Para a leitura deste mês do Vogue Book Club, a escolha foi "Orbital" de Samantha Harvey.
Vencedor do Booker Prize de 2024, Orbital acompanha seis astronautas que, sob a missão de recolher dados meteorológicos e de avançar o conhecimento científico, orbitam a Terra a bordo de uma nave espacial. Ao longo das páginas, os astronautas observam a beleza silenciosa do nosso planeta, contemplam sobre a fragilidade humana e, de longe, lidam com as consequências das escolhas que fazemos em sociedade.
Inaya Mussa, Jornalista
Numa espécie de contemplação sobre a vida humana e a sua fragilidade, Orbital convida-nos a refletir sobre a relação entre o ser humano e a Terra, enquanto seis astronautas observam o planeta e admiram a sua imensidão. A partir dessa perspetiva distanciada, que evidencia o impacto que exercemos sobre a natureza, Samantha Harvey explora o significado das relações, das memórias e até do ritmo do dia a dia, de forma delicada e nostálgica. Trata-se, sem dúvida, de uma escrita bonita; contudo, a ausência de um enredo definido torna a leitura, por vezes, um pouco árdua e lenta. Ainda assim, é fácil perceber a razão pela qual o livro se tornou um dos títulos mais aclamados de 2024, à medida que a autora nos deleita com uma prosa admirável.
Mariana Pimenta, Editora de Moda
À medida que acompanhamos a vida de seis astronautas no espaço — cada um com a sua própria história e identidade —, Samantha Harvey explora subtilmente o significado da vida, as relações que cultivamos e as dificuldades que acabamos por enfrentar. Embora seja um livro curto, com uma escrita muito bela e filosófica, a meu ver, a narrativa acabou por se prolongar um bocado. No entanto, a parte mais interessante do livro surge quando chega a notícia da morte de um familiar de um dos astronautas. Este cenário infeliz, na minha opinião, representa bem a essência da obra: leva-nos a refletir sobre o que teríamos feito nessa situação e sentir as emoções da própria astronauta ao estar presa no espaço, sem qualquer hipótese de regressar para o funeral da mãe.
Rita Petrone, Jornalista
Em pouco mais de 150 páginas, Orbital é uma observação filosófica da experiência humana e uma carta de amor ao nosso planeta. Entre reflexões existenciais sobre a humanidade e o estado social e climático do planeta, o livro acompanha seis astronautas enquanto orbitam a Terra e espelha a dualidade entre o alívio e a impotência que acompanha a realização de que quando partimos à aventura, a vida continua sem nós. A escrita melódica contempla a nossa procura por adrenalina e equilibra-a com a consequente melancolia de querer regressar a casa e ao conforto que apenas nela encontramos. Apesar de poucas páginas, foi uma leitura lenta; uma espécie de slow burn que me confrontou com a fragilidade da vida (especialmente quando contraposta com a imensidão do universo), reafirmou a necessidade de tomar conta do nosso planeta e me convenceu em apostar em mais obras de Samantha Harvey.
Leitura do próximo mês

Se gostou deste livro, descubra três recomendações na newsletter do Vogue Book Club

Subscreva aqui.
Most popular
10 things I bark about you: será passear o nosso cão a nova dating app?
03 Nov 2025
Relacionados
