Artigo Anterior

O que é feito das cartas de amor?

Próximo Artigo

Friluftsliv é o novo Hygge

Tendências 21. 1. 2021

Veganuary: as receitas de Stella McCartney, Natalie Portman e Ellen DeGeneres

by Mathilde Misciagna

 

Veganuary é um desafio anual lançado por uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido que promove e educa sobre o veganismo, incentivando as pessoas a seguir um estilo de vida vegano durante o mês de janeiro (e quem sabe o resto do ano). Desde o início do evento em 2014, a participação duplicou a cada ano. Quatrocentas mil pessoas inscreveram-se na campanha de 2020 o que representou aproximadamente o equivalente em dióxido de carbono a quatrocentos e cinquenta mil voos e a vida de mais de um milhão de animais.

Alguns afirmam que uma dieta plant-based aumenta a sua energia. Outros dizem que limpa a pele. Independentemente disso, existem inúmeras celebridades - de Ariana Grande a Beyoncé - que afirmam que a mudança na dieta mudou drasticamente as suas vidas. E se estiver disposta a fazer umas mudanças no seu regime alimentar, porque não começar agora? Dê uma olhadela nas três receitas favoritas de Natalie Portman, Ellen DeGeneres e Stella McCartney.

Natalie Portman

Natalie Portman e as suas asas de frango sem frango favoritas @natalieportman

Natalie Portman partilhou exatamente o que come com a Harper's Bazaar: "Eu sou vegana, por isso geralmente tenho uma dieta muito limpa; como aveia ou torrada com abacate ao pequeno almoço. E tomo injeções de vitamina B12 uma vez por mês porque é a única coisa que não se consegue obter com uma dieta vegana." Portman partilha várias receitas no seu Instagram através das hashtags #whatnatcooks e #whatnateats e nos stories Nat’s Table. Uma das receitas que mais sucesso fez foi a lasanha de matza da autoria da mãe da atriz. "O que é matza?" estará a questionar-se. Pois bem, é uma espécie de bolacha não-fermentada feita de farinha de trigo e água. Voilá! 

O passo a passo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
2. Refogue meia cebola picada e um dente de alho picado em azeite e sal; (Usei óleo de abacate).
3. Quando a cebola estiver translúcida, adicione vegetais picados; (Eu adicionei um pouco de brócolos, courgette e cenoura, mas pode usar o que tiver à mão) - cozinhe até que os vegetais estejam macios, mas ainda um pouco crocantes.
4. Numa outra frigideira aqueça o molho de tomate já pronto ou faça um rápido com alho salteado, azeite e tomate pelado em lata e sal.
5. Rale o queijo vegan.
6. Mergulhe a matza em água até ficar um pouco macia (cerca de 30 segundos a 1 minuto).
7. Numa travessa quadrada, espalhe o molho de tomate, o matza amolecido, os vegetais salteados, o queijo vegan e, em seguida, coloque novamente em camadas, até a camada superior ser de matza e adicione mais queijo por cima.
8. Leve ao forno durante 15-20 minutos, até o queijo derreter. 

Ellen DeGeneres

@theellenshow

Numa entrevista ao site Parade, a atriz e esposa de Ellen, Portia de Rossi, revelou que o prato vegano favorito de Ellen é feijão encarnado e arroz, “Costumamos ir para a nossa quinta, acendemos uma fogueira na cabana e cozinhamos juntas. O prato favorito de Ellen é feijão encarnado com arroz, por isso fazemo-lo com frequência.” Este prato é uma criação do chef privado de Ellen - Roberto Martin – e está contemplada no seu livro Vegan Cooking for Carnivores: Over 125 Recipes So Tasty You Won’t Miss the Meat. Serve seis pessoas.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz basmati
2 latas de feijão encarnado
4 xícaras de caldo de vegetais
2 salsichas veganas de qualidade
2 linguiças vegana de qualidade
1 colher de sopa de óleo de alta temperatura, como óleo de semente de uva ou óleo de cártamo
1 cebola branca grande cortada em fatias médias
6 pedaços de aipo
4 dentes de alho picados
1 colher de chá de pimenta em pó
1 colher de chá de tomilho seco
1 pimentão vermelho picado
Sal q.b.
Pimenta preta moída q.b.
½ xícara de cebolinho

Para o arroz basmati:

1. Lave bem o arroz. Numa panela com uma tampa bem ajustada, ferva o arroz com 3 xícaras de água em fogo brando. Cubra o arroz e cozinhe até que a água seja absorvida (cerca de 20 minutos).
2. Retire a panela do fogo e mantenha o arroz coberto até que seja necessário.

Para o feijão encarnado:

1. No liquidificador, bata ¾ do feijão lavado com o caldo de legumes até ficar uma mistura homogénea. Adicione os restantes feijões ao puré, mas não misture.
2. Corte as salsichas em quartos no sentido do comprimento e depois corte-as transversalmente em pedaços e reserve.
3. Aqueça uma caçarola em fogo alto. Adicione o óleo e espere até que comece a brilhar. Adicione a cebola e o aipo e mexa com uma colher de pau até ficar translúcido (cerca de 10 minutos).
4. Adicione o alho e cozinhe mais dois minutos. Adicione a linguiça picada, a pimenta em pó, o tomilho, o puré de feijão e os pimentões vermelhos e ferva. Deixe o feijão ferver durante 10 a 15 minutos. Mexa com frequência.
5. Tempere o feijão com sal e pimenta-do-reino moída. Sirva com o arroz basmati e decore com o cebolinho. 

Stella McCartney

Stella McCartney e um vegan slider @stellamccartney

Lançada por Paul, Mary e Stella McCartney em 2009, a Meat Free Monday é uma campanha sem fins lucrativos que visa aumentar a consciencialização sobre o impacto ambiental prejudicial da pecuária e da pesca industrial. A campanha incentiva as pessoas a ajudarem a desacelerar as alterações climáticas, conservar recursos naturais preciosos e melhorar a sua saúde através do consumo de pelo menos uma refeição plant-based por semana. Vegetariana desde que se lembra, McCartney não usa pele ou pêlo nas suas criações de Moda e a sua dieta não podia senão seguir os mesmos princípios éticos. Partilhou no site da campanha a sua receita de Cuscuz de trigo integral acompanhado por batata doce e pistácios e nós transpusemo-la para aqui. O cuscuz de nozes, nutritivo e integral complementa lindamente a batata-doce neste prato de inspiração norte-africana. Serve quatro pessoas. 

Ingredientes:

Para o cuscuz
3 batatas-doces pequenas
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
150 g de cuscuz de trigo integral
500 ml de caldo de vegetais leves
1 colher de chá de za’tar (especiaria africana)
50 g de pistácios sem casca, sem sal, picados

Para servir

1 limão
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
2 colheres de sopa de coentros picados na hora
2 colheres de sopa de salsa picada na hora
1 colher de sopa de hortelã picada
Sal e pimenta-do-reino moída q.b.

Receita:

1. Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
2. Passe as batatas-doces por água fria e corte cada uma em 6 fatias. Coloque numa assadeira, regue com 2 colheres de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino moída e leve ao forno durante cerca de 20–25 minutos ou até que a batata-doce esteja macia e a caramelizar nas bordas. Adicione as sementes de abóbora à panela durante os últimos 5 minutos.
3. Enquanto a batata-doce cozinha prepare o cuscuz. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande, adicione o cuscuz e cozinhe delicadamente por 2–3 minutos até começar a dourar. Adicione metade do caldo à panela e continue a cozinhar durante cerca de 15 minutos, mexendo sempre até que o cuscuz esteja macio e tenha absorvido o líquido. Adicione o restante caldo à panela quando necessário. Adicione as passas, o za’tar e os pistácios picados à panela, tempere com sal e pimenta-do-reino moída e deixe arrefecer um pouco.
4. Misture o sumo da metade do limão com o azeite virgem extra e regue a batata-doce quente ao sair do forno. Misture delicadamente as ervas recém-picadas e as rodelas de batata-doce assadas no cuscuz e sirva com rodelas de limão extra. 

Se cozinhar não é a sua praia, a Vogue preparou um roteiro com uma série de restaurantes que provam que a ideia de que esta alimentação é aborrecida e limitada não poderia estar mais longe da verdade. 

Artigos Relacionados

Tendências 4. 1. 2021

9 resoluções de beleza e bem-estar para 2021

Está na hora de cuidar de si e do planeta. Desde apoiar negócios Black-owned até investir em batons recarregáveis, veja como melhorar o seu bem-estar em 2021.

Ler mais

Inspiring Women 22. 4. 2020

Cinco mulheres que lutam por um futuro melhor

Conheça cinco mulheres que lutam por um futuro ambiental mais sorridente.

Ler mais

Compras 12. 2. 2020

Go green, or go home: 20 marcas de Beleza totalmente Vegan para comprar agora

Selecionámos 20 marcas de Beleza vegan que vão entrar diretamente na beauty shelf lá de casa.

Ler mais