O que lhe reservam os astros para a semana de 4 a 11 de outubro
O que lhe reservam os astros para a semana de 11 a 17 de outubro
Palavra da Vogue 4. 10. 2022
Numa compilação de 101 ideias, Corner apresenta o mundo da Moda na sua forma mais elementar.
A leitura de Why Fashion Matters foi uma das razões pela qual me encontro na minha carreira atual. Quando primeiro vi este livro o meu interesse pela Moda já era palpável, mas admiti-lo trazia consigo uma espécie de vergonha, já que a esta, pelo menos onde cresci, se associava a futilidade. Corner, académica veterana nesta indústria e então diretora do London College of Fashion, explica, ainda que de forma sucinta, a profundidade que a Moda tem, e o seu potencial como força transformadora do mundo.
Não é um livro revolucionário e se já se encontrar familiarizado com este mundo achará as declarações de Corner demasiado simples, e até óbvias em certos momentos. Mas, esta não é uma obra que procura reinventar a roda, ou oferecer uma perspetiva inovadora, é simplesmente um manual de introdução à Moda para aqueles que (ainda) não entendem a sua profundidade.
Corner analisa o impacto cultural, ecológico, económico e social de uma das primeiras indústrias da humanidade. Desde a auto-expressão à preservação de técnicas milenares, os pequenos textos expõem diferentes perspetivas. Mas não se consideram apenas a forma positiva como a Moda beneficia o mundo, ainda que de forma breve, a escritora é bem sucedida em introduzir pequenas sementes críticas na mente de quem lê as suas palavras, nomeadamente do que se trata do impacto ambiental da indústria.
Se não o tivesse lido pela primeira vez quando tinha 15 anos, provavelmente não o leria agora, mas estaria a mentir se dissesse que não o revisito periodicamente. Why Fashion Matters cumpre o seu objetivo de forma eficiente, numa tarde (nem tanto se tiver um ritmo de leitura rápido) entende-se as diferentes profundidades, implicações e utilidades da Moda. Um must para os que procuram enveredar por este mundo e não sabem onde começar.
Palavra da Vogue 27. 9. 2022
#VogueBookClub: a rentrée literária
Com a nova estação, novidades merecedoras de atenção inundam as prateleiras de livrarias por todo o mundo.
Ler maisPalavra da Vogue 20. 9. 2022
#VogueBookClub: Piranesi, de Susanna Clarke
Aquilo que começou por ser um inocente mundo de ficção transformou-se numa das metáforas mais poderosas que alguma vez testemunhei.
Ler maisPalavra da Vogue 13. 9. 2022
#VogueBookClub: Fall vibes
Enfrentamos a chuva com a melhor munição possível: livros que tornam o tempo passado em casa num prazer verdadeiramente divino.
Ler maisPalavra da Vogue 6. 9. 2022
#VogueBookClub: O Todo-Poderoso, de Irving Wallace
Naquela que é uma crítica ao poder, torna-se quase irónico quanto poder este livro detém sobre nós.
Ler maisPalavra da Vogue 30. 8. 2022
#VogueBookClub: Pessoas Normais, de Sally Rooney
É disto que são feitos os novos clássicos.
Ler maisPalavra da Vogue 23. 8. 2022
#VogueBookClub: Chama-me Pelo Teu Nome, de André Aciman
Abordamos um dos clássicos modernos, um dos mais famosos (e infames) livros do século XXI.
Ler mais