Artigo Anterior

Chanel: Gabrielle Conquistadora

Próximo Artigo

Rita Pereira e 'My Destiny': "é um produto único no mundo das fragrâncias"

Guestlist 26. 10. 2017

Wild Wild West: o Mundo do Jogo no feminino

by José Machado

 

O mundo do jogo é um imenso oceano de homens e encontrar um mulher nesse oceano não é nada fácil. E se atualmente ainda é assim, nos tempos do velho Oeste era uma verdadeira raridade - os exemplos não são muitos, mas são bons.

Uma mulher vingar nessa época (qualquer que fosse a área) já era algo muito difícil; consegui-lo nesse mundo é algo de verdadeiramente extraordinário. Por isso uma coisa é certa: estas mulheres, independentemente de como algumas acabaram, eram verdadeiras Mulheres (com M grande), e pessoas muito fortes.

Um enorme exemplo de força, persistência, resistência e sobrevivência.

Eleanor Dumont

Eleanor nasceu em 1834, em França. Ainda nova, mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou como card dealer em várias casas de jogo espalhadas um pouco por toda a costa oeste americana. Nesses anos, tornou-se uma expert em Blackjack. Por volta de 1850, em plena época da corrida ao ouro na Califórnia, muda-se para Nevada City onde abriu um salão ao qual deu o nome de Vingt-Et-Un (21 em português, numa homenagem ao jogo que amava). Este salão de jogo rapidamente ganhou sucesso, sendo o local de jogo de eleição dos mineiros da altura. Lá dentro, Madame Moustache (alcunha que ganhou quando começou a deixar crescer o bigode) servia copos de champanhe grátis aos seus clientes. Curiosamente, não permitia a entrada de mulheres no salão, era a única mulher lá dentro, mas todos os homens tinham de se comportar como se mulheres estivessem presentes na sala ou eram expulsos do estabelecimento.

Devido ao enorme sucesso do seu salão, abriu mais tarde um outro que tinha outros jogos de casino além do blackjack. Com o fim da corrida ao ouro, Eleanor desiste do mundo do jogo e vende os seus dois salões. Compra um rancho onde passa a viver e onde conhece e se apaixona por Jack McKnight. Infelizmente, Jack era um vigarista que viria mais tarde a roubar-lhe todo o dinheiro e posses que ela tinha. Eleanor estava determinada a fazer justiça. Dedicou todo o seu tempo a tentar encontrar Jack e acabou mesmo por matá-lo com um tiro no coração. Ela nunca foi acusada pelo crime. Sem nada, viu-se obrigada a voltar a trabalhar. Primeiro, ganhou a vida nas mesas de jogo como jogadora, depois viu-se obrigada a ganhar a vida como prostituta, e mais tarde foi dona de um bordel. Andou um pouco por toda a costa oeste americana a tentar ganhar a vida. A 8 de Setembro de 1879, em Bodie - Califórnia (hoje uma cidade fantasma), Eleanor viria a morrer. A causa de morte foi atribuída a uma overdose de morfina e aparente suicídio.

Lottie Deno

Mais conhecida como Lottie Deno, nasceu Carlotta J. Thompkins no Kentucky - Estados Unidos em 1844, e foi uma das maiores jogadores de sempre. Nasceu numa família rica, o seu pai era um jogador voraz de póquer que viajava pelo país à procura das melhores mesas de jogo. O pai sempre levou Lottie consigo nessas viagens, e foi-lhe ensinando o jogo e os seus segredos para ganhar. Quando o seu pai morreu na guerra civil americana, a mãe mandou-a para Detroit acompanhada da sua ama (e escrava), Mary Poindexter. Lá, Lottie viria a conhecer Johnny Golden (o seu primeiro marido).

