Opinião   Palavra da Vogue  

#VogueBookClub: Encontra-me, de André Aciman

09 Nov 2021
By Joana Rodrigues Stumpo

Esta semana no #VogueBookClub, discutimos a sequela de “Chama-me Pelo Teu Nome”, de André Aciman.

Esta semana no #VogueBookClub, discutimos a sequela de Chama-me Pelo Teu Nome, de André Aciman.

A história de Elio e Oliver, em Chama-me Pelo Teu Nome, preencheu corações por todo o mundo, apenas para depois os partir. Um romance jovem e inocente de descoberta da sexualidade, a obra mostra uma relação de afeto crua e nua dos preconceitos que dominavam a década de oitenta. 

Em Encontra-me, o leitor espera dar continuidade ao romance dos dois protagonistas, que se viram separados no fim do primeiro livro. A maior expectativa era a de satisfazer a saudade não só das personagens, mas também do relacionamento que mantinham, da sua essência verdadeira, pura e sem escrúpulos. Na sequela, o sentimento que dominou toda a leitura não foi a euforia ou o entusiasmo, mas a desilusão. Desilusão pela distância entre Elio e Oliver, pela demora no seu reencontro, e, claro, uma enorme desilusão na escolha do novo protagonista e na sua história. Não que haja algo de errado com Samuel Pearlman, mas parece bastante improvável que conheça a sua alma gémea nas circunstâncias em que aconteceu e que ambos soubessem imediatamente que estavam perante a sua cara-metade. Além disso, a rapidez com que os dois se juntam e formam uma família é irreal - apesar de se tratar de um romance, o seu antecessor, Chama-me Pelo Teu Nome, estabeleceu um ritmo mais verdadeiro e genuíno. Na sequela, pouco parece ser autêntico ou natural. Aliás, até o tão antecipado reencontro de Elio e Oliver é forçado. 

Depois do sucesso do primeiro livro, adaptado ao grande ecrã com Timothée Chalamet e Armie Hammer, André Aciman deixou as expectativas altas, para depois falhar miseravelmente. Não consigo deixar de sentir até alguma satisfação pelo cancelamento da adaptação cinematográfica de Encontra-me - nem Timothée Chalamet a poderia salvar.

Pontuação:

[get_voting id="10"]

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal, neste espaço um membro da equipa Vogue Portugal propõe-se a refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

Joana Rodrigues Stumpo By Joana Rodrigues Stumpo

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024