino

21 Feb 2024

Moda   Coleções  

LFW outono/inverno 2024 | O 40º aniversário da Semana de Moda de Londres

21 Feb 2024