Quando os dois gastaram todo o dinheiro que a mãe de Lottie lhe dera, Johnny convenceu Lottie a entrar no mundo do jogo e dar uso a tudo o que tinha aprendido com o pai. Ela acabou por se tornar numa jogadora itinerante e que usava a sua ama/escrava como guarda-costas nas mesas de jogo. Mary Poindexter tinha 2 metros e 10 de altura e era muito robusta, era conhecida por intimidar qualquer homem. Em 1865, chegou a San Antonio, Texas, onde começou a trabalhar num salão de jogos. Aí, acabou por se apaixonar pelo homem que acabaria por mais tarde se tornar o seu segundo marido, Frank Thurmond. A família de Frank era dona do salão de jogos onde Lottie trabalhava e onde continuou até Frank ser acusado de homicídio e ter sido obrigado a fugir de San Antonio.

Os dois andaram durante anos pelo Texas a jogar. Foi durante esses anos que Lottie começou a ganhar fama por ser uma jogadora voraz e muito corajosa com ganhos enormes nas mesas de póquer. Chegou mesmo a bater, nas mesas de jogo, Doc Holliday, um dos maiores jogadores de póquer da época e uma lenda do velho oeste até aos dias de hoje. Foi igualmente nessa época que ganhou a alcunha pela qual viria a ser conhecida até aos dias de hoje. Uma noite, no meio de um jogo de póquer, ela foi acusada de estar a fazer batota, e alguém disse que ela se devia se chamar "Lotta Dinero" - a partir dessa noite ela ficou conhecida como Lottie Deno.

Lottie e Frank chegariam em 1877 a Kingston, Novo Mexico, onde abriram um salão de jogos e mais tarde um restaurante. Em 1880, os dois acabariam por se mudar novamente para Deming, também no Novo Mexico. Seria aqui que os dois decidiriamm assentar, casar e desistir da vida do jogo. Tanto Lottie como Frank tornaram-se cidadãos exemplares e muito respeitados da cidade. Ele foi vice-presidente do Deming National Bank, e ela foi uma das fundadoras da Igreja Episcopal local, do qual foi membro durante 50 anos. Lottie viveu uma vida muito confortável com a riqueza que ganhou durante o seu tempo de jogadora. Morreu a 9 de Fevereiro de 1934 aos 89 anos de idade, algo muito raro para época. Lottie foi a inspiração para a personagem "Miss Kitty Russell" da série de televisão americana, Gunsmoke.

Poker Alice

Alice Ivers Duffield Tubbs Huckert nasceu em Inglaterra, em 1851. A família de Alice mudou-se paraa Virgínia, nos Estados Unidos, quando ela tinha 12 anos de idade. Foi lá que conheceu o seu primeiro marido (Frank Duffield), com o qual casou ainda menor de idade. Frank era um mineiro que tinha o gosto de jogar póquer e acabou por ensinar o jogo a Alice e contagiá-la com essa atracão pelo jogo. Infelizmente, o seu marido acabou por morrer num acidente de trabalho envolvendo dinamite, deixando Alice numa situação muito complicada. Sem meio de subsistência, viu-se obrigada a procurar trabalho. Foram vários os que teve, mas todos eles de curta duração.

Encostada contra a parede, Alice decidiu tentar a sua sorte nas mesas de póquer. Primeiro como jogadora e depois também como dealer. Quando Alice começou a jogar e a ganhar muito dinheiro com isso, começou a andar sempre armada com uma pistola de calibre .38, com medo que lhe roubassem os ganhos. Foi em 1890, enquanto trabalhava como dealer na Dakota do Sul, que Alice conheceu o seu segundo marido. Um mineiro alcoolizado que estava a jogar na mesa ao lado da sua, pegou numa faca e tentou atacar o dealer dessa mesa de seu nome Warren G. Tubbs. Alice rapidamente pegou na sua pistola e conseguiu evitar o pior. A partir desse dia, Alice e Warren começaram uma relação que daria em casamento e juntos tiveram 7 filhos.

