Opinião   Palavra da Vogue  

#VogueBookClub: A Metamorfose, de Franz Kafka

14 Dec 2021
By Mariana Silva

Uma das obras literárias mais conhecidas do autor checo está em destaque no #VogueBookClub.

Uma das obras literárias mais conhecidas do autor checo está em destaque no #VogueBookClub.

Decidi que tinha de ler Kafka no dia em que me despedi da República Checa. Após seis meses a viver em solo checo, sabia que o meu processo de assimilação cultural nunca ficaria completo sem ler aquele que é um dos autores mais importante do país. Entretanto, o tempo passou e nunca mais me lembrei desta promessa até ao dia em que me deparei com A Metamorfose numa feira em Lisboa. Era a minha oportunidade. 

Peguei neste livro sabendo que tinha uma grande responsabilidade em mãos, ou não seria A Metamorfose um daqueles clássicos com lugar na lista dos “livros a ler antes de morrer”. Abri a primeira página já com uma opinião moldada pelos grandes críticos, incapaz de entrar sem julgamentos ou ideias pré-concebidas do que havia de esperar desta leitura.

Apesar do grande alarido que rodeia a genialidade de Kafka, A Metamorfose é um livro fácil de ler. Nem uma semana passou até que acabasse de devorar todas as páginas, mesmo tendo conhecimento de que a simplicidade das palavras em nada diminui a dificuldade do seu entendimento. Porque o que se lê neste livro precisa de ser interpretado, digerido. E isso sim precisa do seu tempo. 

Tenha sido por falta de horas no dia ou por ter assimilado diversas interpretações da obra antes de ter a possibilidade de formular a minha, fechei o livro, no mínimo… pouco impressionada. Prometeram-me uma leitura capaz de mudar vidas e recebi algo que, embora tenha sido desconcertante, não me trouxe a epifania final que era suposto fazer tudo o resto valer a pena. 

Ainda assim, não seria correto da minha parte não recomendar esta leitura. Omiti quaisquer resumos d’A Metamorfose propositadamente, para que se possa acompanhar o desenrolar da história sem saber de antemão o seu fim. As obras de Kafka são uma experiência à espera de ser vivida e talvez o meu problema seja que a vivi muito antes através do olhar de terceiros. 

A verdade é que já não poderei ter mais nenhuma primeira vez com esta obra, mas também não será desta que irei desistir do génio checo: O Veredicto será o próximo. 

Pontuação:

O Vogue Book Club é uma rubrica semanal, neste espaço um membro da equipa Vogue Portugal propõe-se a refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador. Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.

 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 16 a 22 de julho

16 Jul 2024

Opinião   Editorial  

Editorial | "Winners Never Quit", julho-agosto 2024

16 Jul 2024

Compras  

Test Drive | Protetores solares: Sol, a quanto obrigas

15 Jul 2024

Moda  

Open Call | (Mis)Fortune

14 Jul 2024