Atualidade   Guestlist  

Em Milão, a United Colors of Benetton honra o seu legado

28 Feb 2023
By Vogue Portugal em colaboração com a United Colors of Benetton

Para o seu segundo desfile na marca, Andrea Incontri democratiza o conceito de Moda.

Para o seu segundo desfile na marca, Andrea Incontri democratiza o conceito de Moda.

© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton

Na capital italiana, a Semana de Moda é uma oportunidade para viajar no tempo. É pelo menos esta a filosofia de Andrea Incontri, o designer ao elmo da United Colors of Benetton. Para a coleção de outono/inverno 2023, Incontri decidiu explorar o legado industrial da marca. Uma história que parte da produção em série, e adota-a como ferramenta de estudo e de resposta às preocupações que a marca tem explorado ao longo das últimas décadas. O resultado final foi um impactante cenário, completamente espelhado, refletindo cada look inúmeras vezes.

 Esta “viagem no tempo” começou com um tom incomum para a marca, que é um sinónimo de cor. Como que imitando o cenário completamente prateado, foi o cinzento que iniciou o desfile. Quatro looks monocromáticos, opulentos e elegantes, ainda que desprovidos de cor. Casacos de pele são adornados com detalhes em pelo. Incontri faz-nos esperar pela cor, introduzindo-a gradualmente, como se estivesse a contar uma história lentamente.

© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton

Assim que chega, é totalizante, enchendo-nos a visão. É dada especial importância às cores pastéis, símbolos da leveza associada à marca. Mesmo numa coleção introspetiva, a United Colors of Benetton faz questão de nos lembrar do ethos da marca: a Moda é suposto ser divertida.

A coleção continua a ser United Colors of Benetton na sua essência, mas, ao mesmo tempo, Incontri moderniza os códigos da marca italiana. Elementos naturais e orgânicos transformam-se em formas gráficas. Estes padrões (estranhamente semelhantes a emojis) apelam a uma audiência mais jovem.

© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton

A cor é uma das mais importantes imagens de marca da United Colors of Benetton. Mas, sobre a alçada de Incontri, existe um ajuste de prioridades. A saturação das cores é equilibrada com a versatilidade de certas peças. O designer italiano foca-se na polivalência das peças que produz enquanto diretor criativo. 

Numa coleção centrada no tema do infinito, a United Colors of Benetton expressa o desejo de atravessar barreiras geracionais. Democratizando a roupa que produz, Incontri sumariza a coleção em quatro palavras: “Moda é para todos.” 

© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton

A Vogue Portugal marcou presença em Milão e, tal como nós, outras celebridades portuguesas, como a atriz Ana Guiomar, juntaram-se aos nomes rotineiros da primeira fila do desfile da Benetton: Chiara Ferragni, Anna dello Russo ou Olivia Palermo.

Vogue Portugal em colaboração com a United Colors of Benetton By Vogue Portugal em colaboração com a United Colors of Benetton

Relacionados


Moda  

As 7 celebridades mais bem vestidas no Festival de Cannes de 2024

28 May 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 28 de maio a 3 de junho

28 May 2024

Opinião  

Ocupação: full-time mom

27 May 2024

Notícias  

Arte e Moda encontram-se na boutique Dior em Lisboa com uma exposição assinada por Joana Vasconcelos

27 May 2024