Notícias  

Véronique Nichanian sai da Hermès após 37 anos

16 Oct 2025
By Laure Guilbault

Fotografia: Pascal Le Segretain/Getty Images

A diretora artística da linha masculina irá apresentar o seu último desfile para a maison em janeiro.

É o fim de uma era na Hermès. A maison anunciou a saída da diretora artística da linha masculina, Véronique Nichanian, após 37 anos. A designer irá apresentar a sua última coleção durante a Semana da Moda masculina de Paris, em janeiro. O seu sucessor deverá ser nomeado nos próximos dias.

Nichanian começou a sua carreira na Cerruti antes de ser contratada pelo diretor executivo da Hermès, Jean-Louis Dumas, em 1988, para liderar a linha masculina. Ficou conhecida pelos seus designs criativos e versáteis, com foco na paleta de cores e materiais de alta qualidade. A sua coleção primavera/verão 2026 contou com “roupas respiráveis, leves, suaves que primam pela seda e padrões”, disse Nichanian após o desfile. A designer introduziu também um padrão com macacos nas carteiras: “Apenas por diversão. Não tem mal nenhum”.

Nichanian torna-se a mais recente designer a deixar um cargo criativo numa grande casa de Moda após a reformulação da temporada de SS26, que contou com a estreia de 15 designers em novos cargos. Mas a sua saída é particularmente notável: a designer teve o mandato mais longo de uma diretora criativa em funções na Moda.

Sobre a sua decisão de sair da maison, Nichanian disse ao Le Figaro numa entrevista exclusiva: “Ainda adoro este trabalho. No entanto, acredito que, para o exercer da forma que gosto, agora é necessário cada vez mais tempo — e hoje quero dedicar esse tempo a outras coisas... A Hermès, acima de tudo, demonstrou grande elegância ao permitir-me escolher o momento certo para sair. Penso nisto há um ou dois anos e falei sobre o assunto com Axel e Pierre-Alexis Dumas. Está na hora de passar o testemunho”.

O desempenho financeiro da Hermès continuou a desafiar a atual desaceleração do setor de luxo. A empresa registou um crescimento de 8% no primeiro semestre de 2025, com o ready-to-wear e os acessórios a crescerem 5,5% no mesmo período.

Traduzido do original, disponível aqui

Laure Guilbault By Laure Guilbault

Relacionados


Atualidade   Notícias  

Todos os nomeados para os Óscares de 2026

22 Jan 2026

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Carteiras slouchy

22 Jan 2026

Moda  

Uma vida bem vivida — Hamish Bowles relembra Valentino

22 Jan 2026

Notícias   Lifestyle  

8 livros de ficção para ter em conta em 2026

21 Jan 2026