Nenhum queria que os filhos fossem influenciados pelo mundo do póquer e mudaram-se para um rancho. Warren começou a trabalhar como pintor de casas, mas devido aos químicos que as tintas da altura tinham, ficou doente com tuberculose e viria a morrer mais tarde de pneumonia. Alice conduziu uma carruagem por mais de 80 km (durante um nevão) com o cadáver do seu marido para lhe poder dar um enterro digno. Para conseguir pagar o enterro, Alice teve de penhorar o seu anel de noivado. Novamente sem dinheiro e meio de sobreviver, viu-se obrigada a voltar às mesas de jogo. Como tinha de viajar bastante para jogar, contrata um fazendeiro de seu nome George Huckert para tomar conta do rancho e dos animais. George tinham uma atração por Alice e estava constantemente a pedi-la em casamento, mas ela dizia sempre que não. Eventualmente e depois de dezenas de pedidos, ela aceitou casar com ele - devia-lhe cerca de 1000$ em ordenados em atraso e chegou à conclusão que compensava mais casar com ele que lhe pagar a dívida.

Alice era uma extraordinária jogadora (tinha noites em que ganhava 6000$), era igualmente excelente a contar cartas, o que lhe dava uma grande vantagem nas mesas. Ela usava também o seu charme para distrair os homens nas mesas de póquer e gastava grande parte dos seus ganhos em roupa. Alice adorava tomar conta de si e mais que tudo adorava moda. A seguir a grandes noites de jogo, viajava para Nova Iorque onde gastava imenso dinheiro a comprar as roupas mais recentes e das melhoras lojas da altura.

Em 1910 ela abre o seu próprio salão de jogo, Poker’s Palace. O salão tinha dois andares: o de baixo era dedicado às mesas de jogo e venda de bebidas alcoólicas e o andar de cima era exclusivo para o serviço de prostituição. Alice era religiosa e por isso o salão fechava sempre os domingos. Mas num domingo, em 1913, um grupo de soldados alcoolizados decidiu invadir o salão de Alice e "violar" a regra que ela tinha criado das prostitutas não trabalharem ao domingo. Alice, que não era para brincadeiras, sacou da pistola e disparou para tentar afastar os soldados do local, um dos soldados morreu e outro ficou ferido. Alice foi detida junto com outras seis das suas prostitutas. Na prisão, Alice lia a bíblia para passar o tempo e foi o local onde ganhou o gosto de fumar charutos. Não passou muito tempo presa, pois em tribunal alegou auto-defesa e acabou por ser libertada.

Depois de sair em liberdade, a sua vida não foi fácil: primeiro o seu salão foi fechado e de seguida o seu terceiro marido sofre a sorte dos 2 anteriores e morre. A partir daqui, nos anos que se seguem, Alice acaba por levar uma vida menos honesta, sendo detida várias vezes por jogo ilegal, tráfego de bebidas alcoólicas e pelo crime recorrente de gerir um bordel. Mas Alice nunca acaba na prisão, dado conseguir sempre pagar as suas multas e graças a um perdão dado pelo governador da Dakota do Sul, William J. Bulow.

A 27 de Fevereiro de 1930, depois de uma operação à vesícula que lhe deu várias complicações de saúde, Alice acabaria por morrer. Durante a sua vida, ganhou mais de 250 mil dólares nas mesas de póquer (algo que seria 3 milhões de dólares nos dias de hoje), o que lhe valeu a alcunha de Poker Alice. A vida de Alice foi levada para a televisão e cinema inúmeras vezes e nomes como Barbara Stuart ou Elizabeth Taylor, chegaram a representar a personagem.

Há uma frase que Alice dizia inúmeras vezes quando abria o seu salão que é digna de nota: "Louvem o Senhor, e façam as vossas apostas... Que eu fico com o vosso dinheiro sem qualquer arrependimento."

