Moda   Coleções  

Valentino: Alta-Costura outono/inverno 2020

22 Jul 2020
By Rui Matos

Pura poesia. É isto que pensamos depois de termos visto a performance que Pierpaolo Piccioli preparou, no Cinecittà, para apresentar a coleção de Alta-Costura da Valentino.

Pura poesia. É isto que pensamos depois de termos visto a performance que Pierpaolo Piccioli preparou, no Cinecittà, para apresentar a coleção de Alta-Costura da Valentino.

Valentino: Alta-Costura outono/inverno 2020 © Valentino
Valentino: Alta-Costura outono/inverno 2020 © Valentino

“Não queria sentir limitações. A Alta-Costura é feita de emoções, sonhos. Foi muito emocional para todos estarmos aqui juntos e vencer este desafio. Um momento que nunca esquecerei,” contou Pierpaolo Piccioli, numa conferência de imprensa, via Zoom. A Alta-Costura é, por natureza, um grande desafio e idealizar uma coleção que vive exclusivamente do trabalho manual no meio de uma pandemia que virou o mundo ao contrário é uma prova de fogo. Piccioli superou-a.

Of Grace and Light é o resultado de um trabalho de equipa que envolveu o diretor criativo da Valentino, o olhar disruptivo e criativo de Nicki Knight e os vocais de FKA Twigs. A Maison trocou Paris, onde apresenta as suas coleções de Haute Couture, por Roma, onde há seis décadas nasceu o atelier Valentino Garavani, e apresentou uma coleção de 16 looks. Vestidos megalómanos que nos fizeram sonhar com um futuro promissor. As modelos surgiram suspensas nor ar por cordas invisíveis, em cima de pedestais ou em trapézios.

Os vestidos, ora brancos ora prateados, eram compostos por muitos folhos, franjas e plumas. A cor branca não foi escolhida ao acaso, nas notas de desfiles enviadas às redações, é possível ler: “Branco como uma folha de papel à espera de ser preenchida com linhas e ideias. Branco como o labirinto, um símbolo da obra e dedicação, o primeiro passo no processo de construção.”

Mas antes de revelar estas silhuetas, Nick Knight preparou umas projeções soberbas que ofereceram tridimensionalidade, ruído e distorção. No conjunto, tratou-se de uma performance cénica que vai ao encontro do ethos que Pierpaolo tem trabalhado na Valentino. In loco, estavam pouco mais de 30 pessoas, todas locais e a maior parte eram jornalistas italianos. Piccioli encerrou a Semana de Moda de Alta-Costura, que pela primeira vez na história aconteceu via digital, com chave de ouro. Se o futuro for digital, que seja com mais destas apresentações. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Notícias  

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino

28 Mar 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Bordeaux

28 Mar 2024

Casamentos  

There’s no God in Bridezilla

28 Mar 2024

Lifestyle  

Mais vale tarde

27 Mar 2024