Notícias  

Véronique Nichanian sai da Hermès após 37 anos

16 Oct 2025
By Laure Guilbault

Fotografia: Pascal Le Segretain/Getty Images

A diretora artística da linha masculina irá apresentar o seu último desfile para a maison em janeiro.

É o fim de uma era na Hermès. A maison anunciou a saída da diretora artística da linha masculina, Véronique Nichanian, após 37 anos. A designer irá apresentar a sua última coleção durante a Semana da Moda masculina de Paris, em janeiro. O seu sucessor deverá ser nomeado nos próximos dias.

Nichanian começou a sua carreira na Cerruti antes de ser contratada pelo diretor executivo da Hermès, Jean-Louis Dumas, em 1988, para liderar a linha masculina. Ficou conhecida pelos seus designs criativos e versáteis, com foco na paleta de cores e materiais de alta qualidade. A sua coleção primavera/verão 2026 contou com “roupas respiráveis, leves, suaves que primam pela seda e padrões”, disse Nichanian após o desfile. A designer introduziu também um padrão com macacos nas carteiras: “Apenas por diversão. Não tem mal nenhum”.

Nichanian torna-se a mais recente designer a deixar um cargo criativo numa grande casa de Moda após a reformulação da temporada de SS26, que contou com a estreia de 15 designers em novos cargos. Mas a sua saída é particularmente notável: a designer teve o mandato mais longo de uma diretora criativa em funções na Moda.

Sobre a sua decisão de sair da maison, Nichanian disse ao Le Figaro numa entrevista exclusiva: “Ainda adoro este trabalho. No entanto, acredito que, para o exercer da forma que gosto, agora é necessário cada vez mais tempo — e hoje quero dedicar esse tempo a outras coisas... A Hermès, acima de tudo, demonstrou grande elegância ao permitir-me escolher o momento certo para sair. Penso nisto há um ou dois anos e falei sobre o assunto com Axel e Pierre-Alexis Dumas. Está na hora de passar o testemunho”.

O desempenho financeiro da Hermès continuou a desafiar a atual desaceleração do setor de luxo. A empresa registou um crescimento de 8% no primeiro semestre de 2025, com o ready-to-wear e os acessórios a crescerem 5,5% no mesmo período.

Traduzido do original, disponível aqui

Laure Guilbault By Laure Guilbault

Relacionados


Guestlist  

ABZORB 2010: uma perspetiva contemporânea sobre o legado New Balance

21 Oct 2025

Compras  

The dog days are not over: 16 peças para oferecer aos nossos companheiros caninos

21 Oct 2025

Notícias  

Hermès nomeia Grace Wales Bonner como diretora criativa da linha masculina

21 Oct 2025

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 21 a 27 de outubro

21 Oct 2025