Kitty Leroy

Kitty Leroy nasceu no estado americano do Michigan, em 1850, e desde muito cedo foi uma lutadora. Com apenas 10 anos, começou a dançar e aos 14 já dançava nos salões da altura. Nos salões onde trabalhava, os homens que lá jogavam andavam todos armados e Kitty começou a ganhar interesse tanto pelas armas como pelo jogo. Aos 15, já se dizia que tinha uma das melhores pontarias do velho oeste e que adorava atirar em maçãs sobre as cabeças das pessoas. Foi nessa época que encontrou o seu primeiro marido - diz a lenda que ele era o único homem em toda a cidade que tinha a coragem de a deixar atirar em maçãs sobre a sua cabeça. Mas Kitty era uma jovem adolescente promiscua e irreverente e, pouco tempo depois, deixou o marido para trás e foi procurar melhor vida para o Texas.

Aos 20, já era a dançarina que mais gente atraia aos salões de Dallas. Foi aí que encontrou e casou com o seu segundo marido. Deixou a dança para trás e começou a ganhar a vida apenas nas mesas de jogo. Por esta altura, começa a ficar conhecida por ir armada até aos dentes e vestida como um homem (e por vezes como cigana) para as mesas de jogo. Kitty e o seu marido decidem deixar o Texas e ir tentar a sua sorte na Califórnia. Nesse caminho, acaba por deixar o seu segundo marido e se casar pela terceira vez. Mas este terceiro casamento, diz-se, foi um dos mais curtos de sempre do velho-oeste. Kitty envolveu-se numa discussão com um homem, e quando ele recusou-se a lutar com ela por ser uma mulher, Kitty vestiu a sua roupa de homem que usava nas mesas de jogo e desafiou o homem novamente. Ela acabaria por disparar sobre ele, que cai ferido no chão. Kitty fica a sentir-se culpada por ver o homem ensanguentado no chão e chama um padre - os dois acabariam por se casar ali. O homem viria a morrer dos ferimentos 2 dias mais tarde.

Em 1876, começa a corrida ao ouro na Dakota do Sul e Kitty muda-se para a cidade de Deadwood, tendo chegado no mesmo comboio que trazia nomes como Wild Bill Hickok e Calamity Jane (2 lendas enormes do velho oeste). Já em Deadwood Kitty, por um curto período de tempo, começa a ganhar a vida como prostituta. Quando consegue juntar algum dinheiro para poder voltar às mesas de jogo, deixa essa vida para trás. Apenas alguns meses depois, consegue com os seus ganhos abrir o seu próprio salão de jogo, Mint Gambling Saloon. É no seu salão que conhece o seu quarto marido, um prospetor alemão. Mas quando a riqueza do homem acaba, as discussões entre os dois começam. Uma noite, Kitty pega numa garrafa, bate com ela na cabeça do seu marido e mete-o porta fora, acabando assim com o seu quarto casamento. Kitty acaba por enriquecer com o jogo e decide expandir o negócio: começa então a operar alguns bordeis na cidade.

Em Junho de 1877, Kitty casa com o seu quinto marido, Samuel R. Curley, um prospetor e jogador. Infelizmente para Kitty, este viria a ser o seu ultimo marido. Samuel era muito ciumento e os 2 tinham uma relação muito complicada. Kitty tinha vários amantes e no dia 7 de Dezembro de 1877, Samuel dispara fatalmente sobre ela no Mint Gambling Saloon. A seguir vira a arma para si e suicida-se. Os habitantes locais deixaram os corpos de ambos um dia em exibição dentro do salão de Kitty e enterrariam os dois juntos no dia a seguir. No jornal local, a notícia dava conta que Kitty "teve 5 maridos, 7 revólveres, 12 facas e andava sempre armada até aos dentes". Algures na sua curta vida, Kitty teve uma filha, todo o dinheiro que ela ganhou com o jogo e os salões foram deixados à mesma.

Kitty apareceu representada na série televisiva Deadwood do canal HBO.

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK