Artigo Anterior

White Ribbon for Women: vozes da Moda dizem "Basta" à violência contra as mulheres

Próximo Artigo

Mundo Cão

Notícias 22. 11. 2017

Vamos deixar de ver fumadores nos filmes franceses?

by Mónica Silva

 

A figura icónica do fumador no cinema francês, em breve, poderá ser apenas uma memória. E é o próprio governo de França que propõe o fim da produção de filmes com imagens de fumadores.

Alessandro Nivola e Audrey Tautou num stile do filme Coco avant Chanel (2009) © IMDb

Audrey Tautou, Brigitte Bardot, Jeanne Moreau, Jean-Paul Belmondo são alguns dos (muitos) nomes que, nos seus filmes, transformaram o cigarro num objeto de culto no cinema francês. E, no futuro, isso poderá ser uma realidade distante.

Durante uma discussão no parlamento sobre o aumento dos preços dos maços de tabaco, a senadora socialista de França, Nadine Grelet-Certenais, acusou os produtores de cinema de incentivarem o público a fumar: “70% dos novos filmes franceses têm pelo menos uma cena de alguém a fumar. Isto, de certa forma, torna o seu uso banal, e ainda o promove, a crianças e adolescentes”, assim argumentou no debate.

O seu discurso acabou por chamar a atenção da ministra da saúde, Agnès Buzyb, que prometeu agir em conformidade. “Não percebo a importância de fumar no cinema francês”, afirmou. Mas, apesar de ainda não ter sido feita nenhuma alteração, já começam a surgir críticas a esta possível medida.

La Tribune de L’Art, um website especializado em história da arte, fez uma publicação no Twitter em relação a este assunto: “Eu espero que consumir drogas, exceder o limite de velocidade, passar a passadeira fora das marcas e, claro, matar alguém seja banido dos filmes… estão loucos?”. E, na mesma rede social, a radio Le Cinéma Est Mort ironizou “Para além disso, os personagens dos filmes franceses vão passar a comer 5 frutas e vegetais por dia”.

A ser uma proposta aceite, não sabemos se realmente terá alguma eficácia e se o cinema francês continuará a ter a mesma pinta sem os seus fumadores despreocupados. Mas nunca é tarde para se juntar à zona de não fumadores.

Artigos Relacionados

Tendências 31. 10. 2017

Zona de não fumadores

Todos os dias são bons dias para deixar de fumar. Que tal hoje?

Ler mais